Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marôco, João P.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP], Vinagre, Maria Da Graça, Pais-ribeiro, José Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205
http://hdl.handle.net/11449/109535
Resumo: Realizou-se adaptação transcultural da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) para a língua portuguesa. As qualidades psicométricas foram avaliadas numa amostra de 1.023 estudantes do ensino superior do Brasil e de Portugal. A partir dos resultados obtidos propõe-se uma versão modificada da ESSS com 12 itens que avaliam 4 dimensões. A versão modificada revelou adequada confiabilidade, validade fatorial, validade concorrente, divergente e discriminante com exceção dessa última para Satisfação com as Amizades e a Intimidade. A validade convergente esteve no limite do aceitável. Observou-se invariância dos pesos fatoriais entre Brasil e Portugal, permitindo sua utilização para a avaliação da Satisfação com o Suporte Social em estudantes do ensino superior de ambos os países.
id UNSP_b54381c23c73dafa8d56d5c274c319b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/109535
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino SuperiorBrazil-Portugal Transcultural Adaptation of the Social Support Satisfaction Scale for College StudentsSuporte socialestudantesescalas psicométricasSocial supportstudentspsychometric scalesRealizou-se adaptação transcultural da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) para a língua portuguesa. As qualidades psicométricas foram avaliadas numa amostra de 1.023 estudantes do ensino superior do Brasil e de Portugal. A partir dos resultados obtidos propõe-se uma versão modificada da ESSS com 12 itens que avaliam 4 dimensões. A versão modificada revelou adequada confiabilidade, validade fatorial, validade concorrente, divergente e discriminante com exceção dessa última para Satisfação com as Amizades e a Intimidade. A validade convergente esteve no limite do aceitável. Observou-se invariância dos pesos fatoriais entre Brasil e Portugal, permitindo sua utilização para a avaliação da Satisfação com o Suporte Social em estudantes do ensino superior de ambos os países.The Social Support Satisfaction Scale (SSSS) was submitted to an adaptation to Portuguese language. Psychometric qualities of the SSSS were assessed in a sample of 1,023 university and college students from Brazil and Portugal. From the results obtained, we propose a modified version of the SSSS with 12 items that assess four dimensions (Satisfaction with Friendship, Intimacy, Satisfaction with Family and Social Activities). The modified version of the SSSS demonstrated good reliability; factorial validity; and concurrent, divergent and discriminant validity. Convergent valid is in the limit of what is acceptable. There was invariance of the factorial weights in the Portuguese and Brazilian samples, allowing its use for assessing Social Support Satisfaction in higher education students in both countries.Instituto Superior de Psicologia AplicadaUniversidade Estadual PaulistaEscola Superior de Enfermagem de LisboaUniversidade do PortoUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaInstituto Superior de Psicologia AplicadaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Superior de Enfermagem de LisboaUniversidade do PortoMarôco, João P.Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]Vinagre, Maria Da GraçaPais-ribeiro, José Luís2014-09-30T18:18:26Z2014-09-30T18:18:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article247-256application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 247-256, 2014.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/10953510.1590/1678-7153.201427205S0102-79722014000200247S0102-79722014000200247.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-27T18:43:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109535Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-27T18:43:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
Brazil-Portugal Transcultural Adaptation of the Social Support Satisfaction Scale for College Students
title Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
spellingShingle Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
Marôco, João P.
Suporte social
estudantes
escalas psicométricas
Social support
students
psychometric scales
title_short Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
title_full Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
title_fullStr Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
title_sort Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
author Marôco, João P.
author_facet Marôco, João P.
Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
Vinagre, Maria Da Graça
Pais-ribeiro, José Luís
author_role author
author2 Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
Vinagre, Maria Da Graça
Pais-ribeiro, José Luís
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Universidade do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marôco, João P.
Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]
Vinagre, Maria Da Graça
Pais-ribeiro, José Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Suporte social
estudantes
escalas psicométricas
Social support
students
psychometric scales
topic Suporte social
estudantes
escalas psicométricas
Social support
students
psychometric scales
description Realizou-se adaptação transcultural da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) para a língua portuguesa. As qualidades psicométricas foram avaliadas numa amostra de 1.023 estudantes do ensino superior do Brasil e de Portugal. A partir dos resultados obtidos propõe-se uma versão modificada da ESSS com 12 itens que avaliam 4 dimensões. A versão modificada revelou adequada confiabilidade, validade fatorial, validade concorrente, divergente e discriminante com exceção dessa última para Satisfação com as Amizades e a Intimidade. A validade convergente esteve no limite do aceitável. Observou-se invariância dos pesos fatoriais entre Brasil e Portugal, permitindo sua utilização para a avaliação da Satisfação com o Suporte Social em estudantes do ensino superior de ambos os países.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30T18:18:26Z
2014-09-30T18:18:26Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 247-256, 2014.
0102-7972
http://hdl.handle.net/11449/109535
10.1590/1678-7153.201427205
S0102-79722014000200247
S0102-79722014000200247.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205
http://hdl.handle.net/11449/109535
identifier_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 247-256, 2014.
0102-7972
10.1590/1678-7153.201427205
S0102-79722014000200247
S0102-79722014000200247.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica
0,258
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 247-256
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546516050083840