Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Cleber Henrique de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119594
Resumo: Introdução: O bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física e psicológica, praticados por um individuo ou um grupo de indivíduos com a intenção de intimidar ou agredir outro individuo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. O bullying pode ser dividido em duas categorias: o direto e o indireto; o primeiro é causado e praticado majoritariamente, por agressores do sexo masculino, enquanto o segundo é realizado por bullys ( aquele que pratica o bullying, que faz a ação) do sexo feminino e crianças pequenas. Deliberadamente diversas atitudes podem ser caracterizadas como pratica de bullying, agressões físicas, agressões verbais, isolamento social, mensagens enviadas e disponibilizadas através da internet (cyberbullying). Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos causados pelo bullying, sua relação com a atividade física e a educação física, a atuação do professor de educação física e suas problemáticas perante esse novo atenuante educacional, pois há carência de estudos voltados para esse assunto na literatura. Método: Foi realizada uma pesquisa documental com reportagens, artigos científicos, de revistas e jornais e sites da web, que serão analisados por blocos de conteúdo. Conclusão: No decorrer do projeto, o estudo apontou que a negligencia diante da agressividade escolar tem permitido o desenvolvimento de atitudes pouco recomendáveis ou não-sociais que interferem no desenvolvimento das relações humanas. Isto tem provocado alguns deslocamentos sócio-psicológico que gerará atitudes de inibição e medo, originando comportamentos patológicos no agredido e recompensando grosseiramente o agressor
id UNSP_b3aaa7aa30304c0671e3e1911dff3381
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119594
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporteAssédioEducação moralEsportes - Aspectos psicológicosMoral educationSports - Psychological aspectsIntrodução: O bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física e psicológica, praticados por um individuo ou um grupo de indivíduos com a intenção de intimidar ou agredir outro individuo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. O bullying pode ser dividido em duas categorias: o direto e o indireto; o primeiro é causado e praticado majoritariamente, por agressores do sexo masculino, enquanto o segundo é realizado por bullys ( aquele que pratica o bullying, que faz a ação) do sexo feminino e crianças pequenas. Deliberadamente diversas atitudes podem ser caracterizadas como pratica de bullying, agressões físicas, agressões verbais, isolamento social, mensagens enviadas e disponibilizadas através da internet (cyberbullying). Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos causados pelo bullying, sua relação com a atividade física e a educação física, a atuação do professor de educação física e suas problemáticas perante esse novo atenuante educacional, pois há carência de estudos voltados para esse assunto na literatura. Método: Foi realizada uma pesquisa documental com reportagens, artigos científicos, de revistas e jornais e sites da web, que serão analisados por blocos de conteúdo. Conclusão: No decorrer do projeto, o estudo apontou que a negligencia diante da agressividade escolar tem permitido o desenvolvimento de atitudes pouco recomendáveis ou não-sociais que interferem no desenvolvimento das relações humanas. Isto tem provocado alguns deslocamentos sócio-psicológico que gerará atitudes de inibição e medo, originando comportamentos patológicos no agredido e recompensando grosseiramente o agressorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Afonso Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Cleber Henrique de Almeida [UNESP]2015-03-23T15:20:33Z2015-03-23T15:20:33Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis37 f.application/pdfLEITE, Cleber Henrique de Almeida. Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte. 2011. 37 f. , 2011.http://hdl.handle.net/11449/119594000693221leite_cha_tcc_rcla.pdf99988246475361090000-0002-5669-5425Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:15:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119594Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:37:33.381225Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
title Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
spellingShingle Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
Leite, Cleber Henrique de Almeida [UNESP]
Assédio
Educação moral
Esportes - Aspectos psicológicos
Moral education
Sports - Psychological aspects
title_short Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
title_full Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
title_fullStr Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
title_full_unstemmed Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
title_sort Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte
author Leite, Cleber Henrique de Almeida [UNESP]
author_facet Leite, Cleber Henrique de Almeida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Afonso Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Cleber Henrique de Almeida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Assédio
Educação moral
Esportes - Aspectos psicológicos
Moral education
Sports - Psychological aspects
topic Assédio
Educação moral
Esportes - Aspectos psicológicos
Moral education
Sports - Psychological aspects
description Introdução: O bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física e psicológica, praticados por um individuo ou um grupo de indivíduos com a intenção de intimidar ou agredir outro individuo (ou grupo de indivíduos) incapaz de se defender. O bullying pode ser dividido em duas categorias: o direto e o indireto; o primeiro é causado e praticado majoritariamente, por agressores do sexo masculino, enquanto o segundo é realizado por bullys ( aquele que pratica o bullying, que faz a ação) do sexo feminino e crianças pequenas. Deliberadamente diversas atitudes podem ser caracterizadas como pratica de bullying, agressões físicas, agressões verbais, isolamento social, mensagens enviadas e disponibilizadas através da internet (cyberbullying). Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos causados pelo bullying, sua relação com a atividade física e a educação física, a atuação do professor de educação física e suas problemáticas perante esse novo atenuante educacional, pois há carência de estudos voltados para esse assunto na literatura. Método: Foi realizada uma pesquisa documental com reportagens, artigos científicos, de revistas e jornais e sites da web, que serão analisados por blocos de conteúdo. Conclusão: No decorrer do projeto, o estudo apontou que a negligencia diante da agressividade escolar tem permitido o desenvolvimento de atitudes pouco recomendáveis ou não-sociais que interferem no desenvolvimento das relações humanas. Isto tem provocado alguns deslocamentos sócio-psicológico que gerará atitudes de inibição e medo, originando comportamentos patológicos no agredido e recompensando grosseiramente o agressor
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:20:33Z
2015-03-23T15:20:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Cleber Henrique de Almeida. Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte. 2011. 37 f. , 2011.
http://hdl.handle.net/11449/119594
000693221
leite_cha_tcc_rcla.pdf
9998824647536109
0000-0002-5669-5425
identifier_str_mv LEITE, Cleber Henrique de Almeida. Bullying e atividade física: perspectivas da psicologia do esporte. 2011. 37 f. , 2011.
000693221
leite_cha_tcc_rcla.pdf
9998824647536109
0000-0002-5669-5425
url http://hdl.handle.net/11449/119594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 37 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129229463748608