Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Höfling, Camila [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, Maria Cristina Parreira da [UNESP], Tosqui, Patrícia [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982006000100004
http://hdl.handle.net/11449/27144
Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho relacionado ao uso do dicionário como material didático na aula de língua estrangeira com fins específicos, em atividades como desenvolvimento de vocabulário, gramática, pronúncia, uso de língua, cultura, leitura e interpretação de texto. Com certas técnicas, os professores podem aproveitar esse material em suas aulas e orientar seus alunos sobre qual dicionário adquirir e como empregá-lo de maneira eficiente. Oferecemos algumas sugestões de atividades para serem realizadas com o dicionário, seja em aulas para alunos particulares ou em cursos profissionalizantes em áreas específicas.
id UNSP_b50b7a64d0ac9c5271bfa83d931df2b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27144
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicosEste artigo apresenta uma metodologia de trabalho relacionado ao uso do dicionário como material didático na aula de língua estrangeira com fins específicos, em atividades como desenvolvimento de vocabulário, gramática, pronúncia, uso de língua, cultura, leitura e interpretação de texto. Com certas técnicas, os professores podem aproveitar esse material em suas aulas e orientar seus alunos sobre qual dicionário adquirir e como empregá-lo de maneira eficiente. Oferecemos algumas sugestões de atividades para serem realizadas com o dicionário, seja em aulas para alunos particulares ou em cursos profissionalizantes em áreas específicas.This paper presents a methodology related to the use of dictionary as a pedagogic resource in the foreign language for specific purposes class, in activities developing vocabulary, grammar, pronunciation, language use, culture, and reading comprehension. By using some techniques, teachers can benefit from this resource in class and instruct their students about how to choose and use a dictionary properly. We offer some suggestions of activities to be performed both in private classes (one-to-one) and with groups of professionals with specific purposes.UNESP FCLarUNESP IBILCEUNESP ROSANAUNESP FCLarUNESP IBILCEUNESP ROSANAUniversidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de LetrasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Höfling, Camila [UNESP]Silva, Maria Cristina Parreira da [UNESP]Tosqui, Patrícia [UNESP]2014-05-20T15:09:13Z2014-05-20T15:09:13Z2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article51-64application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982006000100004Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 6, n. 1, p. 51-64, 2006.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/2714410.1590/S1984-63982006000100004S1984-63982006000100004S1984-63982006000100004.pdf2404604521445065SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-06T18:56:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27144Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T18:56:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos
title Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos
spellingShingle Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos
Höfling, Camila [UNESP]
title_short Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos
title_full Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos
title_fullStr Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos
title_full_unstemmed Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos
title_sort Técnicas de utilização de dicionário como material didático na aula de LE para fins específicos
author Höfling, Camila [UNESP]
author_facet Höfling, Camila [UNESP]
Silva, Maria Cristina Parreira da [UNESP]
Tosqui, Patrícia [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Maria Cristina Parreira da [UNESP]
Tosqui, Patrícia [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Höfling, Camila [UNESP]
Silva, Maria Cristina Parreira da [UNESP]
Tosqui, Patrícia [UNESP]
description Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho relacionado ao uso do dicionário como material didático na aula de língua estrangeira com fins específicos, em atividades como desenvolvimento de vocabulário, gramática, pronúncia, uso de língua, cultura, leitura e interpretação de texto. Com certas técnicas, os professores podem aproveitar esse material em suas aulas e orientar seus alunos sobre qual dicionário adquirir e como empregá-lo de maneira eficiente. Oferecemos algumas sugestões de atividades para serem realizadas com o dicionário, seja em aulas para alunos particulares ou em cursos profissionalizantes em áreas específicas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
2014-05-20T15:09:13Z
2014-05-20T15:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982006000100004
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 6, n. 1, p. 51-64, 2006.
1984-6398
http://hdl.handle.net/11449/27144
10.1590/S1984-63982006000100004
S1984-63982006000100004
S1984-63982006000100004.pdf
2404604521445065
url http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982006000100004
http://hdl.handle.net/11449/27144
identifier_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 6, n. 1, p. 51-64, 2006.
1984-6398
10.1590/S1984-63982006000100004
S1984-63982006000100004
S1984-63982006000100004.pdf
2404604521445065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51-64
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128210352734208