Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205 http://hdl.handle.net/11449/109535 |
Resumo: | Realizou-se adaptação transcultural da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) para a língua portuguesa. As qualidades psicométricas foram avaliadas numa amostra de 1.023 estudantes do ensino superior do Brasil e de Portugal. A partir dos resultados obtidos propõe-se uma versão modificada da ESSS com 12 itens que avaliam 4 dimensões. A versão modificada revelou adequada confiabilidade, validade fatorial, validade concorrente, divergente e discriminante com exceção dessa última para Satisfação com as Amizades e a Intimidade. A validade convergente esteve no limite do aceitável. Observou-se invariância dos pesos fatoriais entre Brasil e Portugal, permitindo sua utilização para a avaliação da Satisfação com o Suporte Social em estudantes do ensino superior de ambos os países. |
id |
UNSP_b54381c23c73dafa8d56d5c274c319b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/109535 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino SuperiorBrazil-Portugal Transcultural Adaptation of the Social Support Satisfaction Scale for College StudentsSuporte socialestudantesescalas psicométricasSocial supportstudentspsychometric scalesRealizou-se adaptação transcultural da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) para a língua portuguesa. As qualidades psicométricas foram avaliadas numa amostra de 1.023 estudantes do ensino superior do Brasil e de Portugal. A partir dos resultados obtidos propõe-se uma versão modificada da ESSS com 12 itens que avaliam 4 dimensões. A versão modificada revelou adequada confiabilidade, validade fatorial, validade concorrente, divergente e discriminante com exceção dessa última para Satisfação com as Amizades e a Intimidade. A validade convergente esteve no limite do aceitável. Observou-se invariância dos pesos fatoriais entre Brasil e Portugal, permitindo sua utilização para a avaliação da Satisfação com o Suporte Social em estudantes do ensino superior de ambos os países.The Social Support Satisfaction Scale (SSSS) was submitted to an adaptation to Portuguese language. Psychometric qualities of the SSSS were assessed in a sample of 1,023 university and college students from Brazil and Portugal. From the results obtained, we propose a modified version of the SSSS with 12 items that assess four dimensions (Satisfaction with Friendship, Intimacy, Satisfaction with Family and Social Activities). The modified version of the SSSS demonstrated good reliability; factorial validity; and concurrent, divergent and discriminant validity. Convergent valid is in the limit of what is acceptable. There was invariance of the factorial weights in the Portuguese and Brazilian samples, allowing its use for assessing Social Support Satisfaction in higher education students in both countries.Instituto Superior de Psicologia AplicadaUniversidade Estadual PaulistaEscola Superior de Enfermagem de LisboaUniversidade do PortoUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaInstituto Superior de Psicologia AplicadaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Superior de Enfermagem de LisboaUniversidade do PortoMarôco, João P.Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP]Vinagre, Maria Da GraçaPais-ribeiro, José Luís2014-09-30T18:18:26Z2014-09-30T18:18:26Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article247-256application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 247-256, 2014.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/10953510.1590/1678-7153.201427205S0102-79722014000200247S0102-79722014000200247.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-27T18:43:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/109535Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-27T18:43:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior Brazil-Portugal Transcultural Adaptation of the Social Support Satisfaction Scale for College Students |
title |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior |
spellingShingle |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior Marôco, João P. Suporte social estudantes escalas psicométricas Social support students psychometric scales |
title_short |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior |
title_full |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior |
title_fullStr |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior |
title_sort |
Adaptação Transcultural Brasil-Portugal da Escala de Satisfação com o Suporte Social para Estudantes do Ensino Superior |
author |
Marôco, João P. |
author_facet |
Marôco, João P. Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP] Vinagre, Maria Da Graça Pais-ribeiro, José Luís |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP] Vinagre, Maria Da Graça Pais-ribeiro, José Luís |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Universidade Estadual Paulista (Unesp) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Universidade do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marôco, João P. Campos, Juliana Alvares Duarte Bonini [UNESP] Vinagre, Maria Da Graça Pais-ribeiro, José Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Suporte social estudantes escalas psicométricas Social support students psychometric scales |
topic |
Suporte social estudantes escalas psicométricas Social support students psychometric scales |
description |
Realizou-se adaptação transcultural da Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) para a língua portuguesa. As qualidades psicométricas foram avaliadas numa amostra de 1.023 estudantes do ensino superior do Brasil e de Portugal. A partir dos resultados obtidos propõe-se uma versão modificada da ESSS com 12 itens que avaliam 4 dimensões. A versão modificada revelou adequada confiabilidade, validade fatorial, validade concorrente, divergente e discriminante com exceção dessa última para Satisfação com as Amizades e a Intimidade. A validade convergente esteve no limite do aceitável. Observou-se invariância dos pesos fatoriais entre Brasil e Portugal, permitindo sua utilização para a avaliação da Satisfação com o Suporte Social em estudantes do ensino superior de ambos os países. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-30T18:18:26Z 2014-09-30T18:18:26Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205 Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 247-256, 2014. 0102-7972 http://hdl.handle.net/11449/109535 10.1590/1678-7153.201427205 S0102-79722014000200247 S0102-79722014000200247.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427205 http://hdl.handle.net/11449/109535 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 247-256, 2014. 0102-7972 10.1590/1678-7153.201427205 S0102-79722014000200247 S0102-79722014000200247.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica 0,258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
247-256 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546516050083840 |