Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Percino de Freitas da [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236115
Resumo: O trabalho “Emoção e Afeto nos Espetáculos da Cia Socìetas Raffaello Sanzio" parte da exploração dos conceitos de emoção e afeto para pensar como a experiência estética pode ser entendida e contextualizada nos procedimentos teatrais da cia Socìetas Raffaello Sanzio, escolhida por ser exemplar das propostas da cena pós-dramática. Para isso, parte-se da exploração do conceito de catarse, conforme descrito por Pereira (2007), na confecção de um processo experimental de análises quadro-a-quadro de registros audiovisuais dos espetáculos Purgatório, Inferno e Paradiso da Socìetas Raffaello Sanzio (baseados na obra literária A Divina Comédia, de Dante Alighieri). Para delinear a discussão sobre a emoção e seus entendimentos, segundo a história cultural e a teoria estética, em especial, no estudo de Jauss (1994), observa-se algumas teorias das emoções no teatro, com ênfase na recepção teatral, nos estudos de Tait (2016, 2021), Didi-Huberman (2016) e Eagleton (2006). Elabora-se, então, uma abordagem cruzada, que entremeia teoria e prática cênicas, e que justapõem à visão de críticos, artistas e pesquisadores da área (com o suporte de pesquisa bibliográfica) a análise iconográfica e audiovisual; relação entendida como substancial para a discussão do problema do lugar da catarse, do afeto e da emoção no contexto cênico contemporâneo.
id UNSP_af8c8ea45d06096da6d40fa8d44974a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236115
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"Emotion and affect in the spectacles of "Socìetas Raffaello Sanzio" ciaCatarseAfetoSocietas Raffaello SanzioTeatro contemporâneoTeoria da emoçãoO trabalho “Emoção e Afeto nos Espetáculos da Cia Socìetas Raffaello Sanzio" parte da exploração dos conceitos de emoção e afeto para pensar como a experiência estética pode ser entendida e contextualizada nos procedimentos teatrais da cia Socìetas Raffaello Sanzio, escolhida por ser exemplar das propostas da cena pós-dramática. Para isso, parte-se da exploração do conceito de catarse, conforme descrito por Pereira (2007), na confecção de um processo experimental de análises quadro-a-quadro de registros audiovisuais dos espetáculos Purgatório, Inferno e Paradiso da Socìetas Raffaello Sanzio (baseados na obra literária A Divina Comédia, de Dante Alighieri). Para delinear a discussão sobre a emoção e seus entendimentos, segundo a história cultural e a teoria estética, em especial, no estudo de Jauss (1994), observa-se algumas teorias das emoções no teatro, com ênfase na recepção teatral, nos estudos de Tait (2016, 2021), Didi-Huberman (2016) e Eagleton (2006). Elabora-se, então, uma abordagem cruzada, que entremeia teoria e prática cênicas, e que justapõem à visão de críticos, artistas e pesquisadores da área (com o suporte de pesquisa bibliográfica) a análise iconográfica e audiovisual; relação entendida como substancial para a discussão do problema do lugar da catarse, do afeto e da emoção no contexto cênico contemporâneo.The work “Emotion and Affect in the spectacles of Socíetas Raffaello Sanzio cia” aims to explore the concepts of emotion and affect to question how the aesthetic experience can be understood and contextualized in the theatrical proceedings of Socìetas Raffaello Sanzio company. The company has been chosen to be a representative of the post-dramatic scene. This work proposes the analyses “frame-by-frame” of the audiovisual material of the spectacles Purgatorio, Inferno and Paradiso (based in the literary work Divine Comedy, by Dante Alighieri), in an experimental methodology. To help us understand this process, the exploration of the concept of catharsis, described by Pereira (2007) will be applied in the mentioned analyses. At the same time, a discussion about emotion and its understandings in cultural history and aesthetic theory will be held. These concepts will be based on the findings of Jauss (1994) in cross examination with some theories of emotion in theater, focusing on theatrical reception, in authors such as Tait (2016, 2021), Didi-Huberman (2016) and Eagleton (2006). From this point on theory and practical analyses are cross evaluated in relation to the commentaries of critics, artists, and researchers of the field (based on bibliographical support). This relation is understood to be substantial to the discussions of catharsis, affect and emotion in the context of contemporary theater.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Rafael Percino de Freitas da [UNESP]2022-08-11T18:04:29Z2022-08-11T18:04:29Z2022-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23611533004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:09:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236115Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:35:57.774403Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"
Emotion and affect in the spectacles of "Socìetas Raffaello Sanzio" cia
title Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"
spellingShingle Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"
Silva, Rafael Percino de Freitas da [UNESP]
Catarse
Afeto
Societas Raffaello Sanzio
Teatro contemporâneo
Teoria da emoção
title_short Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"
title_full Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"
title_fullStr Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"
title_full_unstemmed Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"
title_sort Emoção e afeto nos espetáculos da cia "Socìetas Raffaello Sanzio"
author Silva, Rafael Percino de Freitas da [UNESP]
author_facet Silva, Rafael Percino de Freitas da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Percino de Freitas da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Catarse
Afeto
Societas Raffaello Sanzio
Teatro contemporâneo
Teoria da emoção
topic Catarse
Afeto
Societas Raffaello Sanzio
Teatro contemporâneo
Teoria da emoção
description O trabalho “Emoção e Afeto nos Espetáculos da Cia Socìetas Raffaello Sanzio" parte da exploração dos conceitos de emoção e afeto para pensar como a experiência estética pode ser entendida e contextualizada nos procedimentos teatrais da cia Socìetas Raffaello Sanzio, escolhida por ser exemplar das propostas da cena pós-dramática. Para isso, parte-se da exploração do conceito de catarse, conforme descrito por Pereira (2007), na confecção de um processo experimental de análises quadro-a-quadro de registros audiovisuais dos espetáculos Purgatório, Inferno e Paradiso da Socìetas Raffaello Sanzio (baseados na obra literária A Divina Comédia, de Dante Alighieri). Para delinear a discussão sobre a emoção e seus entendimentos, segundo a história cultural e a teoria estética, em especial, no estudo de Jauss (1994), observa-se algumas teorias das emoções no teatro, com ênfase na recepção teatral, nos estudos de Tait (2016, 2021), Didi-Huberman (2016) e Eagleton (2006). Elabora-se, então, uma abordagem cruzada, que entremeia teoria e prática cênicas, e que justapõem à visão de críticos, artistas e pesquisadores da área (com o suporte de pesquisa bibliográfica) a análise iconográfica e audiovisual; relação entendida como substancial para a discussão do problema do lugar da catarse, do afeto e da emoção no contexto cênico contemporâneo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-11T18:04:29Z
2022-08-11T18:04:29Z
2022-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236115
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/236115
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128677093834752