A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takamitsu, Helen Tatiana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192913
Resumo: Com as novas formas de interação e de consumo surgidas com o advento da internet e das redes sociais digitais tem sido importante identificar os atores mais influentes e centrais da rede, dentre estes, os de maior destaque são os influenciadores digitais. Esse profissional fortaleceu a aplicação do marketing de influência, que está atrelado à estratégia de marketing das marcas e à gestão delas nas redes sociais digitais. As marcas de luxo, descobriram o impacto de longo alcance e o potencial de viralização da informação que a aproximação com influenciadores pode promover para seus produtos e assim começaram a investir em ações de marketing e campanhas direcionadas exclusivamente para o Instagram, o grande desafio é mensurar a eficácia e a popularidade das postagens. Tendo em vista o cenário apresentado, busca-se estudar empiricamente se as propriedades estruturais da rede das marcas de luxo e a interação de atores com alto índice de centralidade impactam a popularidade dos posts das marcas de luxo brasileiras no Instagram. Para atingir o objetivo de pesquisa foram analisados os perfis oficiais do Instagram de vinte e seis marcas nacionais desse segmento, com dados coletados por web scraping. Os influenciadores da rede foram identificados com o uso da análise de redes e os dados foram analisados por meio da regressão linear múltipla. A teoria de influência social e a teoria de redes serviram de base para o estudo. Como resultado foi identificado que a presença do influenciador com o maior índice de centralidade, o número de seguidores da rede e o número de postagens contribui para a popularidade dos posts. Isso comprova a importância nesse tipo de segmento e na amostra selecionada do tamanho da rede da marca, da presença do influenciador na interação das postagens e de uma rotina de postagens para assim contribuir para a popularidade das postagens e disseminação da mensagem da marca. Com isso o presente estudo apresenta diretrizes para gestores e acadêmicos sobre a relevância em se identificar os nós estratégicos da rede da marca para a atuação das marcas no meio digital, através de uma gestão eficaz com o uso do marketing de influência e do monitoramento das redes sociais.
id UNSP_acf406822e6249e5b4ba2a47742f938b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192913
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiroThe importance of the interaction of digital influencers in the publication of luxury brands on digital social networks: an analysis of the brazilian marketGestão de marcasAnálise de redesInfluência socialMarcas de luxo brasileirasBrand managementNetwork analysisSocial influenceBrazilian luxury brandsCom as novas formas de interação e de consumo surgidas com o advento da internet e das redes sociais digitais tem sido importante identificar os atores mais influentes e centrais da rede, dentre estes, os de maior destaque são os influenciadores digitais. Esse profissional fortaleceu a aplicação do marketing de influência, que está atrelado à estratégia de marketing das marcas e à gestão delas nas redes sociais digitais. As marcas de luxo, descobriram o impacto de longo alcance e o potencial de viralização da informação que a aproximação com influenciadores pode promover para seus produtos e assim começaram a investir em ações de marketing e campanhas direcionadas exclusivamente para o Instagram, o grande desafio é mensurar a eficácia e a popularidade das postagens. Tendo em vista o cenário apresentado, busca-se estudar empiricamente se as propriedades estruturais da rede das marcas de luxo e a interação de atores com alto índice de centralidade impactam a popularidade dos posts das marcas de luxo brasileiras no Instagram. Para atingir o objetivo de pesquisa foram analisados os perfis oficiais do Instagram de vinte e seis marcas nacionais desse segmento, com dados coletados por web scraping. Os influenciadores da rede foram identificados com o uso da análise de redes e os dados foram analisados por meio da regressão linear múltipla. A teoria de influência social e a teoria de redes serviram de base para o estudo. Como resultado foi identificado que a presença do influenciador com o maior índice de centralidade, o número de seguidores da rede e o número de postagens contribui para a popularidade dos posts. Isso comprova a importância nesse tipo de segmento e na amostra selecionada do tamanho da rede da marca, da presença do influenciador na interação das postagens e de uma rotina de postagens para assim contribuir para a popularidade das postagens e disseminação da mensagem da marca. Com isso o presente estudo apresenta diretrizes para gestores e acadêmicos sobre a relevância em se identificar os nós estratégicos da rede da marca para a atuação das marcas no meio digital, através de uma gestão eficaz com o uso do marketing de influência e do monitoramento das redes sociais.With the new forms of interaction and consumption that emerged with the advent of the internet and digital social networks, it has been important to identify the most influential and central actors in the network, among which the most prominent are the digital influencers. This professional strengthened the application of influence marketing, which is linked to the brands' marketing strategy and their management in digital social networks. Luxury brands have discovered the far-reaching impact and potential for viralization of information that the approach to influencers can promote for their products and thus began to invest in marketing actions and campaigns aimed exclusively at Instagram, the big challenge is how to measure the effectiveness and popularity of posts. Given the scenario presented, we seek to empirically study whether the structural properties of the luxury brand network and the interaction of actors with a high centrality index impact the popularity of Brazilian luxury brand posts on Instagram. To reach the research objective, the official Instagram profiles of twenty-six Brazilian luxury brands were analyzed, with data collected through web scraping. Network influencers were identified using network analysis and the data were analyzed using multiple linear regression. The theory of social influence and the theory of networks served as the basis for the study. As a result, it was identified that the presence of the influencer with the highest centrality index, the number of followers on the network and the number of posts contributes to the popularity of the posts. This proves the importance in this type of segment and in the selected sample of the size of the brand network, the presence of the influencer in the interaction of the posts and a post routine in order to contribute to the popularity of the posts and dissemination of the brand message. With this, the present study presents guidelines for managers and academics on the relevance in identifying the strategic nodes of the brand network for the performance of brands in the digital environment, through an effective management with the use of influence marketing and network monitoring.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbo Junior, José Alcides [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Takamitsu, Helen Tatiana2020-07-07T13:43:59Z2020-07-07T13:43:59Z2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19291300093188733004056086P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-13T06:05:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192913Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:46:28.351660Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro
The importance of the interaction of digital influencers in the publication of luxury brands on digital social networks: an analysis of the brazilian market
title A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro
spellingShingle A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro
Takamitsu, Helen Tatiana
Gestão de marcas
Análise de redes
Influência social
Marcas de luxo brasileiras
Brand management
Network analysis
Social influence
Brazilian luxury brands
title_short A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro
title_full A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro
title_fullStr A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro
title_full_unstemmed A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro
title_sort A importância da interação dos influenciadores digitais na postagem de marcas de luxo em redes sociais digitais: uma análise do mercado brasileiro
author Takamitsu, Helen Tatiana
author_facet Takamitsu, Helen Tatiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gobbo Junior, José Alcides [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Takamitsu, Helen Tatiana
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de marcas
Análise de redes
Influência social
Marcas de luxo brasileiras
Brand management
Network analysis
Social influence
Brazilian luxury brands
topic Gestão de marcas
Análise de redes
Influência social
Marcas de luxo brasileiras
Brand management
Network analysis
Social influence
Brazilian luxury brands
description Com as novas formas de interação e de consumo surgidas com o advento da internet e das redes sociais digitais tem sido importante identificar os atores mais influentes e centrais da rede, dentre estes, os de maior destaque são os influenciadores digitais. Esse profissional fortaleceu a aplicação do marketing de influência, que está atrelado à estratégia de marketing das marcas e à gestão delas nas redes sociais digitais. As marcas de luxo, descobriram o impacto de longo alcance e o potencial de viralização da informação que a aproximação com influenciadores pode promover para seus produtos e assim começaram a investir em ações de marketing e campanhas direcionadas exclusivamente para o Instagram, o grande desafio é mensurar a eficácia e a popularidade das postagens. Tendo em vista o cenário apresentado, busca-se estudar empiricamente se as propriedades estruturais da rede das marcas de luxo e a interação de atores com alto índice de centralidade impactam a popularidade dos posts das marcas de luxo brasileiras no Instagram. Para atingir o objetivo de pesquisa foram analisados os perfis oficiais do Instagram de vinte e seis marcas nacionais desse segmento, com dados coletados por web scraping. Os influenciadores da rede foram identificados com o uso da análise de redes e os dados foram analisados por meio da regressão linear múltipla. A teoria de influência social e a teoria de redes serviram de base para o estudo. Como resultado foi identificado que a presença do influenciador com o maior índice de centralidade, o número de seguidores da rede e o número de postagens contribui para a popularidade dos posts. Isso comprova a importância nesse tipo de segmento e na amostra selecionada do tamanho da rede da marca, da presença do influenciador na interação das postagens e de uma rotina de postagens para assim contribuir para a popularidade das postagens e disseminação da mensagem da marca. Com isso o presente estudo apresenta diretrizes para gestores e acadêmicos sobre a relevância em se identificar os nós estratégicos da rede da marca para a atuação das marcas no meio digital, através de uma gestão eficaz com o uso do marketing de influência e do monitoramento das redes sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07T13:43:59Z
2020-07-07T13:43:59Z
2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192913
000931887
33004056086P6
url http://hdl.handle.net/11449/192913
identifier_str_mv 000931887
33004056086P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128414565007360