Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Richard Fernando Dominguinhos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234748
Resumo: A presente pesquisa se insere no âmbito do projeto EArte: Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil”. Nesse projeto, um grupo de pesquisadores tem investigado a produção de pesquisas sobre Educação Ambiental em áreas específicas do conhecimento. Já foram desenvolvidas pesquisas na área de Direito, Sociologia, Psicologia, e agora em Artes. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar dissertações sobre Educação Ambiental desenvolvidas em programas de pós-graduação em Artes. As questões de pesquisa são direcionadas a identificar temas, referenciais teóricos metodológicos e questões de pesquisa dessas produções. A pesquisa aqui em pauta é de natureza qualitativa, do tipo “estado da arte”. O corpus documental foi selecionado no banco de dados do “Projeto EArte” e a análise das 5 dissertações selecionadas foi desenvolvida com base no referencial teórico-metodológico de Bardin (2011) - “análise de conteúdo”. Após a análise das dissertações, objetivando responder nossas questões de pesquisa, identificamos em 4 produções relatos de práticas em Educação Ambiental e em 1 produção uma abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável. Quanto aos referenciais teóricos notamos a presença significativa de autores de teoria crítica como Paulo Freire, Walter Benjamin e Ana Mae Barbosa. As questões de pesquisa das produções são direcionadas a compreender como as Artes podem contribuir com o processo educativo da EA
id UNSP_b37bcf4daa222b5384873820daba76c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234748
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)Environmental Education and Arts: a study on dissertations in Brazil (1981-2019)Educação ambientalArtesPesquisaEstado da arteEnvironmental educationArtSearchState of the ArtA presente pesquisa se insere no âmbito do projeto EArte: Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil”. Nesse projeto, um grupo de pesquisadores tem investigado a produção de pesquisas sobre Educação Ambiental em áreas específicas do conhecimento. Já foram desenvolvidas pesquisas na área de Direito, Sociologia, Psicologia, e agora em Artes. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar dissertações sobre Educação Ambiental desenvolvidas em programas de pós-graduação em Artes. As questões de pesquisa são direcionadas a identificar temas, referenciais teóricos metodológicos e questões de pesquisa dessas produções. A pesquisa aqui em pauta é de natureza qualitativa, do tipo “estado da arte”. O corpus documental foi selecionado no banco de dados do “Projeto EArte” e a análise das 5 dissertações selecionadas foi desenvolvida com base no referencial teórico-metodológico de Bardin (2011) - “análise de conteúdo”. Após a análise das dissertações, objetivando responder nossas questões de pesquisa, identificamos em 4 produções relatos de práticas em Educação Ambiental e em 1 produção uma abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável. Quanto aos referenciais teóricos notamos a presença significativa de autores de teoria crítica como Paulo Freire, Walter Benjamin e Ana Mae Barbosa. As questões de pesquisa das produções são direcionadas a compreender como as Artes podem contribuir com o processo educativo da EAThe present research is part of the project EArte: State of the Art of Research in Environmental Education in Brazil”. In this project, a group of researchers has investigated the production of research on Environmental Education in specific areas of knowledge. Research has already been carried out in the area of Law, Sociology, Psychology, and now in Arts. The objective of this research is to identify and analyze dissertations on Environmental Education developed in graduate programs in Arts. The research questions are aimed at identifying themes, methodological theoretical frameworks and research questions from these productions. The research in question here is qualitative in nature, of the “state of the art” type. The documentary corpus was selected from the database of the “EArte Project” and the analysis of the 5 selected dissertations was developed based on the theoretical-methodological framework of Bardin (2011) - “content analysis”. After analyzing the dissertations, aiming to answer our research questions, we identified in 4 productions reports of practices in Environmental Education and in 1 production an approach focused on sustainable development. As for the theoretical references, we note the significant presence of authors of critical theory such as Paulo Freire, Walter Benjamin and Ana Mae Barbosa. The research questions of the productions are aimed at understanding how the Arts can contribute to the educational process of Environmental Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Luiz Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Richard Fernando Dominguinhos2022-05-17T17:52:29Z2022-05-17T17:52:29Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23474833004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:17:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234748Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-14T06:17:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
Environmental Education and Arts: a study on dissertations in Brazil (1981-2019)
title Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
spellingShingle Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
Almeida, Richard Fernando Dominguinhos
Educação ambiental
Artes
Pesquisa
Estado da arte
Environmental education
Art
Search
State of the Art
title_short Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
title_full Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
title_fullStr Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
title_full_unstemmed Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
title_sort Educação Ambiental e Artes: um estudo sobre dissertações no Brasil (1981-2019)
author Almeida, Richard Fernando Dominguinhos
author_facet Almeida, Richard Fernando Dominguinhos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Luiz Carlos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Richard Fernando Dominguinhos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Artes
Pesquisa
Estado da arte
Environmental education
Art
Search
State of the Art
topic Educação ambiental
Artes
Pesquisa
Estado da arte
Environmental education
Art
Search
State of the Art
description A presente pesquisa se insere no âmbito do projeto EArte: Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil”. Nesse projeto, um grupo de pesquisadores tem investigado a produção de pesquisas sobre Educação Ambiental em áreas específicas do conhecimento. Já foram desenvolvidas pesquisas na área de Direito, Sociologia, Psicologia, e agora em Artes. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar dissertações sobre Educação Ambiental desenvolvidas em programas de pós-graduação em Artes. As questões de pesquisa são direcionadas a identificar temas, referenciais teóricos metodológicos e questões de pesquisa dessas produções. A pesquisa aqui em pauta é de natureza qualitativa, do tipo “estado da arte”. O corpus documental foi selecionado no banco de dados do “Projeto EArte” e a análise das 5 dissertações selecionadas foi desenvolvida com base no referencial teórico-metodológico de Bardin (2011) - “análise de conteúdo”. Após a análise das dissertações, objetivando responder nossas questões de pesquisa, identificamos em 4 produções relatos de práticas em Educação Ambiental e em 1 produção uma abordagem voltada ao desenvolvimento sustentável. Quanto aos referenciais teóricos notamos a presença significativa de autores de teoria crítica como Paulo Freire, Walter Benjamin e Ana Mae Barbosa. As questões de pesquisa das produções são direcionadas a compreender como as Artes podem contribuir com o processo educativo da EA
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-17T17:52:29Z
2022-05-17T17:52:29Z
2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234748
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/234748
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649981110812672