Qualidade dos espaços públicos viários: ergonomia em escala urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89761 |
Resumo: | O trabalho analisa o espaço público sob aspectos que envolvem a ergonomia em escala urbana por meio de avaliação pós-ocupação com ênfase em parâmetros comportamentais e de conforto térmico. A pesquisa estuda as condições microclimáticas e morfológicas, relacionando-as com a quantidade e a qualidade de uso para conhecer as influências dessas variáveis no comportamento dos usuários. Para isso, utilizou-se como estudo de caso três vias de Bauru, SP, espaços públicos de grande importância para a cidade, que apresentam diferentes aspectos e diversos tipos de uso. Utilizou-se uma metodologia adaptada que considerou dados quantitativos e também qualitativos, fazendo-se uso também de entrevistas para se conhecer o perfil do usuário e seu grau de satisfação. Os resultados evidenciam a relação entre uso e microclima, bem como entre o uso e outras características peculiares de cada espaço, identificando aspectos positivos e negativos. Objetivou-se também, contribuir com dados que subsidiem intervenções projetuais nos espaços analisados ou em áreas similares. Assim, mostrou-se que o profissional de planejamento deve dedicar especial atenção ao comportamento microclimático gerado com a morfologia como determinantes da qualidade do uso, em garantia do sucesso do espaço público |
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Qualidade dos espaços públicos viários: ergonomia em escala urbanaConforto termicoMorfologiaEspaço públicoClima urbanoAvaliação pós-ocupaçãoErgonomia urbanaPublic spaceUrban climatePost-occupation evaluationThermal comfortMorphologyUrban ergonomyO trabalho analisa o espaço público sob aspectos que envolvem a ergonomia em escala urbana por meio de avaliação pós-ocupação com ênfase em parâmetros comportamentais e de conforto térmico. A pesquisa estuda as condições microclimáticas e morfológicas, relacionando-as com a quantidade e a qualidade de uso para conhecer as influências dessas variáveis no comportamento dos usuários. Para isso, utilizou-se como estudo de caso três vias de Bauru, SP, espaços públicos de grande importância para a cidade, que apresentam diferentes aspectos e diversos tipos de uso. Utilizou-se uma metodologia adaptada que considerou dados quantitativos e também qualitativos, fazendo-se uso também de entrevistas para se conhecer o perfil do usuário e seu grau de satisfação. Os resultados evidenciam a relação entre uso e microclima, bem como entre o uso e outras características peculiares de cada espaço, identificando aspectos positivos e negativos. Objetivou-se também, contribuir com dados que subsidiem intervenções projetuais nos espaços analisados ou em áreas similares. Assim, mostrou-se que o profissional de planejamento deve dedicar especial atenção ao comportamento microclimático gerado com a morfologia como determinantes da qualidade do uso, em garantia do sucesso do espaço públicoThis work analyses the public space under some aspects of ergonomy in urban scale by post-occupation evaluation system based on user’s behavior and thermal comfort. The research studies the microclimate and morphological conditions, doing relations with the quantity and quality of the uses to know the influences of these variables on users’ behaviors. Then were studied three roads in Bauru, SP, public spaces with great importance for the city, which presents different aspects and various kind of use. An adapted methodology was used to consider quantitative data and also the qualitative ones, doing interviews to know the users’ profile and your opinion about the place. The results showed a relationship between use and microclimate, as well as between use and other characteristics of each space, identifying positives and negatives aspects. This study also means to contribute with data to provide information for intervention at the studied spaces or similar areas. Then, the planner must dedicate special attention to the microclimate behavior produced by the morphology like important motive of quality use in this way guarantee the success of the public spaceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, João Roberto Gomes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gasparini Júnior, Roberto Antônio [UNESP]2014-06-11T19:24:10Z2014-06-11T19:24:10Z2006-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv, 154 f. : il. + anexoapplication/pdfGASPARINI JÚNIOR, Roberto Antônio. Qualidade dos espaços públicos viários: ergonomia em escala urbana. 2006. xiv, 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2006.http://hdl.handle.net/11449/89761000577801gasparinijunior_ra_me_bauru.pdf33004056082P06532241571894056Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:39:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89761Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:49:46.116082Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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