A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observação
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200006 http://hdl.handle.net/11449/8318 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica. |
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A diversidade de interpretações como fator constituinte da formação docente: leitura e observaçãoThe interpretations diversity as a teacher education constituting factor: reading and observationleituraobservaçãointerpretaçãoformação inicialanálise do discursoreadingobservationinterpretationteacher undergraduate educationdiscourse analysisNeste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica.In this paper we present an analysis of students' interpretations about tasks assigned during two courses taught in undergraduate physics preservice programs, in which we carried out among future physics teachers well distinct activities, one involving reading and another observation. We looked for comprehending their written speech as part of these activities, and to show the diversity of interpretations and the relevance of this task for teachers' initial training. The theoretical support of this study was the discourse analysis approach initiated in France by Michel Pêcheux. The no language transparency consideration and the production conditions, discursive memory and repetition notions, as well as some possible role played by observation in the scientific construction approaches, contributed to comprehend the students' written discourses. We showed the future teachers interpretations diversity: when thinking about the possibility to teach or not modern physics in high school level, after reading a text about this subject; and when writing a text about the role of observation in the scientific research.Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Departamento de Ensino e Práticas CulturaisUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Federal de Uberlândia (UFU), Setor de EducaçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Maria José P. M. deNardi, Roberto [UNESP]Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]2014-05-20T13:26:01Z2014-05-20T13:26:01Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article95-109application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602009000200006Educar em Revista. Setor de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), n. 34, p. 95-109, 2009.0104-4060http://hdl.handle.net/11449/831810.1590/S0104-40602009000200006S0104-40602009000200006S0104-40602009000200006.pdf444994778347494518374019491992520000-0002-9985-1475SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:46.309914Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Neste artigo apresentamos a análise de interpretações de estudantes em trabalhos desenvolvidos em duas disciplinas de cursos de Licenciatura em Física, nas quais realizamos atividades bastante distintas, uma envolvendo a leitura e outra a observação pelos licenciandos. Buscamos compreender falas escritas pelos estudantes como parte dessas atividades, e procuramos evidenciar a diversidade de interpretações e a relevância desse trabalho para a formação inicial. O apoio teórico em que nos sustentamos foi a análise de discurso na vertente originada na França por Michel Pêcheux. A consideração da não transparência da linguagem, e as noções de condições de produção, memória discursiva e repetição, bem como alguns aportes sobre possíveis papéis da observação na construção científica, contribuíram para a compreensão de discursos escritos pelos estudantes. Mostramos a diversidade de interpretações dos licenciados: ao opinarem sobre a possibilidade ou não de se trabalhar a física moderna e contemporânea no ensino médio, depois de lerem um texto envolvendo esse tema, e ao redigirem um texto sobre a observação na pesquisa científica. |
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