Práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da linguagem escrita de estudantes cegos e/ou com baixa visão: ponto de vista dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soriano, Karen Regiane [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234650
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo sistematizar as principais práticas pedagógicas, como foco nos recursos e nas estratégias, voltadas para o desenvolvimento da linguagem escrita de estudantes cegos e/ou com baixa visão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto dois estudos foram delineados. O primeiro, um estudo de Revisão Sistemática de Literatura, visou identificar e analisar, com base em artigos científicos nacionais, práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da linguagem escrita de estudantes cegos e/ou com baixa visão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já o segundo estudo, de natureza descritiva, objetivou identificar e analisar, por meio de relatos escritos dos professores, práticas pedagógicas que vêm sendo utilizadas para o desenvolvimento da linguagem escrita em estudantes cegos e/ou com baixa visão, por professores da sala comum e do AEE que atuam ou atuaram com este público nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram do Estudo 2 14 professores sendo que 10 atuavam em sala comum, 3 atuavam no Atendimento Educacional Especializado e 1 atuava nas duas modalidades. As investigações do segundo estudo consideraram questões especificamente relacionadas aos objetos de conhecimento da BNCC. No Estudo 1, a partir da análise realizada emergiram três temáticas principais: 1) Adaptação de recursos pedagógicos voltados para o desenvolvimento de estudantes cegos e/ou com baixa visão; 2) Processo de alfabetização e letramento de estudantes cegos e/ou com baixa visão; e 3) Relação entre o desenvolvimento de práticas pedagógicas com estudantes cegos e/ou com baixa visão e as disciplinas específicas do currículo. De modo geral, os dados permitiram observar que embora exista preocupação e reconhecimento acerca da importância de implementação de recursos e estratégias voltadas para o desenvolvimento da linguagem escrita para crianças cegas e/ou com baixa visão, há ainda uma grande lacuna em relação à oferta desses recursos e estratégias no contexto escolar o que envolve, sem dúvidas, aspectos relativos ao planejamento, desenvolvimento e avaliação. No Estudo 2 a análise dos dados coletados permitiu, de acordo com as respostas fornecidas pelos professores da sala comum e do AEE, perceber que as práticas pedagógicas empregadas para o desenvolvimento da linguagem escrita, contemplaram, de modo associado, os processos de alfabetização e letramento dos estudantes cegos e/ou com baixa visão. Os dados coletados indicaram situações de ensino e aprendizagem em que os alunos estiveram engajados no uso social da língua enquanto apropriavam-se do sistema de escrita (alfabético ou o braile). A análise dos dados coletados nos dois estudos indica a necessidade de instrumentalização de professores para a identificação e implementação de recursos e estratégias a partir, especialmente, da BNCC.
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O primeiro, um estudo de Revisão Sistemática de Literatura, visou identificar e analisar, com base em artigos científicos nacionais, práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da linguagem escrita de estudantes cegos e/ou com baixa visão nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já o segundo estudo, de natureza descritiva, objetivou identificar e analisar, por meio de relatos escritos dos professores, práticas pedagógicas que vêm sendo utilizadas para o desenvolvimento da linguagem escrita em estudantes cegos e/ou com baixa visão, por professores da sala comum e do AEE que atuam ou atuaram com este público nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Participaram do Estudo 2 14 professores sendo que 10 atuavam em sala comum, 3 atuavam no Atendimento Educacional Especializado e 1 atuava nas duas modalidades. As investigações do segundo estudo consideraram questões especificamente relacionadas aos objetos de conhecimento da BNCC. No Estudo 1, a partir da análise realizada emergiram três temáticas principais: 1) Adaptação de recursos pedagógicos voltados para o desenvolvimento de estudantes cegos e/ou com baixa visão; 2) Processo de alfabetização e letramento de estudantes cegos e/ou com baixa visão; e 3) Relação entre o desenvolvimento de práticas pedagógicas com estudantes cegos e/ou com baixa visão e as disciplinas específicas do currículo. De modo geral, os dados permitiram observar que embora exista preocupação e reconhecimento acerca da importância de implementação de recursos e estratégias voltadas para o desenvolvimento da linguagem escrita para crianças cegas e/ou com baixa visão, há ainda uma grande lacuna em relação à oferta desses recursos e estratégias no contexto escolar o que envolve, sem dúvidas, aspectos relativos ao planejamento, desenvolvimento e avaliação. No Estudo 2 a análise dos dados coletados permitiu, de acordo com as respostas fornecidas pelos professores da sala comum e do AEE, perceber que as práticas pedagógicas empregadas para o desenvolvimento da linguagem escrita, contemplaram, de modo associado, os processos de alfabetização e letramento dos estudantes cegos e/ou com baixa visão. Os dados coletados indicaram situações de ensino e aprendizagem em que os alunos estiveram engajados no uso social da língua enquanto apropriavam-se do sistema de escrita (alfabético ou o braile). A análise dos dados coletados nos dois estudos indica a necessidade de instrumentalização de professores para a identificação e implementação de recursos e estratégias a partir, especialmente, da BNCC.This paper presents the results of a research that aimed to systematize the main pedagogical practices, focusing on resources and strategies, aimed at developing the written language of blind and/or low vision students in the early years of Elementary School. For this, two studies were designed. The first, a Systematic Literature Review, aimed to identify and analyze, based on national scientific articles, pedagogical practices aimed at developing the written language of blind and/or low vision students in the early years of Elementary School. The second study, of a descriptive nature, aimed to identify and analyze, through written reports from teachers, pedagogical practices that have been used for the development of written language in blind and/or low vision students by teachers of common room and Special Education Service who work or worked with this public in the first years of Primary Education. A total of 14 teachers participated in Study 2, of which 10 worked in the common room, 3 worked in Specialized Educational Services and 1 worked in both modalities. The investigations of the second study considered questions specifically related to the objects of knowledge of the BNCC. In Study 1, from the analysis carried out, three main themes emerged: 1) Adaptation of pedagogical resources aimed at the development of blind and/or low vision students; 2) Literacy and literacy process for students who are blind and/or have low vision; and 3) Relationship between the development of pedagogical practices with blind and/or low vision students and the specific subjects of the curriculum. In general, the data allowed to observe that although there is concern and recognition about the importance of implementing resources and strategies aimed at the development of written language for blind and/or low vision children, there is still a great gap in relation to the provision of these resources and strategies in the school context, which undoubtedly involves aspects related to planning, development and evaluation. In Study 2, the analysis of the collected data allowed, according to the answers provided by the teachers of the common room and the Special Education Service, to perceive that the pedagogical practices used for the development of written language, contemplated, in an associated way, literacy and literacy processes of blind and/or low vision students. The collected data indicated teaching and learning situations in which the students were involved in the social use of the language while they appropriated the writing system (alphabetic or braille). The analysis of the data collected in the two studies indicates the need to equip teachers for the identification and implementation of resources and strategies from, especially, the BNCC.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 140894/2018-7Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soriano, Karen Regiane [UNESP]2022-05-10T14:46:46Z2022-05-10T14:46:46Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSORIANO, Karen Regiane. Práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da linguagem escrita de estudantes cegos e/ou com baixa visão: ponto de vista dos professores. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23465033004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:00:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234650Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-09-30T06:00:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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