Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nagila Garcia Galan de [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/132101
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854718.pdf
Resumo: Qualitative study which aimed at analyzing the meanings of teaching/learning methodologies among teachers and undergraduate nursing students/UNESP/Botucatu. The study used interviews and analysis of the technique of the Discourse of the Collective Subject, structured in the context of the Theory of Social Representations. Two main ideas were found related to perception of students and teachers. One was that knowledge is constructed from the student, experienced, significant and the social interactions constructed between actors, where the student is active and participative. The second was that learning comes from a vertical interaction, without interactivity, built with passive actors, valuing the content and not the senses. There was the concern and commitment of teachers in adapting an active teaching methodology that brought up the students interest in learning, so it becomes necessary to break with the traditional paradigm of education and adopt a modern, interactive and meaningful posture
id UNSP_b2865147819764a6e29b807115af2654
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/132101
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagemEnfermagem - EducaçãoPercepçãoAprendizagemEnsino superiorEducation, HigherNursingQualitative study which aimed at analyzing the meanings of teaching/learning methodologies among teachers and undergraduate nursing students/UNESP/Botucatu. The study used interviews and analysis of the technique of the Discourse of the Collective Subject, structured in the context of the Theory of Social Representations. Two main ideas were found related to perception of students and teachers. One was that knowledge is constructed from the student, experienced, significant and the social interactions constructed between actors, where the student is active and participative. The second was that learning comes from a vertical interaction, without interactivity, built with passive actors, valuing the content and not the senses. There was the concern and commitment of teachers in adapting an active teaching methodology that brought up the students interest in learning, so it becomes necessary to break with the traditional paradigm of education and adopt a modern, interactive and meaningful postureEstudo qualitativo, que teve como objetivo analisar as significações das metodologias de ensino/aprendizagem entre professores e alunos de graduação em enfermagem/UNESP/Botucatu, por meio da entrevista e análise da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, estruturado à luz da Teoria das Representações Sociais. Constatou-se que na percepção de alunos e professores há duas ideias principais. Uma primeira de que o conhecimento é construído a partir do aluno, vivenciado, significativo e as interações sociais construídas entre os atores, onde o aluno é sujeito ativo e coparticipante. A segunda de que o aprendizado surge de uma interação vertical, sem interatividade, construída com sujeitos passivos, valorizando os conteúdos e não os sentidos. Houve a preocupação e o empenho dos professores em adequar uma metodologia de ensino ativa que desperte o interesse dos alunos em aprender, para isso se torna necessário romper com o tradicional paradigma de educação e adotar uma postura moderna, interativa e significativaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Nagila Garcia Galan de [UNESP]2015-12-10T14:23:53Z2015-12-10T14:23:53Z2015-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis50 f.application/pdfOLIVEIRA, Nagila Garcia Galan de. Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem. 2015. 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2015.http://hdl.handle.net/11449/132101000854718http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854718.pdf33004064081P00448759379310369Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-02T18:08:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-02T18:08:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem
title Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem
Oliveira, Nagila Garcia Galan de [UNESP]
Enfermagem - Educação
Percepção
Aprendizagem
Ensino superior
Education, Higher
Nursing
title_short Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem
title_full Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem
title_sort Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem
author Oliveira, Nagila Garcia Galan de [UNESP]
author_facet Oliveira, Nagila Garcia Galan de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nagila Garcia Galan de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem - Educação
Percepção
Aprendizagem
Ensino superior
Education, Higher
Nursing
topic Enfermagem - Educação
Percepção
Aprendizagem
Ensino superior
Education, Higher
Nursing
description Qualitative study which aimed at analyzing the meanings of teaching/learning methodologies among teachers and undergraduate nursing students/UNESP/Botucatu. The study used interviews and analysis of the technique of the Discourse of the Collective Subject, structured in the context of the Theory of Social Representations. Two main ideas were found related to perception of students and teachers. One was that knowledge is constructed from the student, experienced, significant and the social interactions constructed between actors, where the student is active and participative. The second was that learning comes from a vertical interaction, without interactivity, built with passive actors, valuing the content and not the senses. There was the concern and commitment of teachers in adapting an active teaching methodology that brought up the students interest in learning, so it becomes necessary to break with the traditional paradigm of education and adopt a modern, interactive and meaningful posture
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:23:53Z
2015-12-10T14:23:53Z
2015-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Nagila Garcia Galan de. Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem. 2015. 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/132101
000854718
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854718.pdf
33004064081P0
0448759379310369
identifier_str_mv OLIVEIRA, Nagila Garcia Galan de. Significações das metodologias de ensino aprendizagem para professores e alunos do curso de graduação em enfermagem. 2015. 50 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2015.
000854718
33004064081P0
0448759379310369
url http://hdl.handle.net/11449/132101
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854718.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021402085949440