Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255589 |
Resumo: | Este trabalho aborda uma experiência vivida a partir do meu trabalho de artista, professora de arte e pesquisadora, e das minhas produções com a linguagem da fotografia. Discorro, aqui, sobre alguns dos meus processos artísticos e de algumas poéticas que participam da minha história e atuaram de maneira fundamental na construção da minha identidade, autonomia e pensamento crítico. Em seguida, apresento uma sequência didática criada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, baseada nas minhas vivências, partindo da leitura de imagens e do desenvolvimento de procedimentos criativos que podem enriquecer o processo de construção identitária dos(as) estudantes, alimentando o repertório imagético dos mesmos e potencializando a imaginação, por meio de uma metodologia de acesso à arte, da nutrição estética, e da possibilidade de encantamento durante os encontros, valorizando, assim, as suas criações. As situações de aprendizagem citadas aqui, passaram-se na escola rural E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, que está situada na região sudeste do município de Suzano, cidade localizada na região do Alto Tietê, em São Paulo, e foram realizadas para o Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES. A pesquisa é de âmbito qualitativa, embasada em autores do campo da fotografia, da arte e da arte/educação, fundamentando-se também em documentos oficiais. Anseio possibilitar experiências sensíveis neste lugar que é o da educação, desenvolvendo uma aprendizagem significativa, crítica, libertadora e autônoma, estreitando as relações entre educando, educadora, escola, arte e comunidade. |
id |
UNSP_b1f30ede448e396df6ab3d83c1d5e175 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/255589 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidadeReading and image creation: enchantment and identityFotografiaLeitura de imagemArte/educaçãoEncantamentoMemóriaIdentidadeCorpoEste trabalho aborda uma experiência vivida a partir do meu trabalho de artista, professora de arte e pesquisadora, e das minhas produções com a linguagem da fotografia. Discorro, aqui, sobre alguns dos meus processos artísticos e de algumas poéticas que participam da minha história e atuaram de maneira fundamental na construção da minha identidade, autonomia e pensamento crítico. Em seguida, apresento uma sequência didática criada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, baseada nas minhas vivências, partindo da leitura de imagens e do desenvolvimento de procedimentos criativos que podem enriquecer o processo de construção identitária dos(as) estudantes, alimentando o repertório imagético dos mesmos e potencializando a imaginação, por meio de uma metodologia de acesso à arte, da nutrição estética, e da possibilidade de encantamento durante os encontros, valorizando, assim, as suas criações. As situações de aprendizagem citadas aqui, passaram-se na escola rural E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, que está situada na região sudeste do município de Suzano, cidade localizada na região do Alto Tietê, em São Paulo, e foram realizadas para o Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES. A pesquisa é de âmbito qualitativa, embasada em autores do campo da fotografia, da arte e da arte/educação, fundamentando-se também em documentos oficiais. Anseio possibilitar experiências sensíveis neste lugar que é o da educação, desenvolvendo uma aprendizagem significativa, crítica, libertadora e autônoma, estreitando as relações entre educando, educadora, escola, arte e comunidade.This work addresses an experience based on my work as an artist, art teacher and researcher, and my productions using the language of photography. Here, I discuss some of my artistic processes and some poetics that participate in my history and played a fundamental role in the construction of my identity, autonomy and critical thinking. Next, I present a didactic sequence created for students in the 5th year of Elementary School, based on my experiences, starting from the reading of images and the development of creative procedures that can enrich the students' identity construction process, feeding the repertoire their imagery and enhancing their imagination, through a methodology of access to art, aesthetic nutrition, and the possibility of enchantment during meetings, thus valuing their creations. The learning situations mentioned here took place at the rural school E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, which is located in the southeast region of the municipality of Suzano, a city located in the Alto Tietê region, in São Paulo, and were carried out for the Institute of Arts at the Universidade Estadual Paulista in the Professional Master's Degree in Arts – PROF-ARTES. The research is qualitative in scope, based on authors from the fields of photography, art and art/education, also based on official documents. I hope to enable sensitive experiences in this place of education, developing meaningful, critical, liberating and autonomous learning, strengthening relationships between the student, educator, school, art and community.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Pio de Sousa [UNESP]Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP]2024-05-13T14:17:34Z2024-05-13T14:17:34Z2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Francisca Joelma Gonçalves. Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2555891035099379719470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-14T06:43:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:09:57.173250Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade Reading and image creation: enchantment and identity |
title |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade |
spellingShingle |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP] Fotografia Leitura de imagem Arte/educação Encantamento Memória Identidade Corpo |
title_short |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade |
title_full |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade |
title_fullStr |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade |
title_full_unstemmed |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade |
title_sort |
Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade |
author |
Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP] |
author_facet |
Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santana, Pio de Sousa [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Leitura de imagem Arte/educação Encantamento Memória Identidade Corpo |
topic |
Fotografia Leitura de imagem Arte/educação Encantamento Memória Identidade Corpo |
description |
Este trabalho aborda uma experiência vivida a partir do meu trabalho de artista, professora de arte e pesquisadora, e das minhas produções com a linguagem da fotografia. Discorro, aqui, sobre alguns dos meus processos artísticos e de algumas poéticas que participam da minha história e atuaram de maneira fundamental na construção da minha identidade, autonomia e pensamento crítico. Em seguida, apresento uma sequência didática criada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, baseada nas minhas vivências, partindo da leitura de imagens e do desenvolvimento de procedimentos criativos que podem enriquecer o processo de construção identitária dos(as) estudantes, alimentando o repertório imagético dos mesmos e potencializando a imaginação, por meio de uma metodologia de acesso à arte, da nutrição estética, e da possibilidade de encantamento durante os encontros, valorizando, assim, as suas criações. As situações de aprendizagem citadas aqui, passaram-se na escola rural E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, que está situada na região sudeste do município de Suzano, cidade localizada na região do Alto Tietê, em São Paulo, e foram realizadas para o Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES. A pesquisa é de âmbito qualitativa, embasada em autores do campo da fotografia, da arte e da arte/educação, fundamentando-se também em documentos oficiais. Anseio possibilitar experiências sensíveis neste lugar que é o da educação, desenvolvendo uma aprendizagem significativa, crítica, libertadora e autônoma, estreitando as relações entre educando, educadora, escola, arte e comunidade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-13T14:17:34Z 2024-05-13T14:17:34Z 2024-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Francisca Joelma Gonçalves. Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024. https://hdl.handle.net/11449/255589 1035099379719470 |
identifier_str_mv |
LIMA, Francisca Joelma Gonçalves. Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024. 1035099379719470 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/255589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129398987030528 |