A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709 http://hdl.handle.net/11449/107002 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pensamento de Edgar Morin para a Educação Ambiental. O processo gradativo de deterioração do meio ambiente tem levado alguns segmentos sociais ao interesse pelo processo educativo como possibilidade para se compreender a “questão ambiental” e contribuir para a superação da relação dicotômica entre sociedade-natureza. Nesse sentido, as idéias de Edgar Morin parecem indicar um caminho interessante para uma concepção de Educação Ambiental que favoreça o “pensamento complexo”, fundamental para a superação do modelo de pensamento predominante no chamado mundo ocidental, sobretudo a partir da modernidade. |
id |
UNSP_b3a29de246cefa1ce9c999402fa941a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107002 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A Contribuição do Pensamento de Edgar MorinEducação AmbientalEdgar Morinpensamento complexoO presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pensamento de Edgar Morin para a Educação Ambiental. O processo gradativo de deterioração do meio ambiente tem levado alguns segmentos sociais ao interesse pelo processo educativo como possibilidade para se compreender a “questão ambiental” e contribuir para a superação da relação dicotômica entre sociedade-natureza. Nesse sentido, as idéias de Edgar Morin parecem indicar um caminho interessante para uma concepção de Educação Ambiental que favoreça o “pensamento complexo”, fundamental para a superação do modelo de pensamento predominante no chamado mundo ocidental, sobretudo a partir da modernidade.This paper aims to analyse the contribution of Edgar Morin’s thinking to Environmental Education. The increasing deterioration of the environment has led some social segments to pay attention on education as a possibility to understand the environmental issues and to contribute to overcoming the dichotomous relationship between society and nature. In this sense, Edgar Morin’s thinking seem to indicate an interesting way to an environmental education conception that contributes to the construction of the “paradigm of complexity”, crucial for the overcoming of the predominant way of thinking in occidental world, above all, from the modernity.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luizari, Rosa Acassia [UNESP]Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]2014-06-24T19:53:48Z2014-06-24T19:53:48Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 7.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107002ISSN1981-8106-2003-11-20-7-13.pdf7967929210514075Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:02:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:08.168347Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin |
title |
A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin |
spellingShingle |
A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin Luizari, Rosa Acassia [UNESP] Educação Ambiental Edgar Morin pensamento complexo |
title_short |
A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin |
title_full |
A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin |
title_fullStr |
A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin |
title_full_unstemmed |
A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin |
title_sort |
A Contribuição do Pensamento de Edgar Morin |
author |
Luizari, Rosa Acassia [UNESP] |
author_facet |
Luizari, Rosa Acassia [UNESP] Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luizari, Rosa Acassia [UNESP] Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Edgar Morin pensamento complexo |
topic |
Educação Ambiental Edgar Morin pensamento complexo |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a contribuição do pensamento de Edgar Morin para a Educação Ambiental. O processo gradativo de deterioração do meio ambiente tem levado alguns segmentos sociais ao interesse pelo processo educativo como possibilidade para se compreender a “questão ambiental” e contribuir para a superação da relação dicotômica entre sociedade-natureza. Nesse sentido, as idéias de Edgar Morin parecem indicar um caminho interessante para uma concepção de Educação Ambiental que favoreça o “pensamento complexo”, fundamental para a superação do modelo de pensamento predominante no chamado mundo ocidental, sobretudo a partir da modernidade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2014-06-24T19:53:48Z 2014-06-24T19:53:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709 Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 7. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107002 ISSN1981-8106-2003-11-20-7-13.pdf 7967929210514075 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709 http://hdl.handle.net/11449/107002 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 11, n. 20/21, 2003, p. 7. 1981-8106 ISSN1981-8106-2003-11-20-7-13.pdf 7967929210514075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128409373507584 |