Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Lígia Scarpa [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121734
Resumo: Medo e a ansiedade são emoções que têm origem nas reações de defesa que os animais exibem diante de ameaças que podem comprometer sua integridade física ou a própria sobrevivência, tais como confrontos com o predador ou com animais da mesma espécie. Em se tratando da espécie humana, estas respostas defensivas eliciadas representariam a ocorrência de transtornos de ansiedade e, a busca por sua compreensão, resultou no desenvolvimento de modelos animais de ansiedade, dentre os quais se destaca o labirinto em cruz elevado (LCE) que é baseado na aversão natural de roedores a espaços abertos. Com relação aos substratos neurais envolvidos nestas manifestações, cabe destacar a matéria cinzenta periaquedutal bem como estruturas prosencefálicas, como o córtex pré-frontal (CPFm), uma estrutura límbica que tem sido frequentemente descrita como relevante na neurobiologia da ansiedade. O óxido nítrico (NO) tem sido investigado em diferentes estruturas cerebrais de roedores nas quais foram evidenciadas respostas pró-aversivas. Sendo o CPFm uma estrutura que contém neurônios nitrérgicos, este estudo teve o objetivo de investigar o efeito da facilitação nitrérgica através da injeção intra-CPFm de um doador de NO, o NOC-9 [6-(Hidroxi-1-metil-2-nitrosohidrazino)-N-metil-1-hexanamina], sobre o comportamento de camundongos expostos ao labirinto em cruz elevado (LCE). Métodos e Resultados: Camundongos Suíços machos (25-35g, n = 53) receberam implante de cânula guia no CPFm. Cinco dias após, os animais receberam microinjeção de veículo ou NOC-9 nas doses de (1,875 nmol; 18,75 nmol; 37,5 nmol ou 75nmol) e, após cinco minutos, foram expostos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_af1ee103eced3cc48ca0698621d31d8a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121734
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongosAnsiedadeOxido nitricoLabirinto em cruz elevadoMedo e a ansiedade são emoções que têm origem nas reações de defesa que os animais exibem diante de ameaças que podem comprometer sua integridade física ou a própria sobrevivência, tais como confrontos com o predador ou com animais da mesma espécie. Em se tratando da espécie humana, estas respostas defensivas eliciadas representariam a ocorrência de transtornos de ansiedade e, a busca por sua compreensão, resultou no desenvolvimento de modelos animais de ansiedade, dentre os quais se destaca o labirinto em cruz elevado (LCE) que é baseado na aversão natural de roedores a espaços abertos. Com relação aos substratos neurais envolvidos nestas manifestações, cabe destacar a matéria cinzenta periaquedutal bem como estruturas prosencefálicas, como o córtex pré-frontal (CPFm), uma estrutura límbica que tem sido frequentemente descrita como relevante na neurobiologia da ansiedade. O óxido nítrico (NO) tem sido investigado em diferentes estruturas cerebrais de roedores nas quais foram evidenciadas respostas pró-aversivas. Sendo o CPFm uma estrutura que contém neurônios nitrérgicos, este estudo teve o objetivo de investigar o efeito da facilitação nitrérgica através da injeção intra-CPFm de um doador de NO, o NOC-9 [6-(Hidroxi-1-metil-2-nitrosohidrazino)-N-metil-1-hexanamina], sobre o comportamento de camundongos expostos ao labirinto em cruz elevado (LCE). Métodos e Resultados: Camundongos Suíços machos (25-35g, n = 53) receberam implante de cânula guia no CPFm. Cinco dias após, os animais receberam microinjeção de veículo ou NOC-9 nas doses de (1,875 nmol; 18,75 nmol; 37,5 nmol ou 75nmol) e, após cinco minutos, foram expostos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Ricardo Luiz Nunes de [UNESP]Miguel, Tarciso Tadeu [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vilar, Lígia Scarpa [UNESP]2015-03-23T15:29:41Z2015-03-23T15:29:41Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfVILAR, Lígia Scarpa. Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos. 2011. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/121734000678135vilar_ls_tcc_arafcf.pdf2475842684688693Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-24T15:37:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121734Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-24T15:37:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos
title Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos
spellingShingle Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos
Vilar, Lígia Scarpa [UNESP]
Ansiedade
Oxido nitrico
Labirinto em cruz elevado
title_short Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos
title_full Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos
title_fullStr Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos
title_full_unstemmed Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos
title_sort Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos
author Vilar, Lígia Scarpa [UNESP]
author_facet Vilar, Lígia Scarpa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Ricardo Luiz Nunes de [UNESP]
Miguel, Tarciso Tadeu [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilar, Lígia Scarpa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade
Oxido nitrico
Labirinto em cruz elevado
topic Ansiedade
Oxido nitrico
Labirinto em cruz elevado
description Medo e a ansiedade são emoções que têm origem nas reações de defesa que os animais exibem diante de ameaças que podem comprometer sua integridade física ou a própria sobrevivência, tais como confrontos com o predador ou com animais da mesma espécie. Em se tratando da espécie humana, estas respostas defensivas eliciadas representariam a ocorrência de transtornos de ansiedade e, a busca por sua compreensão, resultou no desenvolvimento de modelos animais de ansiedade, dentre os quais se destaca o labirinto em cruz elevado (LCE) que é baseado na aversão natural de roedores a espaços abertos. Com relação aos substratos neurais envolvidos nestas manifestações, cabe destacar a matéria cinzenta periaquedutal bem como estruturas prosencefálicas, como o córtex pré-frontal (CPFm), uma estrutura límbica que tem sido frequentemente descrita como relevante na neurobiologia da ansiedade. O óxido nítrico (NO) tem sido investigado em diferentes estruturas cerebrais de roedores nas quais foram evidenciadas respostas pró-aversivas. Sendo o CPFm uma estrutura que contém neurônios nitrérgicos, este estudo teve o objetivo de investigar o efeito da facilitação nitrérgica através da injeção intra-CPFm de um doador de NO, o NOC-9 [6-(Hidroxi-1-metil-2-nitrosohidrazino)-N-metil-1-hexanamina], sobre o comportamento de camundongos expostos ao labirinto em cruz elevado (LCE). Métodos e Resultados: Camundongos Suíços machos (25-35g, n = 53) receberam implante de cânula guia no CPFm. Cinco dias após, os animais receberam microinjeção de veículo ou NOC-9 nas doses de (1,875 nmol; 18,75 nmol; 37,5 nmol ou 75nmol) e, após cinco minutos, foram expostos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:29:41Z
2015-03-23T15:29:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILAR, Lígia Scarpa. Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos. 2011. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/121734
000678135
vilar_ls_tcc_arafcf.pdf
2475842684688693
identifier_str_mv VILAR, Lígia Scarpa. Efeitos ansiogênicos do óxido nítrico no córtex pre-frontal medial de camundongos. 2011. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (farmácia-Bioquímica) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, 2011.
000678135
vilar_ls_tcc_arafcf.pdf
2475842684688693
url http://hdl.handle.net/11449/121734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045369553092608