Imagem política e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Marcelo Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118072
Resumo: This paper presents the communication as a major part in construction of a reality symbolized by the individual, his close relationship with politics and how political leaders use it to build a positive image that gives them credibility, membership of the intended audience, the assumption and maintenance of the power to represent the collective body. In the light of sociological, anthropological and discourse theories, understands communication as a social phenomenon indispensable to building democracy while, paradoxically, becomes part of the political problem when it’s used to override individual interests to collective interests. It concludes by examining the documentary Entreatos to demonstrate how the theory presented is applicable in political campaigns and their use in promoting the political leader as a formatted product to be “consumed” by the voter
id UNSP_af91467487992200af76b4297c03102b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118072
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Imagem política e comunicaçãoCiência políticaPoliticosIdentidadeImagem (Psicologia)Carisma (Traço da personalidade)Political scienceIdentityImagery (Psychology)Charisma (Personality trait)PoliticiansThis paper presents the communication as a major part in construction of a reality symbolized by the individual, his close relationship with politics and how political leaders use it to build a positive image that gives them credibility, membership of the intended audience, the assumption and maintenance of the power to represent the collective body. In the light of sociological, anthropological and discourse theories, understands communication as a social phenomenon indispensable to building democracy while, paradoxically, becomes part of the political problem when it’s used to override individual interests to collective interests. It concludes by examining the documentary Entreatos to demonstrate how the theory presented is applicable in political campaigns and their use in promoting the political leader as a formatted product to be “consumed” by the voterO presente trabalho apresenta a comunicação como aspecto preponderante na construção da realidade simbolizada pelo indivíduo, sua intrínseca relação com a política e a forma como líderes políticos utilizam-na para a construção de uma imagem positiva que lhes garante credibilidade, filiação dos públicos pretendidos, a assunção e manutenção do poder de representar o corpo coletivo. À luz de teorias sociológicas, antropológicas e discursivas compreende-se a comunicação como um fenômeno social indispensável à construção da democracia enquanto, paradoxalmente, torna-se parte do problema político ao ser utilizada para sobrepor interesses particulares aos interesses coletivos. Ao final é feita a análise do documentário Entreatos para demonstrar como a teoria apresentada encontra aplicação em campanhas políticas e sua utilização na promoção do líder político como um produto formatado para ser “consumido” pelo eleitorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Maria Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Antunes, Marcelo Ferreira [UNESP]2015-03-23T15:05:30Z2015-03-23T15:05:30Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfANTUNES, Marcelo Ferreira. Imagem política e comunicação. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.http://hdl.handle.net/11449/118072000691029antunes_mf_tcc_bauru.pdf2302756561160804Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:15:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118072Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-19T19:15:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem política e comunicação
title Imagem política e comunicação
spellingShingle Imagem política e comunicação
Antunes, Marcelo Ferreira [UNESP]
Ciência política
Politicos
Identidade
Imagem (Psicologia)
Carisma (Traço da personalidade)
Political science
Identity
Imagery (Psychology)
Charisma (Personality trait)
Politicians
title_short Imagem política e comunicação
title_full Imagem política e comunicação
title_fullStr Imagem política e comunicação
title_full_unstemmed Imagem política e comunicação
title_sort Imagem política e comunicação
author Antunes, Marcelo Ferreira [UNESP]
author_facet Antunes, Marcelo Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Marcelo Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência política
Politicos
Identidade
Imagem (Psicologia)
Carisma (Traço da personalidade)
Political science
Identity
Imagery (Psychology)
Charisma (Personality trait)
Politicians
topic Ciência política
Politicos
Identidade
Imagem (Psicologia)
Carisma (Traço da personalidade)
Political science
Identity
Imagery (Psychology)
Charisma (Personality trait)
Politicians
description This paper presents the communication as a major part in construction of a reality symbolized by the individual, his close relationship with politics and how political leaders use it to build a positive image that gives them credibility, membership of the intended audience, the assumption and maintenance of the power to represent the collective body. In the light of sociological, anthropological and discourse theories, understands communication as a social phenomenon indispensable to building democracy while, paradoxically, becomes part of the political problem when it’s used to override individual interests to collective interests. It concludes by examining the documentary Entreatos to demonstrate how the theory presented is applicable in political campaigns and their use in promoting the political leader as a formatted product to be “consumed” by the voter
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:05:30Z
2015-03-23T15:05:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANTUNES, Marcelo Ferreira. Imagem política e comunicação. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/118072
000691029
antunes_mf_tcc_bauru.pdf
2302756561160804
identifier_str_mv ANTUNES, Marcelo Ferreira. Imagem política e comunicação. 2011. . Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.
000691029
antunes_mf_tcc_bauru.pdf
2302756561160804
url http://hdl.handle.net/11449/118072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649719518363648