Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nayara Cristina Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213710
Resumo: Esta pesquisa busca analisar, com base teórico-metodológica nos estudos da Análise Dialógica do Discurso, como a subjetividade aparece na escrita acadêmica, em especial em Monografias de Final de Curso dos cursos de Letras pertencentes a cinco IES públicas brasileiras – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB e UFBA – no período de 2015 e 2016. A pesquisa realizou a análise das seções “Resumo” e “Introdução”, a fim de compreender como a subjetividade se constitui nos enunciados a partir de aspectos linguísticos e da construção de sentido na relação entre sujeito autor e os textos por ele produzidos. Como base teórico-metodológica foram utilizados os escritos de Bakhtin e do Círculo, assim como seus comentadores, além de autores que versam sobre a questão da subjetividade em contexto acadêmico-científico. Também foram utilizados para contextualizar as discussões e as análises os manuais de orientação sobre a escrita da monografia, pertencentes a cada uma das IES que compõem o corpus da pesquisa. A análise dos enunciados propostos possibilitou a compreensão de como a subjetividade se constitui no texto acadêmico-científico, a partir dos gêneros resumo e monografia de final de curso e que parte das relações e respostas do sujeito autor à uma visão sobre esse tipo de texto dentro de um campo de atividade, o campo acadêmico-científico. O estudo busca contribuir para as discussões sobre gênero do discurso e subjetividade na perspectiva dialógica e para o entendimento de como os sujeitos (pesquisadores principiantes) se constituem a partir da relação com o texto acadêmico-científico.
id UNSP_b2547e8a733d8ae6e8fd12e099e22144
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213710
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de LetrasSubjectivity and academic writing: an language degree students' end of course monographs analysisSubjetividadeMonografias de final de cursoGêneros do discursoEstudos BakhtinianosSubjectivityEnd of Course MonographsDiscourse genresBakhtinian studiesEsta pesquisa busca analisar, com base teórico-metodológica nos estudos da Análise Dialógica do Discurso, como a subjetividade aparece na escrita acadêmica, em especial em Monografias de Final de Curso dos cursos de Letras pertencentes a cinco IES públicas brasileiras – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB e UFBA – no período de 2015 e 2016. A pesquisa realizou a análise das seções “Resumo” e “Introdução”, a fim de compreender como a subjetividade se constitui nos enunciados a partir de aspectos linguísticos e da construção de sentido na relação entre sujeito autor e os textos por ele produzidos. Como base teórico-metodológica foram utilizados os escritos de Bakhtin e do Círculo, assim como seus comentadores, além de autores que versam sobre a questão da subjetividade em contexto acadêmico-científico. Também foram utilizados para contextualizar as discussões e as análises os manuais de orientação sobre a escrita da monografia, pertencentes a cada uma das IES que compõem o corpus da pesquisa. A análise dos enunciados propostos possibilitou a compreensão de como a subjetividade se constitui no texto acadêmico-científico, a partir dos gêneros resumo e monografia de final de curso e que parte das relações e respostas do sujeito autor à uma visão sobre esse tipo de texto dentro de um campo de atividade, o campo acadêmico-científico. O estudo busca contribuir para as discussões sobre gênero do discurso e subjetividade na perspectiva dialógica e para o entendimento de como os sujeitos (pesquisadores principiantes) se constituem a partir da relação com o texto acadêmico-científico.This research intends to analyze, with a theoretical and methodological based on the Dialogical Discourse Analysis, how subjectivity appears in academic writing, specially in monographs at the end of Language degree which belong to five brazilian public universities – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB and UFBA – in the period of 2016 and 2016. The research realized the analysis of the sections “Abstract” and “Introduction”, with the purpose of knowing how subjectivity is constituted in the utterances considering linguistics aspects and building of sense in the author subject relation with the texts he produces. A theoretical and methodological base was used in the Bakhtin and Circle writings, as well as his commentators and authors who study the subjectivity issue in the scholar and scientific context. Also, was used to contextualize the discussions and analysis, the universities instruction manuals about monographs, which belong to the universities of our research corpus. The utterance analysis made it possible the comprehension of how subjectivity is constituted in the scholar and scientific writing from the genres Abstract and monograph which comes from the author subject relations and answers to a vision about this kind of text inside the scholar and scientific field. The research intends to contribute for the discussions about discourse genre and subjectivity in the dialogical perspective and for the comprehension of how the subjects (beginner researcher) are constituted from the relation with the scholar and scientific text.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Marina Célia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Nayara Cristina Silva [UNESP]2021-07-28T18:48:10Z2021-07-28T18:48:10Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21371033004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213710Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:11:24.787983Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
Subjectivity and academic writing: an language degree students' end of course monographs analysis
title Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
spellingShingle Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
Ribeiro, Nayara Cristina Silva [UNESP]
Subjetividade
Monografias de final de curso
Gêneros do discurso
Estudos Bakhtinianos
Subjectivity
End of Course Monographs
Discourse genres
Bakhtinian studies
title_short Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
title_full Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
title_fullStr Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
title_full_unstemmed Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
title_sort Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
author Ribeiro, Nayara Cristina Silva [UNESP]
author_facet Ribeiro, Nayara Cristina Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendonça, Marina Célia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nayara Cristina Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Monografias de final de curso
Gêneros do discurso
Estudos Bakhtinianos
Subjectivity
End of Course Monographs
Discourse genres
Bakhtinian studies
topic Subjetividade
Monografias de final de curso
Gêneros do discurso
Estudos Bakhtinianos
Subjectivity
End of Course Monographs
Discourse genres
Bakhtinian studies
description Esta pesquisa busca analisar, com base teórico-metodológica nos estudos da Análise Dialógica do Discurso, como a subjetividade aparece na escrita acadêmica, em especial em Monografias de Final de Curso dos cursos de Letras pertencentes a cinco IES públicas brasileiras – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB e UFBA – no período de 2015 e 2016. A pesquisa realizou a análise das seções “Resumo” e “Introdução”, a fim de compreender como a subjetividade se constitui nos enunciados a partir de aspectos linguísticos e da construção de sentido na relação entre sujeito autor e os textos por ele produzidos. Como base teórico-metodológica foram utilizados os escritos de Bakhtin e do Círculo, assim como seus comentadores, além de autores que versam sobre a questão da subjetividade em contexto acadêmico-científico. Também foram utilizados para contextualizar as discussões e as análises os manuais de orientação sobre a escrita da monografia, pertencentes a cada uma das IES que compõem o corpus da pesquisa. A análise dos enunciados propostos possibilitou a compreensão de como a subjetividade se constitui no texto acadêmico-científico, a partir dos gêneros resumo e monografia de final de curso e que parte das relações e respostas do sujeito autor à uma visão sobre esse tipo de texto dentro de um campo de atividade, o campo acadêmico-científico. O estudo busca contribuir para as discussões sobre gênero do discurso e subjetividade na perspectiva dialógica e para o entendimento de como os sujeitos (pesquisadores principiantes) se constituem a partir da relação com o texto acadêmico-científico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-28T18:48:10Z
2021-07-28T18:48:10Z
2021-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213710
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/213710
identifier_str_mv 33004030009P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128769116864512