Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106313
Resumo: A organização curricular e o livro didático são temas pouco abordados nas pesquisas da área de Educação Física escolar. Considera-se que a complexidade do processo educativo e as condições de trabalho exigem que o professor disponha de recursos e instrumentos que o auxiliem na tarefa de ensinar. Nesse sentido, o livro didático pode materializar a organização dos conteúdos curriculares em propostas para auxiliar os professores na prática pedagógica. Além disso, parte-se do princípio de que é fundamental que a organização curricular e a construção desse tipo de material possa acontecer de modo colaborativo entre o meio acadêmico e os professores que atuam nas escolas, valorizando suas experiências e conhecimentos. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar e analisar o processo de construção coletiva de um livro didático de voleibol, apresentando uma proposta de organização curricular desse conteúdo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir do conhecimento dos professores e da produção acadêmica da área da Educação Física. Buscou-se ainda implementar e avaliar os usos do material do 6º ano na prática pedagógica de uma das professoras participantes da pesquisa. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, com referencial teórico na pesquisa-ação, enfoque metodológico que permitiu a realização de encontros com seis professores de Educação Física que atuam em escolas e outras áreas com o ensino do voleibol. Ao término dos encontros, as aulas elaboradas para o 6º ano foram aplicadas por uma das professoras do grupo e observadas pela pesquisadora. Os resultados dos encontros e da aplicação das aulas indicaram que as principais dificuldades dos professores relacionaram-se às condições de trabalho e formação inicial e continuada. As condições de trabalho implicam na...
id UNSP_b17ea469035abd0e2b0e2efa82697ea1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106313
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibolEducação física - Estudo e ensinoLivros didaticos - OrganizaçãoEducação fisica - Livros didáticosVoleibolA organização curricular e o livro didático são temas pouco abordados nas pesquisas da área de Educação Física escolar. Considera-se que a complexidade do processo educativo e as condições de trabalho exigem que o professor disponha de recursos e instrumentos que o auxiliem na tarefa de ensinar. Nesse sentido, o livro didático pode materializar a organização dos conteúdos curriculares em propostas para auxiliar os professores na prática pedagógica. Além disso, parte-se do princípio de que é fundamental que a organização curricular e a construção desse tipo de material possa acontecer de modo colaborativo entre o meio acadêmico e os professores que atuam nas escolas, valorizando suas experiências e conhecimentos. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar e analisar o processo de construção coletiva de um livro didático de voleibol, apresentando uma proposta de organização curricular desse conteúdo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir do conhecimento dos professores e da produção acadêmica da área da Educação Física. Buscou-se ainda implementar e avaliar os usos do material do 6º ano na prática pedagógica de uma das professoras participantes da pesquisa. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, com referencial teórico na pesquisa-ação, enfoque metodológico que permitiu a realização de encontros com seis professores de Educação Física que atuam em escolas e outras áreas com o ensino do voleibol. Ao término dos encontros, as aulas elaboradas para o 6º ano foram aplicadas por uma das professoras do grupo e observadas pela pesquisadora. Os resultados dos encontros e da aplicação das aulas indicaram que as principais dificuldades dos professores relacionaram-se às condições de trabalho e formação inicial e continuada. As condições de trabalho implicam na...The curricular organization and textbooks are topics that haven’t been much addressed in Academic Physical Education researches. It has been considerate the complexity of the educational process and the working conditions which require the teachers have the resources and tools to assist them in the task of teaching. Beyond that, the textbook can materialize the organization of the curricular content in proposals to help teachers on the pedagogical practice. Moreover, it starts from the principle that is essential that the curricular organization and the construction of this kind of material can happen with the cooperation between the academic entourage and teachers who work in the schools, highlighting their knowledge and experiences. The goal of this research was to develop and analyze the process of a collective construction of a volleyball textbook, presenting a proposal of a curricular organization of this content from 6th to 9th grade at Elementary School, from the knowledge of teachers and academic production in Physical Education area. We have also searched implement and evaluate the usage of the 6th grade material at the pedagogical practice in a teacher which was taking part in the research. The methodology used was the qualitative research, with the theoretical reference in the action research, the methodological approach allowed to make meetings with six Physical Education teachers who work in schools and other areas where volleyball is taught. At the end of the meetings, the classes prepared for the 6th grade were applied for one of the teachers from the group and observed by the researcher. The results of the meetings and appliance of the classes indicated that the main difficulties of the teachers were due to the conditions of the work and the initial and the continuous training. The working condition involves... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]2014-06-11T19:35:37Z2014-06-11T19:35:37Z2012-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis321 f. : il., tabs.application/pdfIMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 321 f. Tese - (doutorado ) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/106313000701803impolcetto_fm_dr_rcla.pdf33004137066P582351948325378240000-0003-0463-0125Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:16:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106313Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:38:17.711477Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol
title Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol
spellingShingle Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol
Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Livros didaticos - Organização
Educação fisica - Livros didáticos
Voleibol
title_short Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol
title_full Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol
title_fullStr Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol
title_full_unstemmed Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol
title_sort Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol
author Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
author_facet Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Impolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Livros didaticos - Organização
Educação fisica - Livros didáticos
Voleibol
topic Educação física - Estudo e ensino
Livros didaticos - Organização
Educação fisica - Livros didáticos
Voleibol
description A organização curricular e o livro didático são temas pouco abordados nas pesquisas da área de Educação Física escolar. Considera-se que a complexidade do processo educativo e as condições de trabalho exigem que o professor disponha de recursos e instrumentos que o auxiliem na tarefa de ensinar. Nesse sentido, o livro didático pode materializar a organização dos conteúdos curriculares em propostas para auxiliar os professores na prática pedagógica. Além disso, parte-se do princípio de que é fundamental que a organização curricular e a construção desse tipo de material possa acontecer de modo colaborativo entre o meio acadêmico e os professores que atuam nas escolas, valorizando suas experiências e conhecimentos. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar e analisar o processo de construção coletiva de um livro didático de voleibol, apresentando uma proposta de organização curricular desse conteúdo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a partir do conhecimento dos professores e da produção acadêmica da área da Educação Física. Buscou-se ainda implementar e avaliar os usos do material do 6º ano na prática pedagógica de uma das professoras participantes da pesquisa. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, com referencial teórico na pesquisa-ação, enfoque metodológico que permitiu a realização de encontros com seis professores de Educação Física que atuam em escolas e outras áreas com o ensino do voleibol. Ao término dos encontros, as aulas elaboradas para o 6º ano foram aplicadas por uma das professoras do grupo e observadas pela pesquisadora. Os resultados dos encontros e da aplicação das aulas indicaram que as principais dificuldades dos professores relacionaram-se às condições de trabalho e formação inicial e continuada. As condições de trabalho implicam na...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-05
2014-06-11T19:35:37Z
2014-06-11T19:35:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 321 f. Tese - (doutorado ) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/106313
000701803
impolcetto_fm_dr_rcla.pdf
33004137066P5
8235194832537824
0000-0003-0463-0125
identifier_str_mv IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Livro didático como tecnologia educacional: uma proposta de construção coletiva para a organização curricular do conteúdo voleibol. 2012. 321 f. Tese - (doutorado ) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000701803
impolcetto_fm_dr_rcla.pdf
33004137066P5
8235194832537824
0000-0003-0463-0125
url http://hdl.handle.net/11449/106313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 321 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129230356086784