Imagem corporal, autoconceito e rendimento escolar nos pré-adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Paula Cristina Maniés
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1033
Resumo: Pretendeu-se com este estudo avaliar da relação entre imagem corporal, autoconceito e o rendimento escolar apresentado, nos pré-adolescentes. A investigação foi realizada com alunos do Concelho de Oliveira do Bairro mais concretamente com 254 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e 16 anos, do 2º e 3º ciclo do ensino básico da Escola EB 2/3 Dr. Fernando Peixinho. Utilizámos como instrumentos de avaliação: Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2) – adaptação portuguesa (Veiga, 2006); Escala de Auto-Conceito Físico (Ribeiro & Ribeiro, 2003; Questionário de Percepção da Imagem Corporal (Henriques, 2008); Questionário Socio-Escolar (Henriques, 2008); Percentil do Índice de Massa Corporal; Critério de Rendimento Escolar. Deste trabalho de investigação salientam-se os seguintes resultados: existe uma relação directa entre o autoconceito e autoconceito físico; os níveis de autoconceito vão diminuindo com a idade; quanto mais alto for o autoconceito, maior parece ser a satisfação com a aparência física, nas suas várias dimensões; existem diferenças entre género ao nível do autoconceito, autoconceito físico, satisfação com a aparência física e satisfação com todas as partes do corpo, sendo o sexo masculino o que apresenta médias superiores nestas dimensões; o sexo feminino apresenta melhor rendimento escolar que o sexo masculino; quanto maior é o rendimento escolar, maior é a satisfação que o aluno sente; a satisfação com o peso e altura correlaciona-se de forma positiva com o auto-conceito físico; a percepção do rendimento académico aparece correlacionada com a satisfação com a aparência física e com a satisfação com todo o corpo; quanto maior for o percentil de índice de massa corporal, menor é a satisfação com a própria aparência. São referidas algumas implicações resultantes deste estudo nomeadamente ao nível de uma maior compreensão dos alunos ao longo da adolescência, de um reconhecimento da necessidade de existir uma educação mais adaptada especificamente na transição da pré-adolescência, assim como promover uma maior sensibilização dos docentes e escolas para esta fase do desenvolvimento. ABSTRACT: This study had as its purpose to determine whether there exists a connection between body image, self-concept and school results in pre-adolescents. The investigation considered 254 students from the Municipality of Oliveira do Bairro aged 10 to 16 years old, who are 6th to 9th grade students of the school Escola EB 2/3 Dr. Fernando Peixinho. These were the evaluation instruments used: Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2) – Portuguese adaptation (Veiga, 2006); Scale of the Physical Self-Concept (Ribeiro & Ribeiro, 2003); Body Image Perception Questionnaire (Henriques, 2008); Socio-Academic Questionnaire (Henriques, 2008); Body Mass Index Percentile; School Results Criteria. The following conclusions are highlighted from this investigation: there is a straight connection between the self-concept and the physical self-concept; the self-concept levels diminish with age; the higher the self-concept, the higher the satisfaction with physical appearance, in its various dimensions, seems to be; there are differences between the genders when it comes to the level of self-concept, physical self-concept, satisfaction with physical appearance and satisfaction with all parts of the body, the male gender being the one to present higher average values in these dimensions; the female gender reveals better school reports than the male gender; the higher the school reports the higher the student’s satisfaction; the satisfaction concerning weight and height relates in a positive way with the physical self-concept; the perception of school reports is interconnected with the satisfaction with physical appearance and the satisfaction with the entire body; the higher the Body Mass Percentile the lower the satisfaction with one’s own appearance. Some of the implications which result from this study are mentioned, namely when it comes to a higher understanding of students throughout adolescence, a recognition of the need for a more adequate education to exist specifically in the transition of pre-adolescence, as well as a promotion of a higher awareness raising before educators and schools in this stage of development.
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Deste trabalho de investigação salientam-se os seguintes resultados: existe uma relação directa entre o autoconceito e autoconceito físico; os níveis de autoconceito vão diminuindo com a idade; quanto mais alto for o autoconceito, maior parece ser a satisfação com a aparência física, nas suas várias dimensões; existem diferenças entre género ao nível do autoconceito, autoconceito físico, satisfação com a aparência física e satisfação com todas as partes do corpo, sendo o sexo masculino o que apresenta médias superiores nestas dimensões; o sexo feminino apresenta melhor rendimento escolar que o sexo masculino; quanto maior é o rendimento escolar, maior é a satisfação que o aluno sente; a satisfação com o peso e altura correlaciona-se de forma positiva com o auto-conceito físico; a percepção do rendimento académico aparece correlacionada com a satisfação com a aparência física e com a satisfação com todo o corpo; quanto maior for o percentil de índice de massa corporal, menor é a satisfação com a própria aparência. São referidas algumas implicações resultantes deste estudo nomeadamente ao nível de uma maior compreensão dos alunos ao longo da adolescência, de um reconhecimento da necessidade de existir uma educação mais adaptada especificamente na transição da pré-adolescência, assim como promover uma maior sensibilização dos docentes e escolas para esta fase do desenvolvimento. ABSTRACT: This study had as its purpose to determine whether there exists a connection between body image, self-concept and school results in pre-adolescents. The investigation considered 254 students from the Municipality of Oliveira do Bairro aged 10 to 16 years old, who are 6th to 9th grade students of the school Escola EB 2/3 Dr. Fernando Peixinho. These were the evaluation instruments used: Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2) – Portuguese adaptation (Veiga, 2006); Scale of the Physical Self-Concept (Ribeiro & Ribeiro, 2003); Body Image Perception Questionnaire (Henriques, 2008); Socio-Academic Questionnaire (Henriques, 2008); Body Mass Index Percentile; School Results Criteria. The following conclusions are highlighted from this investigation: there is a straight connection between the self-concept and the physical self-concept; the self-concept levels diminish with age; the higher the self-concept, the higher the satisfaction with physical appearance, in its various dimensions, seems to be; there are differences between the genders when it comes to the level of self-concept, physical self-concept, satisfaction with physical appearance and satisfaction with all parts of the body, the male gender being the one to present higher average values in these dimensions; the female gender reveals better school reports than the male gender; the higher the school reports the higher the student’s satisfaction; the satisfaction concerning weight and height relates in a positive way with the physical self-concept; the perception of school reports is interconnected with the satisfaction with physical appearance and the satisfaction with the entire body; the higher the Body Mass Percentile the lower the satisfaction with one’s own appearance. Some of the implications which result from this study are mentioned, namely when it comes to a higher understanding of students throughout adolescence, a recognition of the need for a more adequate education to exist specifically in the transition of pre-adolescence, as well as a promotion of a higher awareness raising before educators and schools in this stage of development.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:30:51Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1033porHenriques, Paula Cristina Maniésinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:21Zoai:ria.ua.pt:10773/1033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:48.956823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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