Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141674 |
Resumo: | O presente trabalho pretende abordar um aspecto do processo de formação de professores de matemática em Cuiabá, Mato Grosso, nas cercanias da implantação do primeiro curso superior em matemática naquela região, ocorrido em 1972 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trata-se de parte de uma pesquisa qualitativa utilizando a História Oral como metodologia de investigação, bem como fontes escritas disponíveis, cujo objetivo é elaborar uma narrativa histórica sobre esse aspecto da Educação Matemática na região de Cuiabá, no período de 1960-1980. Por meio das entrevistas já realizadas, poderemos mostrar que o curso da CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), posteriormente COPES (Curso de Orientação para Professores de Exame de Suficiência), que iniciou seus trabalhos em 1967, visando qualificar os professores em atuação na rede pública de ensino, surgiu como possibilidade de formação de professores (de matemática). Ainda, nessa oportunidade, destacamos que muitas mudanças ocorreram no cenário educacional mato-grossense, mais especificamente em Cuiabá. A formação superior para professores de matemática se instalou nesta cidade em 1968, por meio do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá – ICLC, mas de fato se concretizou pela criação da UFMT. Também, notou-se que a falta de professores licenciados começou a ser reduzida (mas não completamente, pois ainda hoje em muitas escolas do estado faltam professores nessa posição) após a implantação da UFMT, sendo que, muitos dos alunos das primeiras turmas, também, passaram a ser professores da Universidade assim que colavam grau. |
id |
UNSP_b102c8709c8cd8288aed7b0b31700e51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141674 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980)Universidade Federal de Mato GrossoHistória oralEducação matemáticaO presente trabalho pretende abordar um aspecto do processo de formação de professores de matemática em Cuiabá, Mato Grosso, nas cercanias da implantação do primeiro curso superior em matemática naquela região, ocorrido em 1972 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trata-se de parte de uma pesquisa qualitativa utilizando a História Oral como metodologia de investigação, bem como fontes escritas disponíveis, cujo objetivo é elaborar uma narrativa histórica sobre esse aspecto da Educação Matemática na região de Cuiabá, no período de 1960-1980. Por meio das entrevistas já realizadas, poderemos mostrar que o curso da CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), posteriormente COPES (Curso de Orientação para Professores de Exame de Suficiência), que iniciou seus trabalhos em 1967, visando qualificar os professores em atuação na rede pública de ensino, surgiu como possibilidade de formação de professores (de matemática). Ainda, nessa oportunidade, destacamos que muitas mudanças ocorreram no cenário educacional mato-grossense, mais especificamente em Cuiabá. A formação superior para professores de matemática se instalou nesta cidade em 1968, por meio do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá – ICLC, mas de fato se concretizou pela criação da UFMT. Também, notou-se que a falta de professores licenciados começou a ser reduzida (mas não completamente, pois ainda hoje em muitas escolas do estado faltam professores nessa posição) após a implantação da UFMT, sendo que, muitos dos alunos das primeiras turmas, também, passaram a ser professores da Universidade assim que colavam grau.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Matemática, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Both, Bruna Camila [UNESP]Baraldi, Ivete Maria [UNESP]2016-07-19T12:59:59Z2016-07-19T12:59:59Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3012-3022application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3012-30222357-7819http://hdl.handle.net/11449/141674ISSN2357-7819-2014-3012-3022.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-29T14:59:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141674Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:14:39.522746Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980) |
title |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980) |
spellingShingle |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980) Both, Bruna Camila [UNESP] Universidade Federal de Mato Grosso História oral Educação matemática |
title_short |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980) |
title_full |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980) |
title_fullStr |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980) |
title_full_unstemmed |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980) |
title_sort |
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980) |
author |
Both, Bruna Camila [UNESP] |
author_facet |
Both, Bruna Camila [UNESP] Baraldi, Ivete Maria [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Baraldi, Ivete Maria [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Both, Bruna Camila [UNESP] Baraldi, Ivete Maria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso História oral Educação matemática |
topic |
Universidade Federal de Mato Grosso História oral Educação matemática |
description |
O presente trabalho pretende abordar um aspecto do processo de formação de professores de matemática em Cuiabá, Mato Grosso, nas cercanias da implantação do primeiro curso superior em matemática naquela região, ocorrido em 1972 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trata-se de parte de uma pesquisa qualitativa utilizando a História Oral como metodologia de investigação, bem como fontes escritas disponíveis, cujo objetivo é elaborar uma narrativa histórica sobre esse aspecto da Educação Matemática na região de Cuiabá, no período de 1960-1980. Por meio das entrevistas já realizadas, poderemos mostrar que o curso da CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), posteriormente COPES (Curso de Orientação para Professores de Exame de Suficiência), que iniciou seus trabalhos em 1967, visando qualificar os professores em atuação na rede pública de ensino, surgiu como possibilidade de formação de professores (de matemática). Ainda, nessa oportunidade, destacamos que muitas mudanças ocorreram no cenário educacional mato-grossense, mais especificamente em Cuiabá. A formação superior para professores de matemática se instalou nesta cidade em 1968, por meio do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá – ICLC, mas de fato se concretizou pela criação da UFMT. Também, notou-se que a falta de professores licenciados começou a ser reduzida (mas não completamente, pois ainda hoje em muitas escolas do estado faltam professores nessa posição) após a implantação da UFMT, sendo que, muitos dos alunos das primeiras turmas, também, passaram a ser professores da Universidade assim que colavam grau. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:59Z 2016-07-19T12:59:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3012-3022 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141674 ISSN2357-7819-2014-3012-3022.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141674 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3012-3022 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3012-3022.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3012-3022 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128486512001024 |