Filosofia ecológica: contribuições para a educação da vida cotidiana
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDQ= http://hdl.handle.net/11449/146761 |
Resumo: | Introdução:O objetivo do presente trabalho é apresentar os pressupostos filosóficos e resultados obtidos pelo projeto de extensão "Filosofia Ecológica: contribuições para a educação da vida cotidiana". O propósito do projeto é duplo. Por um lado, visa promover o estudo de temas centrais da Filosofia Ecológica, dentre eles: A relação da Filosofia com a ação cotidiana; Ecologia e complexidade; Ética ambiental; Educação Ambiental na perspectiva Sistêmica. Para isso, serão inicialmente analisadas e discutidas algumas teses centrais da Filosofia Ecológica, especialmente as relacionadas ao princípio de reciprocidade proposto por Gibson (1986) e ao conceito de padrão que liga, formulado por Bateson (1990). Tais teses partem do pressuposto de que a trajetória co-evolucionária dos seres vivos na dinâmica de suas interações informacionais com o ambiente é da mais alta relevância para a compreensão de processos perceptivos, sociais, culturais, entre outros. Por outro lado, o projeto tem como propósito prático efetivar os pressupostos da Filosofia Ecológica no plano da ação e da educação cotidianas.Objetivos:- Teórico: promover o estudo de conceitos centrais da Filosofia Ecológica e suas relações com a ação cotidiana.- Práticos: plantio de ervas medicinais na Horta Ecológica da FFC; oficinas semanas de prática de Yoga e de Tai Chi Chuan na FFC; oficinas de plantio e uso de ervas medicinais; oficinas de equilibração de solo segundo técnicas de Agrofloresta. Metodologia: Para o desenvolvimento dos objetivos, adotamos uma abordagem interdisciplinar. No que se refere aos objetivos teóricos, é realizada uma análise filosófico-conceitual dos textos de Filosofia Ecológica. Quanto às atividades práticas, são utilizadas técnicas da Agrofloresta para o cuidado e a manutenção da Horta Ecológica da FFC graças à Engenheira Agrônoma Patricia Cicotoste. Resultados: Entendemos que o mérito central do projeto reside no seu propósito de promover uma reflexão filosófica, fundamentada na pratica, sobre temas centrais da relação entre o ser humano e os demais seres que o cercam, contribuindo para uma visão de mundo que respeite a complexidade da vida cotidiana. Dentre as atividades realizadas no escopo do projeto incluímos: a) discussões em grupos de estudos e leituras pertinentes ao tema da relação organismo-ambiente, na perspectiva dos sistemas complexos, b) atividades práticas de preparo, cultivo e colheita de ervas medicinais na Horta Ecológica da FFC - Unesp - campus de Marília; c) a prática investigativa de padrões informacionais presentes no ambiente, d) análise e discussão do método de investigação científica proposto pelo paradigma da complexidade, com ênfase no estudo de hipóteses da Filosofia Ecológica; e) práticas de Yoga e Tai-Chi-Chuan realizadas semanalmente. |
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