A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ginciene, Guy [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/133937
Resumo: O esporte é um fenômeno cultural que se manifesta de diversas formas na sociedade. Uma delas é a educacional, tema dessa pesquisa, cujo objetivo foi o de investigar como ensinar o atletismo, em especial, sua história e os valores em aulas de Educação Física Escolar, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação como aliadas. Para atingirmos esse objetivo, nos organizamos em quatro etapas. Na 1a etapa, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa: o ensino atletismo, história do atletismo, valores e Tecnologias da Informação e Comunicação. Na 2a etapa, entrevistamos 10 professores de Educação Física do Ensino Fundamental, sendo que na 3a etapa realizamos uma pesquisa-ação, dividida em 3 momentos: reuniões com os professores, intervenção experimental e intervenção final. Por fim, na 4a etapa, realizamos uma entrevista semiestruturada com o professor que participou de toda a intervenção. Por meio da Análise de Conteúdo chegamos as seguintes categorias: Ensino dos conteúdos (com as subcategorias: atletismo, história do atletismo, valores e integração dos conteúdos); utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação; suporte ao professor. A pesquisa bibliográfica, as entrevistas e reuniões com os professores e a intervenção experimental nos fizeram perceber que o modelo do Sport Education poderia ser uma boa estratégia para o “como ensinar”. Por esse motivo, implementamos esse modelo na intervenção final, juntamente com outras estratégias: discussão dos valores por meio de dilemas; vivências históricas; utilização de vídeos. Isso possibilitou que os alunos vivenciassem situações que colocassem em prática os valores, além de entrarem em contato com o atletismo como um todo, isto é, de acordo com as três dimensões do conteúdo). Diante de tudo isso, concluímos que: a estratégia de ensino, ou seja, o “como ensinar” é de extrema importância; ainda é preciso definir e selecionar “o que” ensinar, em especial, sobre a história e os valores; o Sport Education se mostrou como uma boa estratégia para trabalhar com os valores e para integrar as três dimensões dos conteúdos durante as aulas; colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem deve ser a essência das aulas; a pesquisa-ação se mostrou como um importante método para compreender as particularidades da prática pedagógica dos professores.
id UNSP_b0f854b81c154b4d9d848e086dca8a0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/133937
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismoThe History of Sport, the values and the Information and Communication Technologies on the track and field teachingAtletismoValoresTecnologias da Informação e ComunicaçãoHistória do esportePedagogia do esporteValuesInformation and Communication TechnologiesHistory of sportTrack and fieldSport pedagogyO esporte é um fenômeno cultural que se manifesta de diversas formas na sociedade. Uma delas é a educacional, tema dessa pesquisa, cujo objetivo foi o de investigar como ensinar o atletismo, em especial, sua história e os valores em aulas de Educação Física Escolar, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação como aliadas. Para atingirmos esse objetivo, nos organizamos em quatro etapas. Na 1a etapa, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa: o ensino atletismo, história do atletismo, valores e Tecnologias da Informação e Comunicação. Na 2a etapa, entrevistamos 10 professores de Educação Física do Ensino Fundamental, sendo que na 3a etapa realizamos uma pesquisa-ação, dividida em 3 momentos: reuniões com os professores, intervenção experimental e intervenção final. Por fim, na 4a etapa, realizamos uma entrevista semiestruturada com o professor que participou de toda a intervenção. Por meio da Análise de Conteúdo chegamos as seguintes categorias: Ensino dos conteúdos (com as subcategorias: atletismo, história do atletismo, valores e integração dos conteúdos); utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação; suporte ao professor. A pesquisa bibliográfica, as entrevistas e reuniões com os professores e a intervenção experimental nos fizeram perceber que o modelo do Sport Education poderia ser uma boa estratégia para o “como ensinar”. Por esse motivo, implementamos esse modelo na intervenção final, juntamente com outras estratégias: discussão dos valores por meio de dilemas; vivências históricas; utilização de vídeos. Isso possibilitou que os alunos vivenciassem situações que colocassem em prática os valores, além de entrarem em contato com o atletismo como um todo, isto é, de acordo com as três dimensões do conteúdo). Diante de tudo isso, concluímos que: a estratégia de ensino, ou seja, o “como ensinar” é de extrema importância; ainda é preciso definir e selecionar “o que” ensinar, em especial, sobre a história e os valores; o Sport Education se mostrou como uma boa estratégia para trabalhar com os valores e para integrar as três dimensões dos conteúdos durante as aulas; colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem deve ser a essência das aulas; a pesquisa-ação se mostrou como um importante método para compreender as particularidades da prática pedagógica dos professores.Sport is a cultural phenomenon which manifests itself in several ways within society. One of them is educational, the purpose of this research, which the objective has been to investigate how to teach track and field, specially, its history and values during Physical Education school classes, using as allies Information and Communication Technologies (ICT). To achieve this objective we have organized ourselves in four stages. In the first stage, literature review of the main research topics was carried: the teaching of track and field, history of track and field, values and ICT. In the second stage, we interviewed 10 Physical Education teachers; in the third stage we carried an action research divided in three moments: meetings with the teachers, experimental intervention and final intervention. Finally, in the fourth stage, we carried a semi-structured interview with the teacher that engaged with the whole intervention process. Through Content Analysis we achieved the following categories: teaching contents (with the sub categories: track and field, history of track and field, values and integration of the contents); use of ICT; and teacher support. The literature research, the interviews, the meetings with the teachers and the experimental intervention showed us that the Sport Education model could be a good strategy for “how to teach”. Because of that, we used this model in the final intervention with others strategies: values discussion through dilemmas; history experiences; and use of videos. All this supports students to experience values situations and understand track and field in a global view (i.e. according to the three dimensions of content). In this scope, we concluded that: the teaching strategy, by all means, the “how to teach” is extremely important; it is still necessary to define and select “what to” teach, in special, about history and values; Sport Education presented itself as a good strategy to work with the values and integrate the three dimensions of the contents during the classes; the action research showed itself as an important method to comprehend the particularities of the pedagogical practice of the teachers.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2013/00425-1Universidade Estadual Paulista (Unesp)Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ginciene, Guy [UNESP]2016-01-28T17:41:51Z2016-01-28T17:41:51Z2016-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13393700086310333004137066P57067580329376825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:07:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/133937Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:27:40.728681Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo
The History of Sport, the values and the Information and Communication Technologies on the track and field teaching
title A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo
spellingShingle A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo
Ginciene, Guy [UNESP]
Atletismo
Valores
Tecnologias da Informação e Comunicação
História do esporte
Pedagogia do esporte
Values
Information and Communication Technologies
History of sport
Track and field
Sport pedagogy
title_short A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo
title_full A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo
title_fullStr A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo
title_full_unstemmed A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo
title_sort A História do Esporte, os valores e as Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino do atletismo
author Ginciene, Guy [UNESP]
author_facet Ginciene, Guy [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matthiesen, Sara Quenzer [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ginciene, Guy [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Atletismo
Valores
Tecnologias da Informação e Comunicação
História do esporte
Pedagogia do esporte
Values
Information and Communication Technologies
History of sport
Track and field
Sport pedagogy
topic Atletismo
Valores
Tecnologias da Informação e Comunicação
História do esporte
Pedagogia do esporte
Values
Information and Communication Technologies
History of sport
Track and field
Sport pedagogy
description O esporte é um fenômeno cultural que se manifesta de diversas formas na sociedade. Uma delas é a educacional, tema dessa pesquisa, cujo objetivo foi o de investigar como ensinar o atletismo, em especial, sua história e os valores em aulas de Educação Física Escolar, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação como aliadas. Para atingirmos esse objetivo, nos organizamos em quatro etapas. Na 1a etapa, realizamos uma revisão bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa: o ensino atletismo, história do atletismo, valores e Tecnologias da Informação e Comunicação. Na 2a etapa, entrevistamos 10 professores de Educação Física do Ensino Fundamental, sendo que na 3a etapa realizamos uma pesquisa-ação, dividida em 3 momentos: reuniões com os professores, intervenção experimental e intervenção final. Por fim, na 4a etapa, realizamos uma entrevista semiestruturada com o professor que participou de toda a intervenção. Por meio da Análise de Conteúdo chegamos as seguintes categorias: Ensino dos conteúdos (com as subcategorias: atletismo, história do atletismo, valores e integração dos conteúdos); utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação; suporte ao professor. A pesquisa bibliográfica, as entrevistas e reuniões com os professores e a intervenção experimental nos fizeram perceber que o modelo do Sport Education poderia ser uma boa estratégia para o “como ensinar”. Por esse motivo, implementamos esse modelo na intervenção final, juntamente com outras estratégias: discussão dos valores por meio de dilemas; vivências históricas; utilização de vídeos. Isso possibilitou que os alunos vivenciassem situações que colocassem em prática os valores, além de entrarem em contato com o atletismo como um todo, isto é, de acordo com as três dimensões do conteúdo). Diante de tudo isso, concluímos que: a estratégia de ensino, ou seja, o “como ensinar” é de extrema importância; ainda é preciso definir e selecionar “o que” ensinar, em especial, sobre a história e os valores; o Sport Education se mostrou como uma boa estratégia para trabalhar com os valores e para integrar as três dimensões dos conteúdos durante as aulas; colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem deve ser a essência das aulas; a pesquisa-ação se mostrou como um importante método para compreender as particularidades da prática pedagógica dos professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-28T17:41:51Z
2016-01-28T17:41:51Z
2016-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/133937
000863103
33004137066P5
7067580329376825
url http://hdl.handle.net/11449/133937
identifier_str_mv 000863103
33004137066P5
7067580329376825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128514663120896