Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salamunes, Nara Luz Chierighini
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12176
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender relações entre a formação inicial de alfabetizadores em curso de nível superior, desenvolvida na modalidade a distância, e as ações de ensino da leitura e da escrita com uso de recursos informatizados realizadas por professores egressos de curso Normal Superior com mídias interativas. Entendendo-se que uma das condições para a superação do analfabetismo funcional e digital observado na população brasileira de hoje é, além da revisão das práticas tradicionais e antidemocráticas de alfabetização, a inserção responsável das tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura e da escrita, procurou-se compreender, por meio de estudo de quatro casos, como pensam e agem didaticamente professores alfabetizadores formados em cursos em que o uso dessas tecnologias foi intensivo. A pesquisa, que se constituiu em um estudo de casos múltiplos, está fundada nos conceitos de esquema e de tomada de consciência da epistemologia genética piagetiana. Apóia-se no entendimento de que co- nhecer é um processo mental ativo e construtivo de busca de solução de problemas, mediado pela incorporação de instrumentos, signos e símbolos culturais, cujo uso transforma a própria atividade de conhecer e o sujeito desta, pelo aprimoramento progressivo da atividade consciente. Os dados foram levantados em análise documental, observações e entrevistas filmadas, as quais seguiram os protocolos do método clínico-crítico. Os resultados indicam aspectos a serem considerados nos currículos de cursos de formação de alfabetizadores a distância; na organização escolar dos anos iniciais do ensino fundamental para a prevenção do analfabetismo funcional e digital e apresenta indícios do impacto da formação de alfabetizadores a distância no ensino fundamental.
id UFRGS-7_de8b0289af27367dc30439286d823aca
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/12176
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leituraAlfabetização digital. Formação de alfabetizadores a distância. Informática na alfabetização.A pesquisa teve como objetivo compreender relações entre a formação inicial de alfabetizadores em curso de nível superior, desenvolvida na modalidade a distância, e as ações de ensino da leitura e da escrita com uso de recursos informatizados realizadas por professores egressos de curso Normal Superior com mídias interativas. Entendendo-se que uma das condições para a superação do analfabetismo funcional e digital observado na população brasileira de hoje é, além da revisão das práticas tradicionais e antidemocráticas de alfabetização, a inserção responsável das tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura e da escrita, procurou-se compreender, por meio de estudo de quatro casos, como pensam e agem didaticamente professores alfabetizadores formados em cursos em que o uso dessas tecnologias foi intensivo. A pesquisa, que se constituiu em um estudo de casos múltiplos, está fundada nos conceitos de esquema e de tomada de consciência da epistemologia genética piagetiana. Apóia-se no entendimento de que co- nhecer é um processo mental ativo e construtivo de busca de solução de problemas, mediado pela incorporação de instrumentos, signos e símbolos culturais, cujo uso transforma a própria atividade de conhecer e o sujeito desta, pelo aprimoramento progressivo da atividade consciente. Os dados foram levantados em análise documental, observações e entrevistas filmadas, as quais seguiram os protocolos do método clínico-crítico. Os resultados indicam aspectos a serem considerados nos currículos de cursos de formação de alfabetizadores a distância; na organização escolar dos anos iniciais do ensino fundamental para a prevenção do analfabetismo funcional e digital e apresenta indícios do impacto da formação de alfabetizadores a distância no ensino fundamental.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo de Teseapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1217610.22456/1982-1654.12176Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and DevelopmentInformática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12176/7179Salamunes, Nara Luz Chierighiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-03T13:04:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/12176Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-03T13:04:49Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura
title Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura
spellingShingle Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura
Salamunes, Nara Luz Chierighini
Alfabetização digital. Formação de alfabetizadores a distância. Informática na alfabetização.
title_short Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura
title_full Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura
title_fullStr Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura
title_full_unstemmed Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura
title_sort Formação a Distância e Prática de Alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de re- cursos informatizados no ensino da leitura
author Salamunes, Nara Luz Chierighini
author_facet Salamunes, Nara Luz Chierighini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salamunes, Nara Luz Chierighini
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização digital. Formação de alfabetizadores a distância. Informática na alfabetização.
topic Alfabetização digital. Formação de alfabetizadores a distância. Informática na alfabetização.
description A pesquisa teve como objetivo compreender relações entre a formação inicial de alfabetizadores em curso de nível superior, desenvolvida na modalidade a distância, e as ações de ensino da leitura e da escrita com uso de recursos informatizados realizadas por professores egressos de curso Normal Superior com mídias interativas. Entendendo-se que uma das condições para a superação do analfabetismo funcional e digital observado na população brasileira de hoje é, além da revisão das práticas tradicionais e antidemocráticas de alfabetização, a inserção responsável das tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura e da escrita, procurou-se compreender, por meio de estudo de quatro casos, como pensam e agem didaticamente professores alfabetizadores formados em cursos em que o uso dessas tecnologias foi intensivo. A pesquisa, que se constituiu em um estudo de casos múltiplos, está fundada nos conceitos de esquema e de tomada de consciência da epistemologia genética piagetiana. Apóia-se no entendimento de que co- nhecer é um processo mental ativo e construtivo de busca de solução de problemas, mediado pela incorporação de instrumentos, signos e símbolos culturais, cujo uso transforma a própria atividade de conhecer e o sujeito desta, pelo aprimoramento progressivo da atividade consciente. Os dados foram levantados em análise documental, observações e entrevistas filmadas, as quais seguiram os protocolos do método clínico-crítico. Os resultados indicam aspectos a serem considerados nos currículos de cursos de formação de alfabetizadores a distância; na organização escolar dos anos iniciais do ensino fundamental para a prevenção do analfabetismo funcional e digital e apresenta indícios do impacto da formação de alfabetizadores a distância no ensino fundamental.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Resumo de Tese
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12176
10.22456/1982-1654.12176
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12176
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.12176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12176/7179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 12 No. 1 (2009): Technology, Education and Development
Informática na educação: teoria & prática; v. 12 n. 1 (2009): Tecnologias, Educação e Desenvolvimento
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182216073216