A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria José P. M. de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP], Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200006
http://hdl.handle.net/11449/8318
Resumo: Neste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica.
id UNSP_b13adfdb75b819e8b0c013d1c1edb730
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/8318
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observaçãoThe interpretations diversity as a teacher education constituting factor: reading and observationleituraobservaçãointerpretaçãoformação inicialanálise do discursoreadingobservationinterpretationteacher undergraduate educationdiscourse analysisNeste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica.In this paper we present an analysis of students' interpretations about tasks assigned during two courses taught in undergraduate physics preservice programs, in which we carried out among future physics teachers well distinct activities, one involving reading and another observation. We looked for comprehending their written speech as part of these activities, and to show the diversity of interpretations and the relevance of this task for teachers' initial training. The theoretical support of this study was the discourse analysis approach initiated in France by Michel Pêcheux. The no language transparency consideration and the production conditions, discursive memory and repetition notions, as well as some possible role played by observation in the scientific construction approaches, contributed to comprehend the students' written discourses. We showed the future teachers interpretations diversity: when thinking about the possibility to teach or not modern physics in high school level, after reading a text about this subject; and when writing a text about the role of observation in the scientific research.Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Práticas CulturaisUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Maria José P. M. deNardi, Roberto [UNESP]Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]2014-05-20T13:26:01Z2014-05-20T13:26:01Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article95-109application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200006Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 95-109, 2009.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/831810.1590/S0104-40602009000200006S0104-40602009000200006S0104-40602009000200006.pdf444994778347494518374019491992520000-0002-9985-1475SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:46.309914Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
The interpretations diversity as a teacher education constituting factor: reading and observation
title A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
spellingShingle A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
Almeida, Maria José P. M. de
leitura
observação
interpretação
formação inicial
análise do discurso
reading
observation
interpretation
teacher undergraduate education
discourse analysis
title_short A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
title_full A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
title_fullStr A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
title_full_unstemmed A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
title_sort A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
author Almeida, Maria José P. M. de
author_facet Almeida, Maria José P. M. de
Nardi, Roberto [UNESP]
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria José P. M. de
Nardi, Roberto [UNESP]
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
observação
interpretação
formação inicial
análise do discurso
reading
observation
interpretation
teacher undergraduate education
discourse analysis
topic leitura
observação
interpretação
formação inicial
análise do discurso
reading
observation
interpretation
teacher undergraduate education
discourse analysis
description Neste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T13:26:01Z
2014-05-20T13:26:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200006
Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 95-109, 2009.
0104-4060
http://hdl.handle.net/11449/8318
10.1590/S0104-40602009000200006
S0104-40602009000200006
S0104-40602009000200006.pdf
4449947783474945
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200006
http://hdl.handle.net/11449/8318
identifier_str_mv Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 95-109, 2009.
0104-4060
10.1590/S0104-40602009000200006
S0104-40602009000200006
S0104-40602009000200006.pdf
4449947783474945
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educar em Revista
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95-109
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128380880551936