Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ginciene, Guy
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Matthiesen, Sara Quenzer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236661
Resumo: Dada a importância do ensino dos valores na escola, esta pesquisa teve como objetivo investigar, por meio da pesquisa-ação, formas de fazê-lo, sistematizando algumas estratégias passíveis de utilização em aulas de Educação Física. Os resultados apontaram três tipos de estratégias: avaliações diárias para a discussão do comportamento dos alunos; Sport Education para o tratamento dos valores próprios da Educação Física; discussão de valores a partir de vídeos. Essas estratégias se mostraram essenciais para que os valores apareçam de uma forma sistematizada em aulas e não como fruto do acaso, em especial, quando se tem como objetivo formar o cidadão.
id UFRGS-2_b3807499785c4173f20c54efb1af0d86
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236661
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ginciene, GuyMatthiesen, Sara Quenzer2022-04-07T04:47:36Z20181415-4676http://hdl.handle.net/10183/236661001137589Dada a importância do ensino dos valores na escola, esta pesquisa teve como objetivo investigar, por meio da pesquisa-ação, formas de fazê-lo, sistematizando algumas estratégias passíveis de utilização em aulas de Educação Física. Os resultados apontaram três tipos de estratégias: avaliações diárias para a discussão do comportamento dos alunos; Sport Education para o tratamento dos valores próprios da Educação Física; discussão de valores a partir de vídeos. Essas estratégias se mostraram essenciais para que os valores apareçam de uma forma sistematizada em aulas e não como fruto do acaso, em especial, quando se tem como objetivo formar o cidadão.With the importance of the values in school, this research had the purpose to investigate approaches to teach values in Physical Education, based on an action research. The results showed three kinds of approaches: daily evaluation to discuss student’s behaviour; Sport Education to teach values of Physical Education; videos about tack and field to discuss values. These approaches showed as an important strategy for values appear on a organize structure in classes and not by random. This is more important when the aim is to build a citizen.Dada la importancia de la enseñanza de valores en la escuela, el objetivo de este estudio fue investigar, mediante la investigación-acción, maneras de hacerlo en las clases de educación física. Los resultados mostraron tres tipos de estrategias: las evaluaciones diarias para la discusión del comportamiento de los estudiantes; Sport Education para el tratamiento de los valores específicos de la educación física; videos de situaciones del Atletismo para la discusión de valores. Estas estrategias han demostrado ser esenciales para que los valores aparecen durante la clase y no como el resultado de la casualidad, sobre todo cuando se pretende formar ciudadanos.application/pdfporPensar a prática. Goiânia. Vol. 21, n.1 (2018) p. 1-12ValoresEducação físicaPedagogia do esporteValuesPhysical EducationSport Education modelSport pedagogyValoresEducación FísicaSport EducationPedagogía del DeporteEstratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão físicaStrategies to teach values in physical education classes Estrategias para la enseñanza de valores en clases de educación física info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137589.pdf.txt001137589.pdf.txtExtracted Texttext/plain40420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236661/2/001137589.pdf.txt15f3daf4376e5b4c69f02c012c6fe699MD52ORIGINAL001137589.pdfTexto completoapplication/pdf230387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236661/1/001137589.pdfe4b4c59b4c92a096402ea5667d6176f2MD5110183/2366612022-04-20 04:46:30.457326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236661Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:46:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Strategies to teach values in physical education classes
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estrategias para la enseñanza de valores en clases de educación física
title Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física
spellingShingle Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física
Ginciene, Guy
Valores
Educação física
Pedagogia do esporte
Values
Physical Education
Sport Education model
Sport pedagogy
Valores
Educación Física
Sport Education
Pedagogía del Deporte
title_short Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física
title_full Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física
title_fullStr Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física
title_full_unstemmed Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física
title_sort Estratégias para o ensino dos valores em aulas de educacão física
author Ginciene, Guy
author_facet Ginciene, Guy
Matthiesen, Sara Quenzer
author_role author
author2 Matthiesen, Sara Quenzer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ginciene, Guy
Matthiesen, Sara Quenzer
dc.subject.por.fl_str_mv Valores
Educação física
Pedagogia do esporte
topic Valores
Educação física
Pedagogia do esporte
Values
Physical Education
Sport Education model
Sport pedagogy
Valores
Educación Física
Sport Education
Pedagogía del Deporte
dc.subject.eng.fl_str_mv Values
Physical Education
Sport Education model
Sport pedagogy
dc.subject.spa.fl_str_mv Valores
Educación Física
Sport Education
Pedagogía del Deporte
description Dada a importância do ensino dos valores na escola, esta pesquisa teve como objetivo investigar, por meio da pesquisa-ação, formas de fazê-lo, sistematizando algumas estratégias passíveis de utilização em aulas de Educação Física. Os resultados apontaram três tipos de estratégias: avaliações diárias para a discussão do comportamento dos alunos; Sport Education para o tratamento dos valores próprios da Educação Física; discussão de valores a partir de vídeos. Essas estratégias se mostraram essenciais para que os valores apareçam de uma forma sistematizada em aulas e não como fruto do acaso, em especial, quando se tem como objetivo formar o cidadão.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T04:47:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236661
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-4676
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137589
identifier_str_mv 1415-4676
001137589
url http://hdl.handle.net/10183/236661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Pensar a prática. Goiânia. Vol. 21, n.1 (2018) p. 1-12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236661/2/001137589.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236661/1/001137589.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15f3daf4376e5b4c69f02c012c6fe699
e4b4c59b4c92a096402ea5667d6176f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447785297674240