Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salaberry, Nicolás Ramirez [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151593
Resumo: Esta dissertação pretende estudar múltiplos aspectos, presentes no Poema sinfônico Mandú-Çarará de Heitor Villa-Lobos, que possam estar relacionados com determinadas características identificadas na música indígena brasileira tratada por autores significativos, bem como, refletidos nos estudos mais recentes sobre o “elemento indígena” em Villa-Lobos. O Poema sinfônico Mandú-Çarará, que integra o conjunto de obras do compositor com esta temática indígena, foi elaborado a partir de relatos nativos recolhidos por João Barbosa Rodrigues (1890). Na busca por compreender as diferentes narrativas dos textos envolvidos, analisaremos a estrutura morfológica de cada uma delas. Destacaremos também aspectos musicais da obra que possam remeter às manifestações musicais indígenas. Finalmente, será apresentada uma possível relação entre o texto cantado e a música da obra.
id UNSP_af83c8661e62082824d8571daabff4b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151593
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-ÇararáIndigenous theme in the works of Heitor Villa-Lobos: Mandú-ÇararáMúsica brasileiraMandú-ÇararáHeitor Villa-LobosMúsica indígenaPoema sinfônicoBrazilian musicIndigenous musicSymphonic poemEsta dissertação pretende estudar múltiplos aspectos, presentes no Poema sinfônico Mandú-Çarará de Heitor Villa-Lobos, que possam estar relacionados com determinadas características identificadas na música indígena brasileira tratada por autores significativos, bem como, refletidos nos estudos mais recentes sobre o “elemento indígena” em Villa-Lobos. O Poema sinfônico Mandú-Çarará, que integra o conjunto de obras do compositor com esta temática indígena, foi elaborado a partir de relatos nativos recolhidos por João Barbosa Rodrigues (1890). Na busca por compreender as diferentes narrativas dos textos envolvidos, analisaremos a estrutura morfológica de cada uma delas. Destacaremos também aspectos musicais da obra que possam remeter às manifestações musicais indígenas. Finalmente, será apresentada uma possível relação entre o texto cantado e a música da obra.This essay intends to study the multiple aspects from Heitor Villa-Lobos's Mandú-Çarará Symphonic Poem, which may be related to certain characteristics identified in Brazilian indigenous music studied by significant authors, as well as reflected in the most recent studies about the "indigenous element" in Villa-Lobos. The Mandú-Çarará symphonic poem, which integrates the composer’s set of works with the indigenous theme, was elaborated from native accounts collected by João Barbosa Rodrigues (1890). In the search to understand the different narratives from the texts involved in the work, we will analyze the morphological structure of each of them. We will also highlight musical aspects of the work that may refer to indigenous musical manifestations. Finally, a possible relation between the sung text and the work's music will be presented.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lutero Rodrigues da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salaberry, Nicolás Ramirez [UNESP]2017-09-12T17:43:45Z2017-09-12T17:43:45Z2017-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15159300089167233004013066P38895946021520218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-18T06:25:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:19:59.921204Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
Indigenous theme in the works of Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
title Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
spellingShingle Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
Salaberry, Nicolás Ramirez [UNESP]
Música brasileira
Mandú-Çarará
Heitor Villa-Lobos
Música indígena
Poema sinfônico
Brazilian music
Indigenous music
Symphonic poem
title_short Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
title_full Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
title_fullStr Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
title_full_unstemmed Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
title_sort Temática indígena nas obras de Heitor Villa-Lobos: Mandú-Çarará
author Salaberry, Nicolás Ramirez [UNESP]
author_facet Salaberry, Nicolás Ramirez [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Lutero Rodrigues da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Salaberry, Nicolás Ramirez [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música brasileira
Mandú-Çarará
Heitor Villa-Lobos
Música indígena
Poema sinfônico
Brazilian music
Indigenous music
Symphonic poem
topic Música brasileira
Mandú-Çarará
Heitor Villa-Lobos
Música indígena
Poema sinfônico
Brazilian music
Indigenous music
Symphonic poem
description Esta dissertação pretende estudar múltiplos aspectos, presentes no Poema sinfônico Mandú-Çarará de Heitor Villa-Lobos, que possam estar relacionados com determinadas características identificadas na música indígena brasileira tratada por autores significativos, bem como, refletidos nos estudos mais recentes sobre o “elemento indígena” em Villa-Lobos. O Poema sinfônico Mandú-Çarará, que integra o conjunto de obras do compositor com esta temática indígena, foi elaborado a partir de relatos nativos recolhidos por João Barbosa Rodrigues (1890). Na busca por compreender as diferentes narrativas dos textos envolvidos, analisaremos a estrutura morfológica de cada uma delas. Destacaremos também aspectos musicais da obra que possam remeter às manifestações musicais indígenas. Finalmente, será apresentada uma possível relação entre o texto cantado e a música da obra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12T17:43:45Z
2017-09-12T17:43:45Z
2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151593
000891672
33004013066P3
8895946021520218
url http://hdl.handle.net/11449/151593
identifier_str_mv 000891672
33004013066P3
8895946021520218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129508298981376