Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paleari,Lucia Maria
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Biz,Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200015
Resumo: Com as transformações pelas quais passa o conhecimento científico na atualidade, a narrativa transformou-se em tema de relevância, quando se pesquisam questões relativas à construção de significado na experiência humana. Investigada como técnica de ensino junto a alunos de 6ª série de Botucatu, São Paulo, os quais foram confrontados com o ambiente urbano de Salvaterra, Ilha de Marajó, revelou que a força das oposições binárias, previstas teoricamente, estimula a reelaboração de conceitos prévios, revisão e resignificação de valores e de condicionamentos sociais. A narrativa como técnica de ensino propicia aprendizagem efetiva, com o espectador organizando a sequência de imagens apresentada e fazendo emergir significado de acordo com as suas experiências e estrutura cognitiva.
id UNESP-22_35feec588b199f4ddb39a1986f85040d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000200015
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamentalEnsino de CiênciasNarrativaImagens em narrativaTécnicas de ensinoInterdisciplinaridadeCom as transformações pelas quais passa o conhecimento científico na atualidade, a narrativa transformou-se em tema de relevância, quando se pesquisam questões relativas à construção de significado na experiência humana. Investigada como técnica de ensino junto a alunos de 6ª série de Botucatu, São Paulo, os quais foram confrontados com o ambiente urbano de Salvaterra, Ilha de Marajó, revelou que a força das oposições binárias, previstas teoricamente, estimula a reelaboração de conceitos prévios, revisão e resignificação de valores e de condicionamentos sociais. A narrativa como técnica de ensino propicia aprendizagem efetiva, com o espectador organizando a sequência de imagens apresentada e fazendo emergir significado de acordo com as suas experiências e estrutura cognitiva.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200015Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000200015info:eu-repo/semantics/openAccessPaleari,Lucia MariaBiz,Antonio Carlospor2010-09-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000200015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.248757Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
title Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
spellingShingle Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
Paleari,Lucia Maria
Ensino de Ciências
Narrativa
Imagens em narrativa
Técnicas de ensino
Interdisciplinaridade
title_short Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
title_full Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
title_fullStr Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
title_full_unstemmed Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
title_sort Imagens em narrativa: contraposição cultural e interdisciplinaridade no ensino fundamental
author Paleari,Lucia Maria
author_facet Paleari,Lucia Maria
Biz,Antonio Carlos
author_role author
author2 Biz,Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paleari,Lucia Maria
Biz,Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Narrativa
Imagens em narrativa
Técnicas de ensino
Interdisciplinaridade
topic Ensino de Ciências
Narrativa
Imagens em narrativa
Técnicas de ensino
Interdisciplinaridade
description Com as transformações pelas quais passa o conhecimento científico na atualidade, a narrativa transformou-se em tema de relevância, quando se pesquisam questões relativas à construção de significado na experiência humana. Investigada como técnica de ensino junto a alunos de 6ª série de Botucatu, São Paulo, os quais foram confrontados com o ambiente urbano de Salvaterra, Ilha de Marajó, revelou que a força das oposições binárias, previstas teoricamente, estimula a reelaboração de conceitos prévios, revisão e resignificação de valores e de condicionamentos sociais. A narrativa como técnica de ensino propicia aprendizagem efetiva, com o espectador organizando a sequência de imagens apresentada e fazendo emergir significado de acordo com as suas experiências e estrutura cognitiva.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956135464960