Estudo normativo do R-2: teste não verbal de inteligência para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Helena Rinaldi [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pires, Maria Laura Nogueira [UNESP], Alves, Irai Cristina Boccato, Esteves, Cristiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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Resumo: This study presents the standardization of the R-2 Non Verbal Intelligence Test for Children conducted at the city of Assis – SP, Brazil, and compares it with the São Paulo city standardization. The sample was composed by 559 children, between 5 and 11 years old, half of each sex, students from Assis city, randomly selected according to their proportion in private and public schools. Results indicate differences between ages and school types, but not between sexes. Percentile norms were established for the total sample at each age. The comparison of Assis and São Paulo city children reveals significant differences and Assis' results slightly higher. The conclusion is that R-2 Test is appropriate to cognitive assessment of Assis children, suggesting the use of new norms for this region.
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spelling Estudo normativo do R-2: teste não verbal de inteligência para criançasStandardization study of the R-2: non verbal intelligence test for childrenEstudio normativo del R-2: test de inteligencia no verbal para niñosR2 TestPsychological assessmentNon verbal intelligence testTest R-2Evaluación psicológicaTest de inteligencia no verbalTeste R-2Avaliação psicológicaTeste de inteligência não verbalThis study presents the standardization of the R-2 Non Verbal Intelligence Test for Children conducted at the city of Assis – SP, Brazil, and compares it with the São Paulo city standardization. The sample was composed by 559 children, between 5 and 11 years old, half of each sex, students from Assis city, randomly selected according to their proportion in private and public schools. Results indicate differences between ages and school types, but not between sexes. Percentile norms were established for the total sample at each age. The comparison of Assis and São Paulo city children reveals significant differences and Assis' results slightly higher. The conclusion is that R-2 Test is appropriate to cognitive assessment of Assis children, suggesting the use of new norms for this region.En este estudio se presenta la normalización del R-2: Test de inteligencia no verbal para niños, en el municipio de Assis - SP (Brasil), siendo comparada con el manual del Instrumento referente al Municipio de São Paulo. La muestra está conformada por 559 niños, de ambos sexo, distribuidos simétricamente entre sí, con edades entre 5-11 años, seleccionados al azar de las escuelas del Municipio de Assís, respetando la proporción de alumnos matriculados en las escuelas públicas y escuelas privadas. Los resultados indican diferencias entre las edades y tipos de escuela, pero no entre los sexos. Las normas se expresan en percentiles divididos en edades. Comparando los resultados de los niños participantes del Municipio de Assís con los del Municipio de São Paulo, se observan diferencias significativas, con resultados un poco más elevados para el Municipio de Assís. Se puede concluir que el Test R-2 es adecuado para la evaluación cognitiva de los niños de Assís, por lo que se recomienda el uso de las nuevas normas para esta región del estado.Este estudo apresenta a padronização do R-2: Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças, no Município de Assis – SP (Brasil), que é comparada a do Manual do teste referente ao Município de São Paulo. A amostra é composta por 559 crianças, metade de cada sexo, de 5 a 11 anos de idade, sorteadas nas escolas de Assis, respeitando a proporção de alunos matriculados em escolas municipais e particulares. Os resultados indicam diferenças entre as idades e os tipos de escola, mas não entre os sexos. São estabelecidas normas em percentis para a amostra total para cada idade. Comparando os resultados das crianças de Assis com os das de São Paulo as diferenças são significantes, com resultados levemente mais altos para os de Assis. Conclui-se que o R- 2 é adequado para avaliação cognitiva das crianças de Assis, sugerindo o uso das novas normas para esta região do Estado.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio 2100, Parque Universitário, CEP 19806-900, SP, BrasilInstituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Contato: Rua Fradique Coutinho 1590, apto. 63, CEP: 05416-002 , São Paulo, SP - BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio 2100, Parque Universitário, CEP 19806-900, SP, BrasilFaculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis; Departamento de Psicologia Clínica UNESP. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo IPUSP. Contato: Rua Fradique Coutinho 1590, apto. 63, CEP: 05416-002 , São Paulo, SP - BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São PauloRosa, Helena Rinaldi [UNESP]Pires, Maria Laura Nogueira [UNESP]Alves, Irai Cristina BoccatoEsteves, Cristiano2015-08-21T17:53:55Z2015-08-21T17:53:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article373-387http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=ptBoletim - Academia Paulista de Psicologia, v. 33, n. 85, p. 373-387, 2013.1415-711Xhttp://hdl.handle.net/11449/1271061562901974105550Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBoletim - Academia Paulista de Psicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T18:10:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127106Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:18:39.431641Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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