As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n30p17 http://hdl.handle.net/11449/124731 |
Resumo: | Since when nurseries and pre-schools were established to serve educationally Brazilian children by Federal Constitution of 1988, advances were taken up claiming the improvement of early childhood education, such as raising the professional training, transfer of funds, construction of schools, as well as legal provisions have been drafted to guide and define the pedagogical practices of early childhood education. This paper intends to discuss the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, which define how they should be organized teaching practice, and examine how the activities should be developed in early childhood education institutions, to objectify the holistic development of children in seeking quality care this stage of basic education. |
id |
UNSP_b13c9d707e0af63ccb4830268a193738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124731 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidadeChildhood Educationcurriculum guidelinespedagogical practicesEducação Infantildiretrizes curricularespráticas pedagógicasSince when nurseries and pre-schools were established to serve educationally Brazilian children by Federal Constitution of 1988, advances were taken up claiming the improvement of early childhood education, such as raising the professional training, transfer of funds, construction of schools, as well as legal provisions have been drafted to guide and define the pedagogical practices of early childhood education. This paper intends to discuss the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, which define how they should be organized teaching practice, and examine how the activities should be developed in early childhood education institutions, to objectify the holistic development of children in seeking quality care this stage of basic education.Desde quando creches e pré-escolas foram instituídas a atender educacionalmente a criança brasileira pela Constituição Federal de 1988, avanços foram tomados em se reivindicar a melhoria da Educação Infantil, como elevação da formação do profissional, repasse de verbas, construção de escolas, como também dispositivos legais foram elaborados para orientarem e definirem as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Neste artigo pretende-se discutir sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que definem como devem ser organizadas as práticas pedagógicas, e analisar de que forma as atividades devem ser desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil, a objetivar o desenvolvimento integral da criança em busca de um atendimento de qualidade desta etapa da educação básica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, Campus Universitário, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, Campus Universitário, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]Angotti, Maristela [UNESP]2015-07-15T18:27:35Z2015-07-15T18:27:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article217-230application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n30p17Zero-a-Seis, v. 16, n. 30, p. 217-230, 2014.1980-4512http://hdl.handle.net/11449/12473110.5007/1980-4512.2014n30p17ISSN1980-4512-2014-16-30-217-230.pdf3130491472026499Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporZero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124731Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:03:33.765201Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade |
title |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade |
spellingShingle |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP] Childhood Education curriculum guidelines pedagogical practices Educação Infantil diretrizes curriculares práticas pedagógicas |
title_short |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade |
title_full |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade |
title_fullStr |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade |
title_full_unstemmed |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade |
title_sort |
As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade |
author |
Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP] |
author_facet |
Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP] Angotti, Maristela [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Angotti, Maristela [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP] Angotti, Maristela [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Childhood Education curriculum guidelines pedagogical practices Educação Infantil diretrizes curriculares práticas pedagógicas |
topic |
Childhood Education curriculum guidelines pedagogical practices Educação Infantil diretrizes curriculares práticas pedagógicas |
description |
Since when nurseries and pre-schools were established to serve educationally Brazilian children by Federal Constitution of 1988, advances were taken up claiming the improvement of early childhood education, such as raising the professional training, transfer of funds, construction of schools, as well as legal provisions have been drafted to guide and define the pedagogical practices of early childhood education. This paper intends to discuss the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, which define how they should be organized teaching practice, and examine how the activities should be developed in early childhood education institutions, to objectify the holistic development of children in seeking quality care this stage of basic education. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-07-15T18:27:35Z 2015-07-15T18:27:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n30p17 Zero-a-Seis, v. 16, n. 30, p. 217-230, 2014. 1980-4512 http://hdl.handle.net/11449/124731 10.5007/1980-4512.2014n30p17 ISSN1980-4512-2014-16-30-217-230.pdf 3130491472026499 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n30p17 http://hdl.handle.net/11449/124731 |
identifier_str_mv |
Zero-a-Seis, v. 16, n. 30, p. 217-230, 2014. 1980-4512 10.5007/1980-4512.2014n30p17 ISSN1980-4512-2014-16-30-217-230.pdf 3130491472026499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Zero-a-Seis |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
217-230 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128601714851840 |