A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luizari, Rosa Acassia [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709
http://hdl.handle.net/11449/107002
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pensamento de Edgar Morin para a Educação Ambiental. O processo gradativo de deterioração do meio ambiente tem levado alguns segmentos sociais ao interesse pelo processo educativo como possibilidade para se compreender a “questão ambiental” e contribuir para a superação da relação dicotômica entre sociedade-natureza. Nesse sentido, as idéias de Edgar Morin parecem indicar um caminho interessante para uma concepção de Educação Ambiental que favoreça o “pensamento complexo”, fundamental para a superação do modelo de pensamento predominante no chamado mundo ocidental, sobretudo a partir da modernidade.
id UNSP_b3a29de246cefa1ce9c999402fa941a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107002
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Contribuição do Pensamento de Edgar MorinEducação AmbientalEdgar Morinpensamento complexoO presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pensamento de Edgar Morin para a Educação Ambiental. O processo gradativo de deterioração do meio ambiente tem levado alguns segmentos sociais ao interesse pelo processo educativo como possibilidade para se compreender a “questão ambiental” e contribuir para a superação da relação dicotômica entre sociedade-natureza. Nesse sentido, as idéias de Edgar Morin parecem indicar um caminho interessante para uma concepção de Educação Ambiental que favoreça o “pensamento complexo”, fundamental para a superação do modelo de pensamento predominante no chamado mundo ocidental, sobretudo a partir da modernidade.This paper aims to analyse the contribution of Edgar Morin’s thinking to Environmental Education. The increasing deterioration of the environment has led some social segments to pay attention on education as a possibility to understand the environmental issues and to contribute to overcoming the dichotomous relationship between society and nature. In this sense, Edgar Morin’s thinking seem to indicate an interesting way to an environmental education conception that contributes to the construction of the “paradigm of complexity”, crucial for the overcoming of the predominant way of thinking in occidental world, above all, from the modernity.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luizari, Rosa Acassia [UNESP]Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]2014-06-24T19:53:48Z2014-06-24T19:53:48Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 7.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107002ISSN1981-8106-2003-11-20-7-13.pdf7967929210514075Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:02:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:08.168347Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
title A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
spellingShingle A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
Luizari, Rosa Acassia [UNESP]
Educação Ambiental
Edgar Morin
pensamento complexo
title_short A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
title_full A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
title_fullStr A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
title_full_unstemmed A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
title_sort A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
author Luizari, Rosa Acassia [UNESP]
author_facet Luizari, Rosa Acassia [UNESP]
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
author_role author
author2 Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Luizari, Rosa Acassia [UNESP]
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Edgar Morin
pensamento complexo
topic Educação Ambiental
Edgar Morin
pensamento complexo
description O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pensamento de Edgar Morin para a Educação Ambiental. O processo gradativo de deterioração do meio ambiente tem levado alguns segmentos sociais ao interesse pelo processo educativo como possibilidade para se compreender a “questão ambiental” e contribuir para a superação da relação dicotômica entre sociedade-natureza. Nesse sentido, as idéias de Edgar Morin parecem indicar um caminho interessante para uma concepção de Educação Ambiental que favoreça o “pensamento complexo”, fundamental para a superação do modelo de pensamento predominante no chamado mundo ocidental, sobretudo a partir da modernidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2014-06-24T19:53:48Z
2014-06-24T19:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709
Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 7.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107002
ISSN1981-8106-2003-11-20-7-13.pdf
7967929210514075
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709
http://hdl.handle.net/11449/107002
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 7.
1981-8106
ISSN1981-8106-2003-11-20-7-13.pdf
7967929210514075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128409373507584