Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de Letras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213710 |
Resumo: | Esta pesquisa busca analisar, com base teórico-metodológica nos estudos da Análise Dialógica do Discurso, como a subjetividade aparece na escrita acadêmica, em especial em Monografias de Final de Curso dos cursos de Letras pertencentes a cinco IES públicas brasileiras – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB e UFBA – no período de 2015 e 2016. A pesquisa realizou a análise das seções “Resumo” e “Introdução”, a fim de compreender como a subjetividade se constitui nos enunciados a partir de aspectos linguísticos e da construção de sentido na relação entre sujeito autor e os textos por ele produzidos. Como base teórico-metodológica foram utilizados os escritos de Bakhtin e do Círculo, assim como seus comentadores, além de autores que versam sobre a questão da subjetividade em contexto acadêmico-científico. Também foram utilizados para contextualizar as discussões e as análises os manuais de orientação sobre a escrita da monografia, pertencentes a cada uma das IES que compõem o corpus da pesquisa. A análise dos enunciados propostos possibilitou a compreensão de como a subjetividade se constitui no texto acadêmico-científico, a partir dos gêneros resumo e monografia de final de curso e que parte das relações e respostas do sujeito autor à uma visão sobre esse tipo de texto dentro de um campo de atividade, o campo acadêmico-científico. O estudo busca contribuir para as discussões sobre gênero do discurso e subjetividade na perspectiva dialógica e para o entendimento de como os sujeitos (pesquisadores principiantes) se constituem a partir da relação com o texto acadêmico-científico. |
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Subjetividade e escrita acadêmica: uma análise de monografias de final de curso de alunos de LetrasSubjectivity and academic writing: an language degree students' end of course monographs analysisSubjetividadeMonografias de final de cursoGêneros do discursoEstudos BakhtinianosSubjectivityEnd of Course MonographsDiscourse genresBakhtinian studiesEsta pesquisa busca analisar, com base teórico-metodológica nos estudos da Análise Dialógica do Discurso, como a subjetividade aparece na escrita acadêmica, em especial em Monografias de Final de Curso dos cursos de Letras pertencentes a cinco IES públicas brasileiras – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB e UFBA – no período de 2015 e 2016. A pesquisa realizou a análise das seções “Resumo” e “Introdução”, a fim de compreender como a subjetividade se constitui nos enunciados a partir de aspectos linguísticos e da construção de sentido na relação entre sujeito autor e os textos por ele produzidos. Como base teórico-metodológica foram utilizados os escritos de Bakhtin e do Círculo, assim como seus comentadores, além de autores que versam sobre a questão da subjetividade em contexto acadêmico-científico. Também foram utilizados para contextualizar as discussões e as análises os manuais de orientação sobre a escrita da monografia, pertencentes a cada uma das IES que compõem o corpus da pesquisa. A análise dos enunciados propostos possibilitou a compreensão de como a subjetividade se constitui no texto acadêmico-científico, a partir dos gêneros resumo e monografia de final de curso e que parte das relações e respostas do sujeito autor à uma visão sobre esse tipo de texto dentro de um campo de atividade, o campo acadêmico-científico. O estudo busca contribuir para as discussões sobre gênero do discurso e subjetividade na perspectiva dialógica e para o entendimento de como os sujeitos (pesquisadores principiantes) se constituem a partir da relação com o texto acadêmico-científico.This research intends to analyze, with a theoretical and methodological based on the Dialogical Discourse Analysis, how subjectivity appears in academic writing, specially in monographs at the end of Language degree which belong to five brazilian public universities – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB and UFBA – in the period of 2016 and 2016. The research realized the analysis of the sections “Abstract” and “Introduction”, with the purpose of knowing how subjectivity is constituted in the utterances considering linguistics aspects and building of sense in the author subject relation with the texts he produces. A theoretical and methodological base was used in the Bakhtin and Circle writings, as well as his commentators and authors who study the subjectivity issue in the scholar and scientific context. Also, was used to contextualize the discussions and analysis, the universities instruction manuals about monographs, which belong to the universities of our research corpus. The utterance analysis made it possible the comprehension of how subjectivity is constituted in the scholar and scientific writing from the genres Abstract and monograph which comes from the author subject relations and answers to a vision about this kind of text inside the scholar and scientific field. The research intends to contribute for the discussions about discourse genre and subjectivity in the dialogical perspective and for the comprehension of how the subjects (beginner researcher) are constituted from the relation with the scholar and scientific text.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Marina Célia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Nayara Cristina Silva [UNESP]2021-07-28T18:48:10Z2021-07-28T18:48:10Z2021-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21371033004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213710Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:11:24.787983Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta pesquisa busca analisar, com base teórico-metodológica nos estudos da Análise Dialógica do Discurso, como a subjetividade aparece na escrita acadêmica, em especial em Monografias de Final de Curso dos cursos de Letras pertencentes a cinco IES públicas brasileiras – UNICAMP, UFRJ, UFRGS, UnB e UFBA – no período de 2015 e 2016. A pesquisa realizou a análise das seções “Resumo” e “Introdução”, a fim de compreender como a subjetividade se constitui nos enunciados a partir de aspectos linguísticos e da construção de sentido na relação entre sujeito autor e os textos por ele produzidos. Como base teórico-metodológica foram utilizados os escritos de Bakhtin e do Círculo, assim como seus comentadores, além de autores que versam sobre a questão da subjetividade em contexto acadêmico-científico. Também foram utilizados para contextualizar as discussões e as análises os manuais de orientação sobre a escrita da monografia, pertencentes a cada uma das IES que compõem o corpus da pesquisa. A análise dos enunciados propostos possibilitou a compreensão de como a subjetividade se constitui no texto acadêmico-científico, a partir dos gêneros resumo e monografia de final de curso e que parte das relações e respostas do sujeito autor à uma visão sobre esse tipo de texto dentro de um campo de atividade, o campo acadêmico-científico. O estudo busca contribuir para as discussões sobre gênero do discurso e subjetividade na perspectiva dialógica e para o entendimento de como os sujeitos (pesquisadores principiantes) se constituem a partir da relação com o texto acadêmico-científico. |
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