A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181912
Resumo: As Tecnologias Digitais (TD) e as suas potencialidades na produção do conhecimento tem sido tema de pesquisas em distintas áreas do conhecimento, desperta o nosso interesse e possibilita a pesquisa de doutorado explícita neste texto, cujo objetivo é a constituição e a produção do conhecimento matemático do sujeito, o matemático, quando ele está junto ao computador. Para dar conta desse desejo de querer saber interrogamos “como o matemático que produz matemática com o computador expressa o modo pelo qual compreende a presença dessa tecnologia em sua produção?”. O interrogar, em uma postura fenomenológica, possibilitou compreender a constituição e a produção do conhecimento matemático com o computador, como ela é vista pelo matemático da área pura ou aplicada. Para expor o compreendido apresentamos, neste texto, a região de inquérito da pesquisa dizendo do significado das Tecnologias Digitais, do ser-com-as-Tecnologias-Digitais, da produção do conhecimento, do ser-com-o-computador e da produção do conhecimento quando se está com o computador. Partindo de autores como Borba e Villareal, que criaram o constructo teórico seres-humanos-com-mídias, pudemos, em uma perspectiva fenomenológica, destacar a vivência da pessoa que produz conhecimento com o computador. Esse destaque é feito ouvindo o matemático da área pura ou aplicada que, no diálogo, expõe o modo pelo qual vê sua produção com o computador. Orientados pela postura fenomenológica interpretamos a fala dos sujeitos e apresentamos três categorias abertas que nos possibilitam falar do fenômeno investigado. Essas categorias são: O pensar matemático ao ser-com o computador em que se discute a importância do pensar matemático e do conhecimento do conteúdo matemático pelo matemático; os Modos de investigação na produção com o computador, abrindo as possibilidades de o matemático, ao constituir conhecimento com tecnologias, levantar hipóteses, validar conjecturas, fazer simulações, comparar resultados, sugerir encaminhamento de ação que favorece o avanço na pesquisa e dá abertura à novos conhecimentos; e a categoria O computador como potência para a produção matemática e expressão explicitando características dos software com os quais a produção se torna possível, contribuindo para que o matemático comunique dados abstratos e os resultados obtidos.
id UNSP_b090c99ef1491c83a01d563132c842bc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181912
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computadorThe constitution and production of mathematical knowledge to being-with the computerEducação matemáticaFenomenologiaPercepçãoExpressãoMathematics educationPhenomenologyPerceptionExpressionAs Tecnologias Digitais (TD) e as suas potencialidades na produção do conhecimento tem sido tema de pesquisas em distintas áreas do conhecimento, desperta o nosso interesse e possibilita a pesquisa de doutorado explícita neste texto, cujo objetivo é a constituição e a produção do conhecimento matemático do sujeito, o matemático, quando ele está junto ao computador. Para dar conta desse desejo de querer saber interrogamos “como o matemático que produz matemática com o computador expressa o modo pelo qual compreende a presença dessa tecnologia em sua produção?”. O interrogar, em uma postura fenomenológica, possibilitou compreender a constituição e a produção do conhecimento matemático com o computador, como ela é vista pelo matemático da área pura ou aplicada. Para expor o compreendido apresentamos, neste texto, a região de inquérito da pesquisa dizendo do significado das Tecnologias Digitais, do ser-com-as-Tecnologias-Digitais, da produção do conhecimento, do ser-com-o-computador e da produção do conhecimento quando se está com o computador. Partindo de autores como Borba e Villareal, que criaram o constructo teórico seres-humanos-com-mídias, pudemos, em uma perspectiva fenomenológica, destacar a vivência da pessoa que produz conhecimento com o computador. Esse destaque é feito ouvindo o matemático da área pura ou aplicada que, no diálogo, expõe o modo pelo qual vê sua produção com o computador. Orientados pela postura fenomenológica interpretamos a fala dos sujeitos e apresentamos três categorias abertas que nos possibilitam falar do fenômeno investigado. Essas categorias são: O pensar matemático ao ser-com o computador em que se discute a importância do pensar matemático e do conhecimento do conteúdo matemático pelo matemático; os Modos de investigação na produção com o computador, abrindo as possibilidades de o matemático, ao constituir conhecimento com tecnologias, levantar hipóteses, validar conjecturas, fazer simulações, comparar resultados, sugerir encaminhamento de ação que favorece o avanço na pesquisa e dá abertura à novos conhecimentos; e a categoria O computador como potência para a produção matemática e expressão explicitando características dos software com os quais a produção se torna possível, contribuindo para que o matemático comunique dados abstratos e os resultados obtidos.The potential of Digital Technologies (TD) for the production of knowledge has been the subject of research in different areas of knowledge; make us interested and makes possible the research of doctorate explicit in this text, whose objective is the constitution and the production of the mathematical knowledge of the subject when he is with the computer. To advance the research we ask: "how does the mathematician who produces mathematics with the TD express the way in which he understands the presence of these technologies in his production?". The interrogation, in a phenomenological posture, made it possible to understand the constitution and production of mathematical knowledge with the computer as it is understood by the pure or applied area mathematician. In this text we present, to say of the investigated the meaning of Digital Technologies, of being-with-Digital Technologies, of the production of knowledge, of being-with-the-computer and of the production of when you have the computer. Starting with authors such as Borba and Villareal, who created the theoretical human-media construct, we emphasize, in a phenomenological perspective, to highlight the experience of the person who produces knowledge with the computer. This distinction is made by listening to the mathematician, from the pure or applied area, who in the dialogue exposes the way in which he sees his production with the Digital Technologies. Guided by the phenomenological posture we interpret the subjects' speech and present three open categories that allow us to speak about the phenomenon investigated. These categories are: The mathematical thinking of being-with the computer in which the importance of mathematical thinking and the knowledge of mathematical content by the mathematician is discussed; ways to investigate yourself when you are with the computer, opening up the possibilities of the mathematician, by building knowledge with technologies, raising hypotheses, validating conjectures, simulating, comparing results, suggesting a path of action that favors the advancement of research and opens new ones knowledge and the category The potential of the computer to produce and express mathematical knowledge explaining characteristics of the software with which production becomes possible, contributing to the mathematician's results.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]2019-05-06T11:41:59Z2019-05-06T11:41:59Z2019-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18191200091607633004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-06T06:20:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181912Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:39:24.017918Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador
The constitution and production of mathematical knowledge to being-with the computer
title A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador
spellingShingle A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador
Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
Educação matemática
Fenomenologia
Percepção
Expressão
Mathematics education
Phenomenology
Perception
Expression
title_short A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador
title_full A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador
title_fullStr A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador
title_full_unstemmed A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador
title_sort A constituição e a produção do conhecimento matemático ao ser-com o computador
author Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
author_facet Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miliam Juliana Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Fenomenologia
Percepção
Expressão
Mathematics education
Phenomenology
Perception
Expression
topic Educação matemática
Fenomenologia
Percepção
Expressão
Mathematics education
Phenomenology
Perception
Expression
description As Tecnologias Digitais (TD) e as suas potencialidades na produção do conhecimento tem sido tema de pesquisas em distintas áreas do conhecimento, desperta o nosso interesse e possibilita a pesquisa de doutorado explícita neste texto, cujo objetivo é a constituição e a produção do conhecimento matemático do sujeito, o matemático, quando ele está junto ao computador. Para dar conta desse desejo de querer saber interrogamos “como o matemático que produz matemática com o computador expressa o modo pelo qual compreende a presença dessa tecnologia em sua produção?”. O interrogar, em uma postura fenomenológica, possibilitou compreender a constituição e a produção do conhecimento matemático com o computador, como ela é vista pelo matemático da área pura ou aplicada. Para expor o compreendido apresentamos, neste texto, a região de inquérito da pesquisa dizendo do significado das Tecnologias Digitais, do ser-com-as-Tecnologias-Digitais, da produção do conhecimento, do ser-com-o-computador e da produção do conhecimento quando se está com o computador. Partindo de autores como Borba e Villareal, que criaram o constructo teórico seres-humanos-com-mídias, pudemos, em uma perspectiva fenomenológica, destacar a vivência da pessoa que produz conhecimento com o computador. Esse destaque é feito ouvindo o matemático da área pura ou aplicada que, no diálogo, expõe o modo pelo qual vê sua produção com o computador. Orientados pela postura fenomenológica interpretamos a fala dos sujeitos e apresentamos três categorias abertas que nos possibilitam falar do fenômeno investigado. Essas categorias são: O pensar matemático ao ser-com o computador em que se discute a importância do pensar matemático e do conhecimento do conteúdo matemático pelo matemático; os Modos de investigação na produção com o computador, abrindo as possibilidades de o matemático, ao constituir conhecimento com tecnologias, levantar hipóteses, validar conjecturas, fazer simulações, comparar resultados, sugerir encaminhamento de ação que favorece o avanço na pesquisa e dá abertura à novos conhecimentos; e a categoria O computador como potência para a produção matemática e expressão explicitando características dos software com os quais a produção se torna possível, contribuindo para que o matemático comunique dados abstratos e os resultados obtidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-06T11:41:59Z
2019-05-06T11:41:59Z
2019-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181912
000916076
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/181912
identifier_str_mv 000916076
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129101098123264