Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543
http://hdl.handle.net/11449/114870
Resumo: O presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos.
id UNSP_3af545067440ed351384a6611ee82462
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114870
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediaçõesQuotidian and Philosophy in High School: mediationsEnsino de filosofiaEnsino MédioCotidiano e não-cotidianoO presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]2015-02-24T13:57:32Z2015-02-24T13:57:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article125-138application/pdfhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011.1518-7926http://hdl.handle.net/11449/114870ISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf2920026174965678Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:18:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114870Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-28T06:18:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
Quotidian and Philosophy in High School: mediations
title Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
spellingShingle Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
Ensino de filosofia
Ensino Médio
Cotidiano e não-cotidiano
title_short Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
title_full Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
title_fullStr Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
title_full_unstemmed Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
title_sort Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações
author Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
author_facet Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vandeí Pinto da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de filosofia
Ensino Médio
Cotidiano e não-cotidiano
topic Ensino de filosofia
Ensino Médio
Cotidiano e não-cotidiano
description O presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-02-24T13:57:32Z
2015-02-24T13:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543
Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011.
1518-7926
http://hdl.handle.net/11449/114870
ISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf
2920026174965678
url http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543
http://hdl.handle.net/11449/114870
identifier_str_mv Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011.
1518-7926
ISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf
2920026174965678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125-138
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650106340147200