Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria Luisa Vichi de Campos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Guerrini, Ivan Amaral [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300015
http://hdl.handle.net/11449/17622
Resumo: O problema que motivou a realização do presente trabalho foi a dificuldade em se acolher o sofrimento psíquico nas unidades de atenção básica. Neste trabalho, investigamos se esta dificuldade se deve à inadequação epistemológica do paradigma hegemônico. Realizamos uma revisão de literatura e analisamos a utilização do termo paradigma na produção científica brasileira recente. Após busca pelas palavras-chave paradigma e medicina e seleção prévia, foram escolhidos 17 textos. A análise foi feita em duas etapas: análise linguística e levantamento da temática emergente. Levantamos as cinquenta palavras mais frequentes e as agrupamos em comunidades de coocorrência, utilizando o algoritmo de Clauset. Os textos discutiam as ideias de Kuhn e trouxeram tanto experiências inovadoras já implantadas em unidades de saúde quanto exemplos de mudanças curriculares nos cursos de medicina. A promoção da saúde aparece como um novo e promissor paradigma para a saúde.
id UNSP_b08185066671d39a5116b77d131091cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/17622
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básicaLimitaciones del paradigma hegemónico científico en el acogimiento del sufrimiento psíquico en la atención primariaLimitations of the hegemonic scientific paradigm for dealing with mental distress at primary healthcare unitsParadigmaMedicinaSofrimento psíquicoAtenção primária à saúdePromoção da saúdeParadigmaMedicinaSufrimiento psíquicoAtención primaria de saludPromoción de la saludParadigmMedicineMental distressPrimary careHealth promotionO problema que motivou a realização do presente trabalho foi a dificuldade em se acolher o sofrimento psíquico nas unidades de atenção básica. Neste trabalho, investigamos se esta dificuldade se deve à inadequação epistemológica do paradigma hegemônico. Realizamos uma revisão de literatura e analisamos a utilização do termo paradigma na produção científica brasileira recente. Após busca pelas palavras-chave paradigma e medicina e seleção prévia, foram escolhidos 17 textos. A análise foi feita em duas etapas: análise linguística e levantamento da temática emergente. Levantamos as cinquenta palavras mais frequentes e as agrupamos em comunidades de coocorrência, utilizando o algoritmo de Clauset. Os textos discutiam as ideias de Kuhn e trouxeram tanto experiências inovadoras já implantadas em unidades de saúde quanto exemplos de mudanças curriculares nos cursos de medicina. A promoção da saúde aparece como um novo e promissor paradigma para a saúde.El problema que motivó este trabajo fue la dificultad para aceptar el sufrimiento psíquico en las unidades de atención primaria. Este trabajo investiga si esta dificultad se debe a la inadecuación epistemológica del paradigma hegemónico. Se realizó una revisión de la literatura y fue analizado el uso del término paradigma en la producción científica brasileña. Después de buscar las palabras paradigma y medicina y selección previa, combinadas con la selección anterior, 17 textos fueron seleccionados. El análisis se realizó en etapas: análisis linguístico y una revisión de los temas emergentes. Determinamos las 50 palabras más frecuentes y las agrupamos en comunidades de co-ocurrencia con el algoritmo de Clauset. Los textosdiscutían las ideas de Kuhn frayendo experiencias innovadoras implementadas en unidades de salud y los cambios en los cursos de medicina. La promoción de la salud aparece como un paradigma prometedor para la salud.The problem that motivated the present study was the difficulty in dealing with mental distress at primary healthcare units. In this study, we investigated whether this difficulty was due to epistemological deficiencies of the hegemonic paradigm. We reviewed the literature and analyzed the use of the term paradigm in recent Brazilian scientific articles. After searching using the keywords paradigm and medicine and making a preselection, 17 texts were chosen. The analysis was done in two stages: linguistic analysis and surveying of emerging themes. We surveyed the fifty most commonly used words and grouped them into communities of co-occurrence using the Clauset algorithm. The texts discussed Kuhn's ideas and presented innovative experiences already implemented in healthcare units and examples of curricular changes in medicine courses. Health promotion appeared as a new and promising paradigm for healthcare.Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu Equipe de Matriciamento em Saúde MentalUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Física e BiofísicaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências de Botucatu Departamento de Física e BiofísicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu Equipe de Matriciamento em Saúde MentalUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Maria Luisa Vichi de CamposGuerrini, Ivan Amaral [UNESP]2014-05-20T13:49:26Z2014-05-20T13:49:26Z2012-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article779-792application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300015Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 42, p. 779-792, 2012.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/1762210.1590/S1414-32832012000300015S1414-32832012000300015S1414-32832012000300015.pdf3790665066857769SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:06:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/17622Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:06:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
Limitaciones del paradigma hegemónico científico en el acogimiento del sufrimiento psíquico en la atención primaria
Limitations of the hegemonic scientific paradigm for dealing with mental distress at primary healthcare units
title Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
spellingShingle Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
Faria, Maria Luisa Vichi de Campos
Paradigma
Medicina
Sofrimento psíquico
Atenção primária à saúde
Promoção da saúde
Paradigma
Medicina
Sufrimiento psíquico
Atención primaria de salud
Promoción de la salud
Paradigm
Medicine
Mental distress
Primary care
Health promotion
title_short Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
title_full Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
title_fullStr Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
title_full_unstemmed Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
title_sort Limitações do paradigma científico hegemônico no acolhimento ao sofrimento psíquico na atenção básica
author Faria, Maria Luisa Vichi de Campos
author_facet Faria, Maria Luisa Vichi de Campos
Guerrini, Ivan Amaral [UNESP]
author_role author
author2 Guerrini, Ivan Amaral [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu Equipe de Matriciamento em Saúde Mental
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Maria Luisa Vichi de Campos
Guerrini, Ivan Amaral [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigma
Medicina
Sofrimento psíquico
Atenção primária à saúde
Promoção da saúde
Paradigma
Medicina
Sufrimiento psíquico
Atención primaria de salud
Promoción de la salud
Paradigm
Medicine
Mental distress
Primary care
Health promotion
topic Paradigma
Medicina
Sofrimento psíquico
Atenção primária à saúde
Promoção da saúde
Paradigma
Medicina
Sufrimiento psíquico
Atención primaria de salud
Promoción de la salud
Paradigm
Medicine
Mental distress
Primary care
Health promotion
description O problema que motivou a realização do presente trabalho foi a dificuldade em se acolher o sofrimento psíquico nas unidades de atenção básica. Neste trabalho, investigamos se esta dificuldade se deve à inadequação epistemológica do paradigma hegemônico. Realizamos uma revisão de literatura e analisamos a utilização do termo paradigma na produção científica brasileira recente. Após busca pelas palavras-chave paradigma e medicina e seleção prévia, foram escolhidos 17 textos. A análise foi feita em duas etapas: análise linguística e levantamento da temática emergente. Levantamos as cinquenta palavras mais frequentes e as agrupamos em comunidades de coocorrência, utilizando o algoritmo de Clauset. Os textos discutiam as ideias de Kuhn e trouxeram tanto experiências inovadoras já implantadas em unidades de saúde quanto exemplos de mudanças curriculares nos cursos de medicina. A promoção da saúde aparece como um novo e promissor paradigma para a saúde.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
2014-05-20T13:49:26Z
2014-05-20T13:49:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300015
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 42, p. 779-792, 2012.
1414-3283
http://hdl.handle.net/11449/17622
10.1590/S1414-32832012000300015
S1414-32832012000300015
S1414-32832012000300015.pdf
3790665066857769
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832012000300015
http://hdl.handle.net/11449/17622
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 16, n. 42, p. 779-792, 2012.
1414-3283
10.1590/S1414-32832012000300015
S1414-32832012000300015
S1414-32832012000300015.pdf
3790665066857769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
0,417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 779-792
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964404754677760