A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sérgio Luiz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192947
Resumo: Esta tese investiga o papel da prática mental no processo de preparação para a performance musical. Adota como referencial teórico o conceito de pedagogia da performance musical de Ray (2015), que propõe uma abordagem interdisciplinar entre a educação e a atuação prática do músico. O objetivo geral desta pesquisa é propor a prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical. A metodologia inclui revisão da literatura disponível, pesquisa de campo (questionário aplicado a estudantes e professores de performance musical de cursos graduação e pós-graduação no Brasil) e discussão dos resultados. O trabalho está estruturado em quatro capítulos: 1. Revisão de literatura, 2. Metodologia e pesquisa de campo, 3. Discussão dos resultados, 4. Estratégias pedagógicas para aplicação da prática mental. As conclusões apontam para a confirmação da tese de que a prática mental pode ser uma importante ferramenta pedagógica no processo de preparação para a performance musical.
id UNSP_b10545889a57b1dc14b0d2e44a7f8ca4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192947
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musicalMental practice as a pedagogical strategy in music performance preparationMusica - Instrução e estudoMusica - ExecuçãoPrática interpretativa (Música)DidáticaProfessores de músicaPedagogia da performance musicalPrática mental e performance musicalPreparação para a performance musicalMusic performance pedagogyMental practice and music performanceMusic performance preparationEsta tese investiga o papel da prática mental no processo de preparação para a performance musical. Adota como referencial teórico o conceito de pedagogia da performance musical de Ray (2015), que propõe uma abordagem interdisciplinar entre a educação e a atuação prática do músico. O objetivo geral desta pesquisa é propor a prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical. A metodologia inclui revisão da literatura disponível, pesquisa de campo (questionário aplicado a estudantes e professores de performance musical de cursos graduação e pós-graduação no Brasil) e discussão dos resultados. O trabalho está estruturado em quatro capítulos: 1. Revisão de literatura, 2. Metodologia e pesquisa de campo, 3. Discussão dos resultados, 4. Estratégias pedagógicas para aplicação da prática mental. As conclusões apontam para a confirmação da tese de que a prática mental pode ser uma importante ferramenta pedagógica no processo de preparação para a performance musical.This dissertation investigates the role of mental practice in the process of preparation for musical performance. It has as theoretical reference the concept of music performance pedagogy by Ray (2015), who proposes an interdisciplinary approach between the field of education and the practical acting of the musician. The main objective of this research is to propose mental practice as a pedagogical strategy in preparation for music performance. The methodology includes review of available literature, field research (questionnaire applied to students and teachers of music performance of undergraduate and graduate courses in Brazil) and discussion of the results. The dissertation is divided in four chapters: 1. Literature review, 2. Methodology and field research, 3. Discussion of results, 4. Pedagogical strategies for using mental practice. The conclusions point to the confirmation of the thesis that mental practice can be an important pedagogical tool in the process of preparation for musical performance.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ray, Sonia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Sérgio Luiz de2020-07-11T20:15:37Z2020-07-11T20:15:37Z2020-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19294700093192733004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:25:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192947Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:13:53.095932Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical
Mental practice as a pedagogical strategy in music performance preparation
title A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical
spellingShingle A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical
Sousa, Sérgio Luiz de
Musica - Instrução e estudo
Musica - Execução
Prática interpretativa (Música)
Didática
Professores de música
Pedagogia da performance musical
Prática mental e performance musical
Preparação para a performance musical
Music performance pedagogy
Mental practice and music performance
Music performance preparation
title_short A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical
title_full A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical
title_fullStr A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical
title_full_unstemmed A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical
title_sort A prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical
author Sousa, Sérgio Luiz de
author_facet Sousa, Sérgio Luiz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ray, Sonia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sérgio Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Musica - Instrução e estudo
Musica - Execução
Prática interpretativa (Música)
Didática
Professores de música
Pedagogia da performance musical
Prática mental e performance musical
Preparação para a performance musical
Music performance pedagogy
Mental practice and music performance
Music performance preparation
topic Musica - Instrução e estudo
Musica - Execução
Prática interpretativa (Música)
Didática
Professores de música
Pedagogia da performance musical
Prática mental e performance musical
Preparação para a performance musical
Music performance pedagogy
Mental practice and music performance
Music performance preparation
description Esta tese investiga o papel da prática mental no processo de preparação para a performance musical. Adota como referencial teórico o conceito de pedagogia da performance musical de Ray (2015), que propõe uma abordagem interdisciplinar entre a educação e a atuação prática do músico. O objetivo geral desta pesquisa é propor a prática mental como estratégia pedagógica na preparação para a performance musical. A metodologia inclui revisão da literatura disponível, pesquisa de campo (questionário aplicado a estudantes e professores de performance musical de cursos graduação e pós-graduação no Brasil) e discussão dos resultados. O trabalho está estruturado em quatro capítulos: 1. Revisão de literatura, 2. Metodologia e pesquisa de campo, 3. Discussão dos resultados, 4. Estratégias pedagógicas para aplicação da prática mental. As conclusões apontam para a confirmação da tese de que a prática mental pode ser uma importante ferramenta pedagógica no processo de preparação para a performance musical.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-11T20:15:37Z
2020-07-11T20:15:37Z
2020-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192947
000931927
33004013066P3
url http://hdl.handle.net/11449/192947
identifier_str_mv 000931927
33004013066P3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129500956852224