Formação docente em filosofia para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vânia Mesquita Trindade [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90326
Resumo: O foco deste estudo é procurar descrever e analisar a questão da formação docente na área de Filosofia para Crianças devido a duas questões centrais: a de que defendemos a introdução da filosofia nas escolas de ensino infantil e fundamental e também o fato de que nos preocupamos, para tanto, com a qualidade da formação docente que os professores recebem atualmente. Como o filósofo pioneiro na criação de um programa de ensino de filosofia para crianças foi Matthew Lipman, analisaremos os fundamentos e as diretrizes de seus estudos e, em seguida, buscaremos descrever como ocorre a formação dos professores de Filosofia pra Crianças no Brasil, através do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) e também das iniciativas de alguns movimentos alternativos à proposta de Lipman, nos concentrando nos estudos de Walter Omar Kohan e Paula Ramos de Oliveira. Também procuraremos fazer uma breve descrição de como se encontra a formação e o trabalho docente hoje. A nossa base teórica para se pensar um conceito de formação está na escola de Frankfurt, em especial, nos textos de Theodor W. Adorno sobre educação, formação e semiformação.
id UNSP_b32a4bf5c45bf89810410bf2d83c7ea7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90326
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação docente em filosofia para criançasFormação docenteCriançasO foco deste estudo é procurar descrever e analisar a questão da formação docente na área de Filosofia para Crianças devido a duas questões centrais: a de que defendemos a introdução da filosofia nas escolas de ensino infantil e fundamental e também o fato de que nos preocupamos, para tanto, com a qualidade da formação docente que os professores recebem atualmente. Como o filósofo pioneiro na criação de um programa de ensino de filosofia para crianças foi Matthew Lipman, analisaremos os fundamentos e as diretrizes de seus estudos e, em seguida, buscaremos descrever como ocorre a formação dos professores de Filosofia pra Crianças no Brasil, através do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) e também das iniciativas de alguns movimentos alternativos à proposta de Lipman, nos concentrando nos estudos de Walter Omar Kohan e Paula Ramos de Oliveira. Também procuraremos fazer uma breve descrição de como se encontra a formação e o trabalho docente hoje. A nossa base teórica para se pensar um conceito de formação está na escola de Frankfurt, em especial, nos textos de Theodor W. Adorno sobre educação, formação e semiformação.The focus of this study is try to describe and to analyze the question of teacher formation in Philosophy for Children due to two central questions: that we defend the introduction of philosophy in chilndren´s schools and also the fact of that we worry, for this, with the quality of the theacher formation currently. As the pioneer phylosopher in criation of a program of education in philosophy for children was Matthew Lipman, we´ll analize the origins and the policys of his studys and, continually, we´ll inquire to describe how happen the teacher´s formation of Philosophy for Children in Brazil, through of Brasilian Center Of Philosophy for Children (CBFC) and also of the initiative of some alternative movements, with concentration in Walter Kohan and Paula Ramos de Oliveira studys. We´ll make also a brief description of how is the formation and the theacher occupation nowadays. Our theoretician base to think one formation concept is on the School of Frankfurt, in special, on the Theodor W. Adorno texts about education, formation and semiformation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Vânia Mesquita Trindade [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2007-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis180 f.application/pdfSILVA, Vânia Mesquita Trindade. Formação docente em filosofia para crianças. 2007. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90326000508797silva_vmt_me_arafcl.pdf33004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90326Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:05:08.857194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente em filosofia para crianças
title Formação docente em filosofia para crianças
spellingShingle Formação docente em filosofia para crianças
Silva, Vânia Mesquita Trindade [UNESP]
Formação docente
Crianças
title_short Formação docente em filosofia para crianças
title_full Formação docente em filosofia para crianças
title_fullStr Formação docente em filosofia para crianças
title_full_unstemmed Formação docente em filosofia para crianças
title_sort Formação docente em filosofia para crianças
author Silva, Vânia Mesquita Trindade [UNESP]
author_facet Silva, Vânia Mesquita Trindade [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vânia Mesquita Trindade [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Crianças
topic Formação docente
Crianças
description O foco deste estudo é procurar descrever e analisar a questão da formação docente na área de Filosofia para Crianças devido a duas questões centrais: a de que defendemos a introdução da filosofia nas escolas de ensino infantil e fundamental e também o fato de que nos preocupamos, para tanto, com a qualidade da formação docente que os professores recebem atualmente. Como o filósofo pioneiro na criação de um programa de ensino de filosofia para crianças foi Matthew Lipman, analisaremos os fundamentos e as diretrizes de seus estudos e, em seguida, buscaremos descrever como ocorre a formação dos professores de Filosofia pra Crianças no Brasil, através do Centro Brasileiro de Filosofia para Crianças (CBFC) e também das iniciativas de alguns movimentos alternativos à proposta de Lipman, nos concentrando nos estudos de Walter Omar Kohan e Paula Ramos de Oliveira. Também procuraremos fazer uma breve descrição de como se encontra a formação e o trabalho docente hoje. A nossa base teórica para se pensar um conceito de formação está na escola de Frankfurt, em especial, nos textos de Theodor W. Adorno sobre educação, formação e semiformação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-10
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Vânia Mesquita Trindade. Formação docente em filosofia para crianças. 2007. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90326
000508797
silva_vmt_me_arafcl.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
identifier_str_mv SILVA, Vânia Mesquita Trindade. Formação docente em filosofia para crianças. 2007. 180 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000508797
silva_vmt_me_arafcl.pdf
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/90326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 180 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129282316173312