A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Angelita Salomão Muzeti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180560
Resumo: A construção de sistemas educacionais inclusivos prevê a reestruturação das escolas e das práticas pedagógicas. Para apoiar a inclusão educacional dos estudantes com deficiência fora implementado o Atendimento Educacional Especializado, proferido desde a Constituição Federativa do Brasil de 1988, proposto e implantado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, objetivando a diminuição das possíveis barreiras educacionais e de acessibilidade enfrentadas pelos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, tanto na sociedade quanto no desenvolvimento de sua aprendizagem, articulando os saberes da Educação Especial com os saberes do ensino comum. Apesar dos avanços legais que resultaram na expansão das matrículas desses estudantes na rede regular de ensino, há ainda desafios no que diz respeito à formação dos professores e ao acesso qualificado do ensino. A presente pesquisa, configurada como descritiva e qualitativa, concerne em um estudo de caso realizado na rede municipal de educação de uma cidade no interior de Minas Gerais e teve como objetivo analisar a contribuição da formação dos professores especialistas das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para a efetivação de uma prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva. Foram realizadas a pesquisa bibliográfica, análise documental, além de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora da educação inclusiva e com as professoras das salas de recursos multifuncionais, a fim de investigar a periodicidade da oferta, o aprofundamento e a consonância teoria – prática dos cursos de formação continuada oferecidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa apontam a escassez do oferecimento de cursos de formação continuada pelos Governos Federal e Estadual, e apesar da ausência de estruturação das políticas de formação destinadas aos professores do atendimento educacional especializado, há registros da fomentação desses cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Também apontam que a maioria desses cursos foram oferecidos por empresas formadoras, compondo cargas horárias mínimas, dificultando o aprofundamento de metodologias para a aplicabilidade dos atendimentos nas salas de recursos multifuncionais.
id UNSP_ad244eed966c72dbf64487f0f44c7114
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180560
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas GeraisThe Inclusive Education and the training of teachers of specialized educational attendance: Analysis in the Municipal Education System in the interior of the state of Minas GeraisPolíticas PúblicasEducação EspecialInclusão EducacionalFormação de ProfessoresAtendimento Educacional EspecializadoPublic PoliciesSpecial EducationEducational InclusionTeacher trainingSpecialized Educational ServiceA construção de sistemas educacionais inclusivos prevê a reestruturação das escolas e das práticas pedagógicas. Para apoiar a inclusão educacional dos estudantes com deficiência fora implementado o Atendimento Educacional Especializado, proferido desde a Constituição Federativa do Brasil de 1988, proposto e implantado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, objetivando a diminuição das possíveis barreiras educacionais e de acessibilidade enfrentadas pelos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, tanto na sociedade quanto no desenvolvimento de sua aprendizagem, articulando os saberes da Educação Especial com os saberes do ensino comum. Apesar dos avanços legais que resultaram na expansão das matrículas desses estudantes na rede regular de ensino, há ainda desafios no que diz respeito à formação dos professores e ao acesso qualificado do ensino. A presente pesquisa, configurada como descritiva e qualitativa, concerne em um estudo de caso realizado na rede municipal de educação de uma cidade no interior de Minas Gerais e teve como objetivo analisar a contribuição da formação dos professores especialistas das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para a efetivação de uma prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva. Foram realizadas a pesquisa bibliográfica, análise documental, além de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora da educação inclusiva e com as professoras das salas de recursos multifuncionais, a fim de investigar a periodicidade da oferta, o aprofundamento e a consonância teoria – prática dos cursos de formação continuada oferecidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa apontam a escassez do oferecimento de cursos de formação continuada pelos Governos Federal e Estadual, e apesar da ausência de estruturação das políticas de formação destinadas aos professores do atendimento educacional especializado, há registros da fomentação desses cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Também apontam que a maioria desses cursos foram oferecidos por empresas formadoras, compondo cargas horárias mínimas, dificultando o aprofundamento de metodologias para a aplicabilidade dos atendimentos nas salas de recursos multifuncionais.The construction of inclusive educational systems provides for the restructuring of schools and pedagogical practices. To support the educational inclusion of disabled students, the specialized educational service was implemented, delivered since the federative Constitution of Brazil of 1988, proposed and executed by the National Policy of Special Education in Perspective of Inclusive Education of 2008, aiming to reduce possible educational and accessibility barriers faced by students with disabilities, global developmental disorders as well as those gifted ones, both in social relations and in the development of their learning, articulating the knowledge of special education with the knowledge of regular education. Despite the legal advances that have resulted in the expansion of enrolments of these students in the regular school system, there are still challenges regarding teacher training and qualified access to education. The present research, configured as descriptive and qualitative, concerns a case study carried out in the Municipal Education System of a city in the interior of the state of Minas Gerais and aimed to analyze the contribution of the training of expert teachers working in multifunctional resource rooms for the realization of pedagogical practice in the perspective of inclusive education. The bibliographic research, documentary analysis, and semi- structured interviews with the Coordinator of Inclusive Education and with the teachers of the multifunctional resource rooms were undertaken in order to investigate the periodicity of the offer, the deepening and the consonance practical theory of continuing training courses offered by the Ministry of Education and the Municipal Secretariat of Education. The results of the research indicate the scarcity of the offering of courses of continuing education by the Federal and State governments, and, despite the lack of structuring of training policies aimed at teachers of Specialized Educational Service, there are records of the fomentation of these courses offered by the Municipal Secretariat of Education. They also highlight that most of these courses were offered by training companies, composing minimum hourly loads, making it difficult to deepen methodologies for the applicability of the services in multifunctional resource rooms.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Lucimary Bernabé Pedrosa de [UNESP]Gimenes, Priscila Alvarenga Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borges, Angelita Salomão Muzeti2019-01-25T14:57:03Z2019-01-25T14:57:03Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18056000091202233004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180560Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:44.603570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais
The Inclusive Education and the training of teachers of specialized educational attendance: Analysis in the Municipal Education System in the interior of the state of Minas Gerais
title A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais
spellingShingle A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais
Borges, Angelita Salomão Muzeti
Políticas Públicas
Educação Especial
Inclusão Educacional
Formação de Professores
Atendimento Educacional Especializado
Public Policies
Special Education
Educational Inclusion
Teacher training
Specialized Educational Service
title_short A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais
title_full A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais
title_fullStr A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais
title_full_unstemmed A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais
title_sort A Educação Inclusiva e a Formação dos Professores do Atendimento Educacional Especializado: análise em uma rede municipal no interior de Minas Gerais
author Borges, Angelita Salomão Muzeti
author_facet Borges, Angelita Salomão Muzeti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Lucimary Bernabé Pedrosa de [UNESP]
Gimenes, Priscila Alvarenga Cardoso [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Angelita Salomão Muzeti
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas
Educação Especial
Inclusão Educacional
Formação de Professores
Atendimento Educacional Especializado
Public Policies
Special Education
Educational Inclusion
Teacher training
Specialized Educational Service
topic Políticas Públicas
Educação Especial
Inclusão Educacional
Formação de Professores
Atendimento Educacional Especializado
Public Policies
Special Education
Educational Inclusion
Teacher training
Specialized Educational Service
description A construção de sistemas educacionais inclusivos prevê a reestruturação das escolas e das práticas pedagógicas. Para apoiar a inclusão educacional dos estudantes com deficiência fora implementado o Atendimento Educacional Especializado, proferido desde a Constituição Federativa do Brasil de 1988, proposto e implantado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008, objetivando a diminuição das possíveis barreiras educacionais e de acessibilidade enfrentadas pelos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, tanto na sociedade quanto no desenvolvimento de sua aprendizagem, articulando os saberes da Educação Especial com os saberes do ensino comum. Apesar dos avanços legais que resultaram na expansão das matrículas desses estudantes na rede regular de ensino, há ainda desafios no que diz respeito à formação dos professores e ao acesso qualificado do ensino. A presente pesquisa, configurada como descritiva e qualitativa, concerne em um estudo de caso realizado na rede municipal de educação de uma cidade no interior de Minas Gerais e teve como objetivo analisar a contribuição da formação dos professores especialistas das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para a efetivação de uma prática pedagógica na perspectiva da educação inclusiva. Foram realizadas a pesquisa bibliográfica, análise documental, além de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora da educação inclusiva e com as professoras das salas de recursos multifuncionais, a fim de investigar a periodicidade da oferta, o aprofundamento e a consonância teoria – prática dos cursos de formação continuada oferecidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Municipal de Educação. Os resultados da pesquisa apontam a escassez do oferecimento de cursos de formação continuada pelos Governos Federal e Estadual, e apesar da ausência de estruturação das políticas de formação destinadas aos professores do atendimento educacional especializado, há registros da fomentação desses cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Também apontam que a maioria desses cursos foram oferecidos por empresas formadoras, compondo cargas horárias mínimas, dificultando o aprofundamento de metodologias para a aplicabilidade dos atendimentos nas salas de recursos multifuncionais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2019-01-25T14:57:03Z
2019-01-25T14:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180560
000912022
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/180560
identifier_str_mv 000912022
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128380829171712