Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Bárbara Cortella [UNESP], Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740
http://hdl.handle.net/11449/115258
Resumo: Although the Normal School of São Paulo has been the subject of many important studies and research in the history of Brazilian education, there are still underexplored specific aspects of teacher education with regard to teach‑ ing reading and writing. Aiming to contribute to the understanding of these aspects, this article is focused on teachers education for the initial teaching of reading and writing in the context of the attempts to regulate and reform public education that were implemented in São Paulo Province/State, from the 1880s, with the reopening of the Normal School of São Paulo.
id UNSP_b297b23d5b8894738bb476e5b07e1bc1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115258
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasilalfabetizaçãoformação de alfabetizadoreshistória da alfabetizaçãoAlthough the Normal School of São Paulo has been the subject of many important studies and research in the history of Brazilian education, there are still underexplored specific aspects of teacher education with regard to teach‑ ing reading and writing. Aiming to contribute to the understanding of these aspects, this article is focused on teachers education for the initial teaching of reading and writing in the context of the attempts to regulate and reform public education that were implemented in São Paulo Province/State, from the 1880s, with the reopening of the Normal School of São Paulo.Bien que l’Ecole Normale de São Paulo ait été sujette à beaucoup et d’impor‑ tantes études et recherches dans le domaine de l’histoire de l’éducation brésilienne, on a constaté qu’étaient encore peu exploités les aspects spéci‑ fiques de la formation de ces professeurs, en ce qui concerne leurs fonctions d’enseigner à lire et écrire. Afin de contribuer à la compréhension de ces aspects, on se concentre, dans cet article, sur la formation des instituteurs (chargés aussi de l’enseignement primaire de la lecture et de l’écriture), dans le contexte des tentatives menées pour réglementer et réformer l’instruction publique qui ont été instituées dans la Province/État de São Paulo, depuis la décennie de 1880, avec la réouverture définitive de l’École Normale localisée dans la capitale paulisteApesar de a Escola Normal de São Paulo ter sido objeto de muitos e importantes estudos e pesquisas no campo da história da educação brasileira, encontram-se ainda pouco explorados os aspetos específicos da formação desses professores, no que se refere a sua atribuição de ensinar a ler e a escrever. Com o objetivo de contribuir para a compreensão desses aspetos, focaliza-se, neste artigo, a formação de professores para o ensino inicial da leitura e escrita, no contexto das tentativas de regulamentar e reformar a instrução pública que se implementaram na Província/Estado de São Paulo, a partir da década de 1880, com a reabertura definitiva da Escola Normal situada na capital paulista.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]Pereira, Bárbara Cortella [UNESP]Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP]2015-02-24T13:57:55Z2015-02-24T13:57:55Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article109-128application/pdfhttp://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, n. 46, p. 109-128, 2012.0870-418Xhttp://hdl.handle.net/11449/115258ISSN0870418X-2012-02-46-109-128.pdf661537449087959971590182563715711522160458019383Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Portuguesa de Pedagogiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
title Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
spellingShingle Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
alfabetização
formação de alfabetizadores
história da alfabetização
title_short Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
title_full Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
title_fullStr Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
title_full_unstemmed Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
title_sort Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
author Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
author_facet Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
Pereira, Bárbara Cortella [UNESP]
Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP]
author_role author
author2 Pereira, Bárbara Cortella [UNESP]
Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
Pereira, Bárbara Cortella [UNESP]
Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
formação de alfabetizadores
história da alfabetização
topic alfabetização
formação de alfabetizadores
história da alfabetização
description Although the Normal School of São Paulo has been the subject of many important studies and research in the history of Brazilian education, there are still underexplored specific aspects of teacher education with regard to teach‑ ing reading and writing. Aiming to contribute to the understanding of these aspects, this article is focused on teachers education for the initial teaching of reading and writing in the context of the attempts to regulate and reform public education that were implemented in São Paulo Province/State, from the 1880s, with the reopening of the Normal School of São Paulo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-02-24T13:57:55Z
2015-02-24T13:57:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740
Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, n. 46, p. 109-128, 2012.
0870-418X
http://hdl.handle.net/11449/115258
ISSN0870418X-2012-02-46-109-128.pdf
6615374490879599
7159018256371571
1522160458019383
url http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740
http://hdl.handle.net/11449/115258
identifier_str_mv Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, n. 46, p. 109-128, 2012.
0870-418X
ISSN0870418X-2012-02-46-109-128.pdf
6615374490879599
7159018256371571
1522160458019383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Pedagogia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109-128
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128199137165312