Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacharias-Carolino, Aline Gasparini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183240
Resumo: A presente pesquisa investiga a estimulação direta da consciência fonoarticulatória com um grupo de estudantes com dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e escrita, pertencentes ao Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Desse modo buscou-se explorar a produção acadêmica nacional situando o percurso histórico da alfabetização, com ênfase na metodologia fonoarticulatória, assim como identificar junto aos alunos as dificuldades e os erros mais comuns na escrita e leitura; verificar e comparar o desempenho na leitura e escrita antes e após o processo interventivo, e analisar se a metodologia adotada influencia no tempo da aprendizagem do sistema de escrita alfabético. Nesse contexto, participaram da pesquisa alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Rio Claro – SP. Metodologicamente foram aplicados instrumentos para avaliar as dificuldades na leitura e escrita em 24 alunos indicados pela equipe escolar como crianças que apresentaram dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização, e desses, 10 foram selecionados e divididos em dois grupos. O primeiro (G1) recebeu intervenções pautadas no método fonoarticulatório, enquanto o segundo (G2) não recebeu as mesmas intervenções. Para tanto, este estudo divide-se em três etapas: levantamento inicial da leitura e escrita, intervenções, e levantamento final da leitura e escrita. A coleta de dados referente ao levantamento inicial e final foi organizada por meio de três instrumentos: Ditado – Observação Ortográfica, Provas de Avaliação dos Processos de Leitura – PROLEC, versão reduzida e, Consciência fonológica instrumento de avaliação sequencial - CONFIAS. A etapa interventiva baseou-se em atividades fonoarticulatórias. Os resultados indicam que o G1 demonstrou desempenho superior ao G2, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, embora a diferença quantitativa constatada por meio dos instrumentos utilizados seja baixa. De forma pontual, nesta pesquisa, a metodologia fonoarticulatória mostrou-se benéfica no trabalho com crianças que apresentam dificuldades frente ao processo de alfabetização. Ademais, a proposta metodológica por si só funcionou como uma forma de aproximar os alunos que já apresentavam resistência em relação a situações pedagógicas, por não acreditarem que seriam capazes de aprender a ler e escrever.
id UNSP_ae88503d8a7ea6e439c6506fc8a14a1c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183240
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escritaIntervention phonoarticulatory awareness with a group of students with learning difficulties related to reading and writingAlfabetizaçãoMetodologiaLeituraEscritaDidáticaLiteracyMethodologyReadingWritingDidacticsA presente pesquisa investiga a estimulação direta da consciência fonoarticulatória com um grupo de estudantes com dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e escrita, pertencentes ao Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Desse modo buscou-se explorar a produção acadêmica nacional situando o percurso histórico da alfabetização, com ênfase na metodologia fonoarticulatória, assim como identificar junto aos alunos as dificuldades e os erros mais comuns na escrita e leitura; verificar e comparar o desempenho na leitura e escrita antes e após o processo interventivo, e analisar se a metodologia adotada influencia no tempo da aprendizagem do sistema de escrita alfabético. Nesse contexto, participaram da pesquisa alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Rio Claro – SP. Metodologicamente foram aplicados instrumentos para avaliar as dificuldades na leitura e escrita em 24 alunos indicados pela equipe escolar como crianças que apresentaram dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização, e desses, 10 foram selecionados e divididos em dois grupos. O primeiro (G1) recebeu intervenções pautadas no método fonoarticulatório, enquanto o segundo (G2) não recebeu as mesmas intervenções. Para tanto, este estudo divide-se em três etapas: levantamento inicial da leitura e escrita, intervenções, e levantamento final da leitura e escrita. A coleta de dados referente ao levantamento inicial e final foi organizada por meio de três instrumentos: Ditado – Observação Ortográfica, Provas de Avaliação dos Processos de Leitura – PROLEC, versão reduzida e, Consciência fonológica instrumento de avaliação sequencial - CONFIAS. A etapa interventiva baseou-se em atividades fonoarticulatórias. Os resultados indicam que o G1 demonstrou desempenho superior ao G2, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, embora a diferença quantitativa constatada por meio dos instrumentos utilizados seja baixa. De forma pontual, nesta pesquisa, a metodologia fonoarticulatória mostrou-se benéfica no trabalho com crianças que apresentam dificuldades frente ao processo de alfabetização. Ademais, a proposta metodológica por si só funcionou como uma forma de aproximar os alunos que já apresentavam resistência em relação a situações pedagógicas, por não acreditarem que seriam capazes de aprender a ler e escrever.This research investigates the direct stimulation of phonoarticulatory awareness with a group of students with learning difficulties related to reading and writing, from the Elementary School of the public school system. Thus, we sought to explore the national academic production by situating the historical path of literacy, with emphasis on the phonoarticulatory methodology, as well as identifying along with students the most common difficulties and errors in writing and reading; verifying and comparing reading and writing performance before and after the intervention process, and analyzing if the adopted methodology influences the learning time of the alphabetic writing system. In this context, students from the first cycle of elementary school of a municipal school in Rio Claro - SP participated in the research. Methodologically, instruments were applied to evaluate reading and writing difficulties in 24 students indicated by the school team as children who presented difficulties related to the literacy process, and among them, 10 were selected and divided into two groups. The first (G1) received interventions based on the phonoarticulatory method, while the second (G2) did not receive the same interventions. Therefore, this study is divided into three stages: initial reading and writing survey, interventions, and final reading and writing survey. Data collection related to the initial and final survey was organized through three instruments: Dictation - Spelling Observation, Reading Processes Assessment Tests – “PROLEC”, reduced version and, Phonological Awareness sequential assessment instrument – “CONFIAS”. The interventional stage was based on phonoarticulatory activities. The results indicate that G1 showed superior performance to G2, both qualitatively and quantitatively, although the quantitative difference, found through the instruments used, is low. Punctually, in this research, the phonoarticulatory methodology proved to be beneficial in working with children who have difficulties facing the literacy process. In addition, the methodological proposal alone worked as a way to bring students who were already showing resistance in pedagogical situations closer, because they did not believe they would be able to learn to read and write.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2017/03874-2CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zacharias-Carolino, Aline Gasparini2019-08-19T19:32:54Z2019-08-19T19:32:54Z2019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18324000091951933004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-21T06:12:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:12:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita
Intervention phonoarticulatory awareness with a group of students with learning difficulties related to reading and writing
title Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita
spellingShingle Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita
Zacharias-Carolino, Aline Gasparini
Alfabetização
Metodologia
Leitura
Escrita
Didática
Literacy
Methodology
Reading
Writing
Didactics
title_short Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita
title_full Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita
title_fullStr Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita
title_full_unstemmed Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita
title_sort Intervenção fonoarticulatória em um grupo de estudantes com dificuldades na leitura e escrita
author Zacharias-Carolino, Aline Gasparini
author_facet Zacharias-Carolino, Aline Gasparini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andreia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacharias-Carolino, Aline Gasparini
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Metodologia
Leitura
Escrita
Didática
Literacy
Methodology
Reading
Writing
Didactics
topic Alfabetização
Metodologia
Leitura
Escrita
Didática
Literacy
Methodology
Reading
Writing
Didactics
description A presente pesquisa investiga a estimulação direta da consciência fonoarticulatória com um grupo de estudantes com dificuldades de aprendizagem relacionadas à leitura e escrita, pertencentes ao Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Desse modo buscou-se explorar a produção acadêmica nacional situando o percurso histórico da alfabetização, com ênfase na metodologia fonoarticulatória, assim como identificar junto aos alunos as dificuldades e os erros mais comuns na escrita e leitura; verificar e comparar o desempenho na leitura e escrita antes e após o processo interventivo, e analisar se a metodologia adotada influencia no tempo da aprendizagem do sistema de escrita alfabético. Nesse contexto, participaram da pesquisa alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Rio Claro – SP. Metodologicamente foram aplicados instrumentos para avaliar as dificuldades na leitura e escrita em 24 alunos indicados pela equipe escolar como crianças que apresentaram dificuldades relacionadas ao processo de alfabetização, e desses, 10 foram selecionados e divididos em dois grupos. O primeiro (G1) recebeu intervenções pautadas no método fonoarticulatório, enquanto o segundo (G2) não recebeu as mesmas intervenções. Para tanto, este estudo divide-se em três etapas: levantamento inicial da leitura e escrita, intervenções, e levantamento final da leitura e escrita. A coleta de dados referente ao levantamento inicial e final foi organizada por meio de três instrumentos: Ditado – Observação Ortográfica, Provas de Avaliação dos Processos de Leitura – PROLEC, versão reduzida e, Consciência fonológica instrumento de avaliação sequencial - CONFIAS. A etapa interventiva baseou-se em atividades fonoarticulatórias. Os resultados indicam que o G1 demonstrou desempenho superior ao G2, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, embora a diferença quantitativa constatada por meio dos instrumentos utilizados seja baixa. De forma pontual, nesta pesquisa, a metodologia fonoarticulatória mostrou-se benéfica no trabalho com crianças que apresentam dificuldades frente ao processo de alfabetização. Ademais, a proposta metodológica por si só funcionou como uma forma de aproximar os alunos que já apresentavam resistência em relação a situações pedagógicas, por não acreditarem que seriam capazes de aprender a ler e escrever.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-19T19:32:54Z
2019-08-19T19:32:54Z
2019-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183240
000919519
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/183240
identifier_str_mv 000919519
33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965018573242368