Cartografia tátil: elaboração de material didático para portadores de deficiência visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ16.htm http://hdl.handle.net/11449/148335 |
Resumo: | Introdução: Em agosto de 2000 através de discussão com a diretora e professores da EMIEE –“José Benedito Carneiro” Deficientes Visuais - Araras – SP, constatou-se a dificuldade encontrada, por esta escola, para ter acesso a material didático tátil de Geografia e Cartografia que atendesse as necessidades dos alunos portadores de deficiência visual. Objetivos: desenvolver e divulgar material didático que facilitasse a utilização da linguagem tátil no tratamento e comunicação da informação geográfica. Métodos: pesquisou-se materiais de baixo custo (sucata) e de diferentes texturas que pudessem ser utilizados na confecção dos conjuntos, sem agredir a sensibilidade tátil e/ou proporcionar sensações desagradáveis, aos alunos deficientes visuais, ao manipularem os conjuntos. Depois, foram realizadas aulas práticas para avaliar a qualidade dos conjuntos gerados. Resultados: o material didático tátil gerado é composto por Cartas Táteis: Planisfério Físico, Mapa do Brasil, Mapa da América do Sul, Mapa da Divisão Política Portuguesa no Brasil, Mapas das salas de aulas da escola especial e Maquetes: do relevo do município de Araras, orientação pelo Sol, da cidade de Araras, destacando alguns pontos importantes em torno da escola especial e das salas de aulas freqüentadas pelos alunos deficientes visuais. Os conjuntos desenvolvidos são coloridos e possuem informações em escrita convencional e Braille, podendo assim, serem utilizados em aulas práticas realizadas com alunos deficientes visuais, com visão subnormal e com visão normal. Estas características estimularam os alunos portadores de deficiência visual a explorarem os conjuntos gerados, o que contribuiu, significativamente, para a ampliação dos conhecimentos, destes alunos, sobre seu espaço cotidiano, bem como, para uma melhor integração com seus colegas de classe com visão normal. Os resultados obtidos, os objetivos, a metodologia de construção e aplicação dos conjuntos, foram divulgados através de um Curso de Extensão para 30 (trinta) professores do Ensino Fundamental e Médio. Este curso auxiliou na atualização de professores da Rede Pública que trabalham ou possam vir a trabalhar com deficientes visuais, destacando a importância da Cartografia Tátil e contribuindo com a nova resolução que regulamentou em agosto de 2001 a Lei de Diretrizes para Educação Especial, na qual salienta-se que, a partir do ano de 2002, todas as escolas do País deveriam estar adaptadas a receber cerca de 6 (seis) milhões de alunos com necessidades especiais. |
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