As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Angotti, Maristela [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n30p17
http://hdl.handle.net/11449/124731
Resumo: Since when nurseries and pre-schools were established to serve educationally Brazilian children by Federal Constitution of 1988, advances were taken up claiming the improvement of early childhood education, such as raising the professional training, transfer of funds, construction of schools, as well as legal provisions have been drafted to guide and define the pedagogical practices of early childhood education. This paper intends to discuss the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, which define how they should be organized teaching practice, and examine how the activities should be developed in early childhood education institutions, to objectify the holistic development of children in seeking quality care this stage of basic education.
id UNSP_b13c9d707e0af63ccb4830268a193738
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124731
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidadeChildhood Educationcurriculum guidelinespedagogical practicesEducação Infantildiretrizes curricularespráticas pedagógicasSince when nurseries and pre-schools were established to serve educationally Brazilian children by Federal Constitution of 1988, advances were taken up claiming the improvement of early childhood education, such as raising the professional training, transfer of funds, construction of schools, as well as legal provisions have been drafted to guide and define the pedagogical practices of early childhood education. This paper intends to discuss the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, which define how they should be organized teaching practice, and examine how the activities should be developed in early childhood education institutions, to objectify the holistic development of children in seeking quality care this stage of basic education.Desde quando creches e pré-escolas foram instituídas a atender educacionalmente a criança brasileira pela Constituição Federal de 1988, avanços foram tomados em se reivindicar a melhoria da Educação Infantil, como elevação da formação do profissional, repasse de verbas, construção de escolas, como também dispositivos legais foram elaborados para orientarem e definirem as práticas pedagógicas da Educação Infantil. Neste artigo pretende-se discutir sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que definem como devem ser organizadas as práticas pedagógicas, e analisar de que forma as atividades devem ser desenvolvidas nas instituições de Educação Infantil, a objetivar o desenvolvimento integral da criança em busca de um atendimento de qualidade desta etapa da educação básica.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, Campus Universitário, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rod. Araraquara-Jau, km 1, Campus Universitário, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]Angotti, Maristela [UNESP]2015-07-15T18:27:35Z2015-07-15T18:27:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article217-230application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n30p17Zero-a-Seis, v. 16, n. 30, p. 217-230, 2014.1980-4512http://hdl.handle.net/11449/12473110.5007/1980-4512.2014n30p17ISSN1980-4512-2014-16-30-217-230.pdf3130491472026499Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporZero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124731Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:03:33.765201Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
title As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
spellingShingle As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
Childhood Education
curriculum guidelines
pedagogical practices
Educação Infantil
diretrizes curriculares
práticas pedagógicas
title_short As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
title_full As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
title_fullStr As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
title_full_unstemmed As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
title_sort As diretrizes curriculares nacionais da educação infantil: em busca de um trabalho pedagógico com qualidade
author Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
author_facet Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
Angotti, Maristela [UNESP]
author_role author
author2 Angotti, Maristela [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Alessandra de Carvalho [UNESP]
Angotti, Maristela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Childhood Education
curriculum guidelines
pedagogical practices
Educação Infantil
diretrizes curriculares
práticas pedagógicas
topic Childhood Education
curriculum guidelines
pedagogical practices
Educação Infantil
diretrizes curriculares
práticas pedagógicas
description Since when nurseries and pre-schools were established to serve educationally Brazilian children by Federal Constitution of 1988, advances were taken up claiming the improvement of early childhood education, such as raising the professional training, transfer of funds, construction of schools, as well as legal provisions have been drafted to guide and define the pedagogical practices of early childhood education. This paper intends to discuss the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, which define how they should be organized teaching practice, and examine how the activities should be developed in early childhood education institutions, to objectify the holistic development of children in seeking quality care this stage of basic education.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-15T18:27:35Z
2015-07-15T18:27:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n30p17
Zero-a-Seis, v. 16, n. 30, p. 217-230, 2014.
1980-4512
http://hdl.handle.net/11449/124731
10.5007/1980-4512.2014n30p17
ISSN1980-4512-2014-16-30-217-230.pdf
3130491472026499
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2014n30p17
http://hdl.handle.net/11449/124731
identifier_str_mv Zero-a-Seis, v. 16, n. 30, p. 217-230, 2014.
1980-4512
10.5007/1980-4512.2014n30p17
ISSN1980-4512-2014-16-30-217-230.pdf
3130491472026499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zero-a-Seis
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 217-230
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128601714851840