Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Odaira, Teófilo Seiji
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243246
Resumo: Com o maior rigor no controle da emissão de gases poluentes, a indústria automobilística desenvolveu tecnologias de conversão de motores que utilizam combustíveis líquidos e gasosos em conjunto. A conversão realizada não necessita de mudanças na estrutura original do motor e implica em menores custos de investimentos. Por isso, esse trabalho busca aprofundar o conhecimento envolvendo motores a combustão interna, entendendo seu funcionamento básico para maior compreensão da adaptação do motor para tecnologia dual fuel. Para isso, foi realizada uma fundamentação técnica por meio de revisão bibliográfica, expondo os componentes e suas respectivas funções dentro do sistema bicombustível.
id UNSP_b2dc29bfe741ed0dfdcb65e561526afb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243246
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão internaThe study of technology related to dual fuel adaptation in internal combustion enginesDual FuelSistema BicombustívelMotor a Combustão InternaTecnologia de ConversãoMotores de combustão internaBiocombustíveisMotor dieselCom o maior rigor no controle da emissão de gases poluentes, a indústria automobilística desenvolveu tecnologias de conversão de motores que utilizam combustíveis líquidos e gasosos em conjunto. A conversão realizada não necessita de mudanças na estrutura original do motor e implica em menores custos de investimentos. Por isso, esse trabalho busca aprofundar o conhecimento envolvendo motores a combustão interna, entendendo seu funcionamento básico para maior compreensão da adaptação do motor para tecnologia dual fuel. Para isso, foi realizada uma fundamentação técnica por meio de revisão bibliográfica, expondo os componentes e suas respectivas funções dentro do sistema bicombustível.With the greatest rigor in controlling the emission of polluting gases, the automobile industry has developed technologies for converting engines that use liquid and gaseous fuels together. The conversion carried out does not require changes to the original structure of the engine and implies lower investment costs. Therefore, in this work has been performed a study in order to deepen the knowledge involving an internal combustion engine, understanding its basic operation for a better comprehension of the adaptation of the engine to dual fuel technology. For this, a technical foundation has been made through a bibliographical review, exposing the components and their respective functions within the dual-fuel system.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Balestieri, Jose Antonio Perrella [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Odaira, Teófilo Seiji2023-05-03T18:23:09Z2023-05-03T18:23:09Z2023-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/243246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:12:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243246Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:43:20.134914Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna
The study of technology related to dual fuel adaptation in internal combustion engines
title Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna
spellingShingle Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna
Odaira, Teófilo Seiji
Dual Fuel
Sistema Bicombustível
Motor a Combustão Interna
Tecnologia de Conversão
Motores de combustão interna
Biocombustíveis
Motor diesel
title_short Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna
title_full Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna
title_fullStr Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna
title_full_unstemmed Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna
title_sort Estudo da tecnologia relativa à adaptação dual fuel em motores a combustão interna
author Odaira, Teófilo Seiji
author_facet Odaira, Teófilo Seiji
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balestieri, Jose Antonio Perrella [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Odaira, Teófilo Seiji
dc.subject.por.fl_str_mv Dual Fuel
Sistema Bicombustível
Motor a Combustão Interna
Tecnologia de Conversão
Motores de combustão interna
Biocombustíveis
Motor diesel
topic Dual Fuel
Sistema Bicombustível
Motor a Combustão Interna
Tecnologia de Conversão
Motores de combustão interna
Biocombustíveis
Motor diesel
description Com o maior rigor no controle da emissão de gases poluentes, a indústria automobilística desenvolveu tecnologias de conversão de motores que utilizam combustíveis líquidos e gasosos em conjunto. A conversão realizada não necessita de mudanças na estrutura original do motor e implica em menores custos de investimentos. Por isso, esse trabalho busca aprofundar o conhecimento envolvendo motores a combustão interna, entendendo seu funcionamento básico para maior compreensão da adaptação do motor para tecnologia dual fuel. Para isso, foi realizada uma fundamentação técnica por meio de revisão bibliográfica, expondo os componentes e suas respectivas funções dentro do sistema bicombustível.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-03T18:23:09Z
2023-05-03T18:23:09Z
2023-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/243246
url http://hdl.handle.net/11449/243246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128849783816192