Inscrivivências grafitadas: oralidade, escrita e ancestralidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239513 |
Resumo: | O trabalho apresenta o estudo e vivência sobre a produção do painel de graffiti em homenagem à Conceição Evaristo, realizado por aprendizes da Fábrica de Cultura Jaçanã sob a orientação de Natália Mota como educadora de Graffiti e Arte Urbana no espaço. A partir das questões acerca de ancestralidade, estrutura social e literatura através das escrevivências de Conceição Evaristo como bibliografia norteadora e subjetiva; território e graffiti por meio da entrevista com a grafiteira e artista NeneSurreal sobre o panorama desta linguagem em São Paulo; e por meio dos conceitos de Cartografia nas Artes Visuais por meio dos registros fotográficos e diário de campo. Assim, a intenção deste trabalho é expandir as concepções acerca do graffiti entrelaçando-o à ancestralidade por detrás da prática, que tanto envolve oralidade e continuação dos saberes. Essa escrevivência pôde gerar reflexões sobre pertencimento, ocupação dos espaços, identidade e variadas interpretações. |
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Inscrivivências grafitadas: oralidade, escrita e ancestralidadeGraffitied inscrivivências: orality, writing and ancestryInscrivivências grafitadas: oralidad, escritura y ascendenciaArteEducaçãoAntirracistaArtes visuaisRacismoCartografiaHip hopGraffitiSão PauloFábrica de culturaConceição EvaristoLíngua portuguesaArtEducationAnti-racistVisual artsRacismCartographyOutskirtsCulture factoryLanguage portugueseO trabalho apresenta o estudo e vivência sobre a produção do painel de graffiti em homenagem à Conceição Evaristo, realizado por aprendizes da Fábrica de Cultura Jaçanã sob a orientação de Natália Mota como educadora de Graffiti e Arte Urbana no espaço. A partir das questões acerca de ancestralidade, estrutura social e literatura através das escrevivências de Conceição Evaristo como bibliografia norteadora e subjetiva; território e graffiti por meio da entrevista com a grafiteira e artista NeneSurreal sobre o panorama desta linguagem em São Paulo; e por meio dos conceitos de Cartografia nas Artes Visuais por meio dos registros fotográficos e diário de campo. Assim, a intenção deste trabalho é expandir as concepções acerca do graffiti entrelaçando-o à ancestralidade por detrás da prática, que tanto envolve oralidade e continuação dos saberes. Essa escrevivência pôde gerar reflexões sobre pertencimento, ocupação dos espaços, identidade e variadas interpretações.The work presents the study and experience on the production of the graffiti panel in honor of Conceição Evaristo, carried out by apprentices of the Fábrica de Cultura Jaçanã under the guidance of Natália Mota as an educator of Graffiti and Urban Art in the space. From questions about ancestry, social structure and literature through Conceição Evaristo's writings as a guiding and subjective bibliography; territory and graffiti through an interview with the graffiti artist and artist Nenê Surreal about the panorama of this language in São Paulo; and through the concepts of Cartography in Visual Arts through photographic records and field diaries. Thus, the intention of this work is to expand the conceptions about graffiti intertwined with the ancestry behind the practice, which both involves orality and continuation of knowledge. This writing could generate reflections on belonging, occupation of spaces, identity and various interpretations.El trabajo presenta el estudio y la experiencia sobre la producción del panel de graffiti en homenaje a Conceição Evaristo, realizado por aprendices de la Fábrica de Cultura Jaçanã bajo la guía de Natália Mota como educadora de Graffiti y Arte Urbano en el espacio. Basado en preguntas sobre ascendencia, estructura social y literatura a través de los escritos de Conceição Evaristo como bibliografía orientador y subjetivo; territorio y graffiti a través de una entrevista al grafitero y el artista NeneSurreal sobre el panorama de esta lengua en São Paulo; y mediante de los conceptos de Cartografía en las Artes Visuales a través de registros fotográficos y diario de campo. Así, la intención de este trabajo es ampliar las concepciones sobre de graffiti entrelazados con la ascendencia detrás de la práctica, que implica tanto oralidad y continuación del conocimiento. Este escrito podría generar reflexiones sobre pertenencia, ocupación de espacios, identidad y diversas interpretaciones.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Tarcila Lima da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Natália Dias da Mota2023-02-15T17:09:21Z2023-02-15T17:09:21Z2023-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239513porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T06:59:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239513Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:06:12.989234Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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