Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740 http://hdl.handle.net/11449/115258 |
Resumo: | Although the Normal School of São Paulo has been the subject of many important studies and research in the history of Brazilian education, there are still underexplored specific aspects of teacher education with regard to teach‑ ing reading and writing. Aiming to contribute to the understanding of these aspects, this article is focused on teachers education for the initial teaching of reading and writing in the context of the attempts to regulate and reform public education that were implemented in São Paulo Province/State, from the 1880s, with the reopening of the Normal School of São Paulo. |
id |
UNSP_b297b23d5b8894738bb476e5b07e1bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115258 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasilalfabetizaçãoformação de alfabetizadoreshistória da alfabetizaçãoAlthough the Normal School of São Paulo has been the subject of many important studies and research in the history of Brazilian education, there are still underexplored specific aspects of teacher education with regard to teach‑ ing reading and writing. Aiming to contribute to the understanding of these aspects, this article is focused on teachers education for the initial teaching of reading and writing in the context of the attempts to regulate and reform public education that were implemented in São Paulo Province/State, from the 1880s, with the reopening of the Normal School of São Paulo.Bien que l’Ecole Normale de São Paulo ait été sujette à beaucoup et d’impor‑ tantes études et recherches dans le domaine de l’histoire de l’éducation brésilienne, on a constaté qu’étaient encore peu exploités les aspects spéci‑ fiques de la formation de ces professeurs, en ce qui concerne leurs fonctions d’enseigner à lire et écrire. Afin de contribuer à la compréhension de ces aspects, on se concentre, dans cet article, sur la formation des instituteurs (chargés aussi de l’enseignement primaire de la lecture et de l’écriture), dans le contexte des tentatives menées pour réglementer et réformer l’instruction publique qui ont été instituées dans la Province/État de São Paulo, depuis la décennie de 1880, avec la réouverture définitive de l’École Normale localisée dans la capitale paulisteApesar de a Escola Normal de São Paulo ter sido objeto de muitos e importantes estudos e pesquisas no campo da história da educação brasileira, encontram-se ainda pouco explorados os aspetos específicos da formação desses professores, no que se refere a sua atribuição de ensinar a ler e a escrever. Com o objetivo de contribuir para a compreensão desses aspetos, focaliza-se, neste artigo, a formação de professores para o ensino inicial da leitura e escrita, no contexto das tentativas de regulamentar e reformar a instrução pública que se implementaram na Província/Estado de São Paulo, a partir da década de 1880, com a reabertura definitiva da Escola Normal situada na capital paulista.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]Pereira, Bárbara Cortella [UNESP]Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP]2015-02-24T13:57:55Z2015-02-24T13:57:55Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article109-128application/pdfhttp://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, n. 46, p. 109-128, 2012.0870-418Xhttp://hdl.handle.net/11449/115258ISSN0870418X-2012-02-46-109-128.pdf661537449087959971590182563715711522160458019383Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Portuguesa de Pedagogiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T19:47:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:47:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil |
title |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil |
spellingShingle |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP] alfabetização formação de alfabetizadores história da alfabetização |
title_short |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil |
title_full |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil |
title_fullStr |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil |
title_full_unstemmed |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil |
title_sort |
Formação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasil |
author |
Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP] |
author_facet |
Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP] Pereira, Bárbara Cortella [UNESP] Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Bárbara Cortella [UNESP] Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP] Pereira, Bárbara Cortella [UNESP] Pasquim, Franciele Ruiz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização formação de alfabetizadores história da alfabetização |
topic |
alfabetização formação de alfabetizadores história da alfabetização |
description |
Although the Normal School of São Paulo has been the subject of many important studies and research in the history of Brazilian education, there are still underexplored specific aspects of teacher education with regard to teach‑ ing reading and writing. Aiming to contribute to the understanding of these aspects, this article is focused on teachers education for the initial teaching of reading and writing in the context of the attempts to regulate and reform public education that were implemented in São Paulo Province/State, from the 1880s, with the reopening of the Normal School of São Paulo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-02-24T13:57:55Z 2015-02-24T13:57:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740 Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, n. 46, p. 109-128, 2012. 0870-418X http://hdl.handle.net/11449/115258 ISSN0870418X-2012-02-46-109-128.pdf 6615374490879599 7159018256371571 1522160458019383 |
url |
http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740 http://hdl.handle.net/11449/115258 |
identifier_str_mv |
Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, n. 46, p. 109-128, 2012. 0870-418X ISSN0870418X-2012-02-46-109-128.pdf 6615374490879599 7159018256371571 1522160458019383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Pedagogia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109-128 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128199137165312 |