Em busca da ilha desconhecida: o professor coordenador pedagógico e a formação continuada no contexto da rede estadual paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150810
Resumo: Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” no âmbito do programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e tecnologias – Unesp – Presidente Prudente, teve como problema de investigação as atribuições legais do Professor Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental do ciclo I; como a Secretaria Estadual de Educação realiza e disponibiliza programas e estratégias para a formação continuada do professor coordenador pedagógico, bem como as possibilidades de desenvolvimento por parte do PCP para a formação continuada de professores no Estado de São Paulo. O objetivo central foi analisar o papel/atribuições do Professor Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores do Ensino Fundamental I da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. A análise documental foi a estratégia escolhida para nossa investigação, através de um mapeamento da produção científica usando como referência o banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses (BT) da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES) no período compreendido entre 2009 e 2015. Foram analisados ao longo do texto os documentos propostos pelo Estado, que compreendem o período entre a década de 1970 e a década atual (2016), um emaranhado de Leis, Resoluções e Decretos com o propósito de direcionar o trabalho do PCP dentro da escola, fortemente embasados em diretrizes gerencialistas, pouco claras, gerando assim distorções na função do PCP. Esse estudo nos proporcionou um olhar crítico para as ações do Estado em relação à formação continuada, desvelando divergências, embora tenhamos observado alguns avanços significativos no que diz respeito à função do PCP e à formação continuada em serviço. Esta exaustiva análise documental nos revelou que nas últimas décadas tem aumentado a preocupação de diversos estudiosos com questões relativas à formação continuada e a atuação do professor coordenador pedagógico no interior da escola. Além disso, destacamos a necessidade urgente de que os gestores de políticas de organização das rotinas escolares e de formação continuada dirijam seus olhares com mais atenção a esses temas.
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O objetivo central foi analisar o papel/atribuições do Professor Coordenador Pedagógico na formação continuada dos professores do Ensino Fundamental I da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. A análise documental foi a estratégia escolhida para nossa investigação, através de um mapeamento da produção científica usando como referência o banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o Banco de Teses (BT) da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES) no período compreendido entre 2009 e 2015. Foram analisados ao longo do texto os documentos propostos pelo Estado, que compreendem o período entre a década de 1970 e a década atual (2016), um emaranhado de Leis, Resoluções e Decretos com o propósito de direcionar o trabalho do PCP dentro da escola, fortemente embasados em diretrizes gerencialistas, pouco claras, gerando assim distorções na função do PCP. Esse estudo nos proporcionou um olhar crítico para as ações do Estado em relação à formação continuada, desvelando divergências, embora tenhamos observado alguns avanços significativos no que diz respeito à função do PCP e à formação continuada em serviço. Esta exaustiva análise documental nos revelou que nas últimas décadas tem aumentado a preocupação de diversos estudiosos com questões relativas à formação continuada e a atuação do professor coordenador pedagógico no interior da escola. Além disso, destacamos a necessidade urgente de que os gestores de políticas de organização das rotinas escolares e de formação continuada dirijam seus olhares com mais atenção a esses temas.This dissertation linked to theres earch line "Training Professionals of Education, Educational Policies and Public School" at thes cope of the Post Graduation in Education of the Faculty of Sciences and Technologies - Unesp - Presidente Prudente, it had as investigation problem the legal attributions of the Pedagogical Coordinating of Elementary School of cycle I; How the State Department of Education achieves and freesup programs and strategies for the continuing education of the pedagogical coordinating teacher, as well as the possibilities of development by the PCP for the continuing education of teachers in São Paulo State. The main objective was toanalized the role / assignments of the Pedagogical Coordinator in the continuing education of the teachers of Elementary School I of Public Educationat São Paulo State. The documentary analysis was the strategy chosen for our investigation, atroux mapping of the scientific production using as reference the arrayof the Digital Library Theses and Dissertations (ADTD), the Bank of Thesis (BT) the Improvement Cordination of Personal (CAPES) in due course between 2009 and 2015. The documents proposed by the State, which comprise the period between the 1970s and the current decade (2016), a tangle of Laws, Resolutions and Decrees to direct the work of the PCP in side of the school, strongly based on managerial guidelines, unclear, creating distortions in the PCP's function that have been azalized during the text. This study has providedus a criticalview at theactions of theState in relation to continuing education, uncovering divergences, although we have seen some significantad vances regarding the role of PCP and in-service training. This exhaustive document aryanalysis has un masked that in recent decades has been growing the concern among several studie saboutissues related to continuing education and the performance of the pedagogical coordinators choolindoors. Furthermore, weem phasize the urgent necessity that the managers of policies coordination at school routines and the continuing education focus their attention more closely on the sethemes.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pignataro, Flávia Viana de Lima [UNESP]2017-06-02T13:28:17Z2017-06-02T13:28:17Z2016-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15081000088698433004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-26T06:10:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150810Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:10:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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