A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86605 |
Resumo: | Este trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos. |
id |
UNSP_b344739296176d53bb30db62460dd64a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86605 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino FundamentalLingua portuguesa - LexicografiaLexicologiaLexicografiaLéxico - Estudo e ensinoDicitionaryLexical teachingElementary SchoolClass bookEste trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos.This study starts from the proposition that the vocabulary teaching at Elementary School, unfortunately, is still a question that has not been dealed with an specific way. As a lot of pedagogical materials avaiable at the pressing marketing aim only the text comprehension, and knowing grammar points names, leaving a little gap for the lexical competence in different contexts. Even the pocket dictionaries, which should be the constant tools in the classroom, are a little used. Concerned about this context, our research is a theorical contribuition of the Lexicography and the Lexicology, in a pedagogical way and an analysis of the different tools, as books, school dictionaries.We will talk about its adjustment to the grades, besides suggesting some methodological strategies to the task with a growing lexical aquisition.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Xatara, Claudia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP]2014-06-11T19:22:20Z2014-06-11T19:22:20Z2007-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f. : il. + anexosapplication/pdfMORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/86605000489276moraes_ac_me_sjrp.pdf33004153069P55491216178053615Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-20T06:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86605Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:10:46.498967Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental |
title |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP] Lingua portuguesa - Lexicografia Lexicologia Lexicografia Léxico - Estudo e ensino Dicitionary Lexical teaching Elementary School Class book |
title_short |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental |
title_full |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental |
title_sort |
A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental |
author |
Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP] |
author_facet |
Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Xatara, Claudia Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Adriana Cardoso de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua portuguesa - Lexicografia Lexicologia Lexicografia Léxico - Estudo e ensino Dicitionary Lexical teaching Elementary School Class book |
topic |
Lingua portuguesa - Lexicografia Lexicologia Lexicografia Léxico - Estudo e ensino Dicitionary Lexical teaching Elementary School Class book |
description |
Este trabalho parte da proposição de que o ensino do vocabulário nas escolas de Ensino Fundamental ainda é, infelizmente, uma questão que não tem sido tratada de uma forma mais pontual, uma vez que diversos materiais pedagógicos disponíveis no mercado editorial priorizam a interpretação de textos, o reconhecimento da nomenclatura gramatical, mas pouco espaço reserva para o domínio lexical em diferentes situações. Mesmo os minidicionários que deveriam ser ferramentas constantes nas salas de aulas são pouco utilizados. Preocupados com este contexto, nossa pesquisa faz um resgate teórico das contribuições da Lexicologia e da Lexicografia e uma análise de diferentes instrumentos pedagógicos, como livros didáticos e dicionários escolares, discutindo sua adequação para as séries propostas, além de sugerir algumas estratégias metodológicas para o trabalho com a ampliação do léxico dos alunos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-19 2014-06-11T19:22:20Z 2014-06-11T19:22:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006. http://hdl.handle.net/11449/86605 000489276 moraes_ac_me_sjrp.pdf 33004153069P5 5491216178053615 |
identifier_str_mv |
MORAES, Adriana Cardoso de. A utilização de dicionários de língua portuguesa em salas de aula de Ensino Fundamental. 2006. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006. 000489276 moraes_ac_me_sjrp.pdf 33004153069P5 5491216178053615 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f. : il. + anexos application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128905262923776 |