Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200015 http://hdl.handle.net/11449/26479 |
Resumo: | Com as transformações pelas quais passa o conhecimento científico na atualidade, a narrativa transformou-se em tema de relevância, quando se pesquisam questões relativas à construção de significado na experiência humana. Investigada como técnica de ensino junto a alunos de 6ª série de Botucatu, São Paulo, os quais foram confrontados com o ambiente urbano de Salvaterra, Ilha de Marajó, revelou que a força das oposições binárias, previstas teoricamente, estimula a reelaboração de conceitos prévios, revisão e resignificação de valores e de condicionamentos sociais. A narrativa como técnica de ensino propicia aprendizagem efetiva, com o espectador organizando a sequência de imagens apresentada e fazendo emergir significado de acordo com as suas experiências e estrutura cognitiva. |
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Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamentalPictures in narrative: cultural counterpoint and interdisciplinarity in Secondary EducationEnsino de CiênciasNarrativaImagens em narrativaTécnicas de ensinoInterdisciplinaridadeScience educationNarrativePictures in narrativeTeaching techniquesInterdisciplinarityCom as transformações pelas quais passa o conhecimento científico na atualidade, a narrativa transformou-se em tema de relevância, quando se pesquisam questões relativas à construção de significado na experiência humana. Investigada como técnica de ensino junto a alunos de 6ª série de Botucatu, São Paulo, os quais foram confrontados com o ambiente urbano de Salvaterra, Ilha de Marajó, revelou que a força das oposições binárias, previstas teoricamente, estimula a reelaboração de conceitos prévios, revisão e resignificação de valores e de condicionamentos sociais. A narrativa como técnica de ensino propicia aprendizagem efetiva, com o espectador organizando a sequência de imagens apresentada e fazendo emergir significado de acordo com as suas experiências e estrutura cognitiva.The current scientific knowledge shift has transformed the narrative into a relevant theme when we search the significance of the human experience. Investigated as a teaching technique among sixth year students from Botucatu City, in São Paulo State, that were confronted by the urban environment of the Salvaterra Village, on Marajó Island, in Brazil, it revealed the strength of the binary oppositions, that are previewed in the conceptual sketch, stimulated the re-elaboration of the previous concepts, and re-signification of both, values and social conditioning. The narrative, used as a teaching technique, supplies an effective learning, so that the spectator sets the sequence of picture, making to emerge meaning according to his experience and cognitive structure.Universidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoEscola Estadual Professor Euclides de Carvalho CamposUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Estadual Professor Euclides de Carvalho CamposPaleari, Lucia Maria [UNESP]Biz, Antonio Carlos2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article491-506application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200015Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 2, p. 491-506, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2647910.1590/S1516-73132010000200015S1516-73132010000200015S1516-73132010000200015.pdf4985745982310357SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-16T06:25:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26479Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:07:04.466929Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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