A inserção dos computadores nas aulas de matemática: perspectivas a partir de um estudo na cidade de Rio Claro
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141636 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é discutir sobre uma evidenciada desarticulação entre a formação inicial do professor de matemática e a inserção dos computadores nas aulas de matemática. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, pois estamos interessados em compreender aspectos referentes a um determinado grupo social composto por professores de matemática, dentro de um determinado contexto, que, a saber, é a cidade de Rio claro. Os dados do artigo são compostos por questionários, os quais foram aplicados a professores de sete escolas públicas de Rio Claro onde as perguntas solicitavam informações sobre a formação do professor para o uso da tecnologia e sobre como se dava a prática pedagógica caso ocorresse à inserção da mesma. Dentre os referenciais teóricos estamos nos baseando em Borba e Penteado (2001), que argumentam em que argumentam que a informática deve ser um direito de todos, tendo a escola pública e privada o dever de proporcionar ao estudante uma educação que legitime ao menos uma alfabetização tecnológica. Como parte de nossos resultados, evidenciamos que a problemática mais relatada pelos professores que desmotivam o uso do computador está relacionado com a falta de computadores nas escolas e a qualidade dos mesmos. Observamos casos onde o professor possui formação para o uso das tecnologias em sua prática pedagógica, porém não as utiliza por tal problemática mencionada. |
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A inserção dos computadores nas aulas de matemática: perspectivas a partir de um estudo na cidade de Rio ClaroO objetivo desse artigo é discutir sobre uma evidenciada desarticulação entre a formação inicial do professor de matemática e a inserção dos computadores nas aulas de matemática. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, pois estamos interessados em compreender aspectos referentes a um determinado grupo social composto por professores de matemática, dentro de um determinado contexto, que, a saber, é a cidade de Rio claro. Os dados do artigo são compostos por questionários, os quais foram aplicados a professores de sete escolas públicas de Rio Claro onde as perguntas solicitavam informações sobre a formação do professor para o uso da tecnologia e sobre como se dava a prática pedagógica caso ocorresse à inserção da mesma. Dentre os referenciais teóricos estamos nos baseando em Borba e Penteado (2001), que argumentam em que argumentam que a informática deve ser um direito de todos, tendo a escola pública e privada o dever de proporcionar ao estudante uma educação que legitime ao menos uma alfabetização tecnológica. Como parte de nossos resultados, evidenciamos que a problemática mais relatada pelos professores que desmotivam o uso do computador está relacionado com a falta de computadores nas escolas e a qualidade dos mesmos. Observamos casos onde o professor possui formação para o uso das tecnologias em sua prática pedagógica, porém não as utiliza por tal problemática mencionada.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Adriano da [UNESP]Chinelatto, Tiago Giorgetti [UNESP]Zampieri, Maria Teresa [UNESP]Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]2016-07-19T12:59:50Z2016-07-19T12:59:50Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3405-3414application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3405-34142357-7819http://hdl.handle.net/11449/141636ISSN2357-7819-2014-3405-3414.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-29T14:59:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141636Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:35.423988Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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