Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89710 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe o fomento do design no departamento de arte editorial capacitando profissionais a equacionar e aplicar, com objetividade, os valores simbólicos da comunicação visual na configuração do jornal impresso. O conhecimento da tecnologia e da representação gráfica envolvidos no processo de produção da notícia na página permite ao designer a manipulaçao consciente e direta de elementos, entre textos e imagens, para garantir o sucesso da informação transmitida com a harmonia entre verbal e visual no produto impresso. Com o surgimento da imprensa e do jornal, a sociedade evoluiu para o acúmulo do conhecimento e se tornou possível o retrato do dia-a-dia das cidades em forma de notícia. Hoje o jornal representa um complexo editorial, que através de gerações se fortaleceu como um grande agente cultural, capaz de levar a informação aos leitores, dividida em assuntos específicos e cadernos temáticos, de maneira veloz e hamoniosa com o design da página. As constantes transformações e adaptações sofridas pelos periódicos diários, nos parques gráficos e no sentido morfológico do produto impresso, mostram o verdadeiro esforço das corporações jornalísticas para que o jornal continue a existir e continuar, ainda por muitos anos, ser o maior veículo a expressar o quotidiano social, político, econômico e cultural com maior credibilidade e aceito pelo usuário da informação. O objetivo desta reflexão é fomentar o design enquanto área de conhecimento e sua importância para o desenvolvimento e configuração do produto editorial. A investigação histórica da revolução gráfica e das influências estéticas que marcaram o design de página e a imprensa brasileira é importante para o entendimento da evolução do jornal no processo de comunicação contemporâneo. A observação e a...... |
id |
UNSP_acccf32df5d64d5e990b8bf26c1cfafa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/89710 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal DiárioArtes gráficasIndústria gráficaDesenho (Projetos)Design - JornalGraphic artsNewspaper and graphic industryEsta pesquisa propõe o fomento do design no departamento de arte editorial capacitando profissionais a equacionar e aplicar, com objetividade, os valores simbólicos da comunicação visual na configuração do jornal impresso. O conhecimento da tecnologia e da representação gráfica envolvidos no processo de produção da notícia na página permite ao designer a manipulaçao consciente e direta de elementos, entre textos e imagens, para garantir o sucesso da informação transmitida com a harmonia entre verbal e visual no produto impresso. Com o surgimento da imprensa e do jornal, a sociedade evoluiu para o acúmulo do conhecimento e se tornou possível o retrato do dia-a-dia das cidades em forma de notícia. Hoje o jornal representa um complexo editorial, que através de gerações se fortaleceu como um grande agente cultural, capaz de levar a informação aos leitores, dividida em assuntos específicos e cadernos temáticos, de maneira veloz e hamoniosa com o design da página. As constantes transformações e adaptações sofridas pelos periódicos diários, nos parques gráficos e no sentido morfológico do produto impresso, mostram o verdadeiro esforço das corporações jornalísticas para que o jornal continue a existir e continuar, ainda por muitos anos, ser o maior veículo a expressar o quotidiano social, político, econômico e cultural com maior credibilidade e aceito pelo usuário da informação. O objetivo desta reflexão é fomentar o design enquanto área de conhecimento e sua importância para o desenvolvimento e configuração do produto editorial. A investigação histórica da revolução gráfica e das influências estéticas que marcaram o design de página e a imprensa brasileira é importante para o entendimento da evolução do jornal no processo de comunicação contemporâneo. A observação e a......This piece of work proposes the fomentation of the design in the editorial arts department, making professionals more capable to apply and equate, objectively, the symbolic values of the visual communication on the configuration of the daily paper. The knowledge of the technology and of the graphical representation involved in the production process of the news on the page allows to the designer the aware and direct manipulation of elements, between texts and images, to guarantee the success of the aired information with harmony between the oral and visual printed product. With the appearance of the printing press, the society evolved into the accumulation of knowledge and the description of the everyday-life became possible. Nowadays, the newspaper represents a complex editorial which, through generations, has become stronger, as a great cultural agent, able to take information to the readers, divided into specific and theme subjects, in a very fast and harmonious way with the page design. The constant changes and adaptations suffered by the daily newspaper, in the graphical industry and in the morphological sense of the printed product,, show the true effort of the news corporations for the papers to continue to exist and continue to be the biggest way of communication to express the social, political, economical and cultural quotidian with more reliability and be accept by the user of the information. The objective of this reflection is to foment the design while knowledge area and its importance to the development and configuration of the editorial product. A historical investigation of the graphical revolution and of the esthetic influences which determined the page design and Brazilian press in the 20th century is important for the understanding of the newspaper evolution in the contemporaneous communication process. The observation... (Complete abstract, click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mota, Marcelo José da [UNESP]2014-06-11T19:24:09Z2014-06-11T19:24:09Z2009-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f. : il.application/pdfMOTA, Marcelo José da. Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário. 2009. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.http://hdl.handle.net/11449/89710000589786mota_mj_me_bauru.pdf33004056082P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:39:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89710Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:25.043073Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário |
title |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário |
spellingShingle |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário Mota, Marcelo José da [UNESP] Artes gráficas Indústria gráfica Desenho (Projetos) Design - Jornal Graphic arts Newspaper and graphic industry |
title_short |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário |
title_full |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário |
title_fullStr |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário |
title_full_unstemmed |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário |
title_sort |
Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário |
author |
Mota, Marcelo José da [UNESP] |
author_facet |
Mota, Marcelo José da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Marcelo José da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes gráficas Indústria gráfica Desenho (Projetos) Design - Jornal Graphic arts Newspaper and graphic industry |
topic |
Artes gráficas Indústria gráfica Desenho (Projetos) Design - Jornal Graphic arts Newspaper and graphic industry |
description |
Esta pesquisa propõe o fomento do design no departamento de arte editorial capacitando profissionais a equacionar e aplicar, com objetividade, os valores simbólicos da comunicação visual na configuração do jornal impresso. O conhecimento da tecnologia e da representação gráfica envolvidos no processo de produção da notícia na página permite ao designer a manipulaçao consciente e direta de elementos, entre textos e imagens, para garantir o sucesso da informação transmitida com a harmonia entre verbal e visual no produto impresso. Com o surgimento da imprensa e do jornal, a sociedade evoluiu para o acúmulo do conhecimento e se tornou possível o retrato do dia-a-dia das cidades em forma de notícia. Hoje o jornal representa um complexo editorial, que através de gerações se fortaleceu como um grande agente cultural, capaz de levar a informação aos leitores, dividida em assuntos específicos e cadernos temáticos, de maneira veloz e hamoniosa com o design da página. As constantes transformações e adaptações sofridas pelos periódicos diários, nos parques gráficos e no sentido morfológico do produto impresso, mostram o verdadeiro esforço das corporações jornalísticas para que o jornal continue a existir e continuar, ainda por muitos anos, ser o maior veículo a expressar o quotidiano social, político, econômico e cultural com maior credibilidade e aceito pelo usuário da informação. O objetivo desta reflexão é fomentar o design enquanto área de conhecimento e sua importância para o desenvolvimento e configuração do produto editorial. A investigação histórica da revolução gráfica e das influências estéticas que marcaram o design de página e a imprensa brasileira é importante para o entendimento da evolução do jornal no processo de comunicação contemporâneo. A observação e a...... |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-28 2014-06-11T19:24:09Z 2014-06-11T19:24:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOTA, Marcelo José da. Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário. 2009. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009. http://hdl.handle.net/11449/89710 000589786 mota_mj_me_bauru.pdf 33004056082P0 |
identifier_str_mv |
MOTA, Marcelo José da. Design da notícia: o desenvolvimento da indústria gráfica e a comunicação visual no Jornal Diário. 2009. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009. 000589786 mota_mj_me_bauru.pdf 33004056082P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/89710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128265788850176 |