O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laudenides Pontes dos [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95559
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre ensino de Geografia, tendo como foco a relação entre a realidade mais próxima do aluno e o conhecimento geográfico, no ensino médio. Como objetivo principal, buscou-se entender como as vivências dos alunos são mobilizadas pelos professores/alunos na educação geográfica, usando como ponto de partida a discussão do lugar dos alunos. O Lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A abordagem metodológica quanti-qualitativa foi escolhida, pois possibilitou traçar o perfil dos sujeitos pesquisados e ainda analisar as impressões desses atores acerca do tema em questão. Os instrumentos foram questionários e entrevistas; na análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. O campo da pesquisa foram três escolas da rede estadual da cidade de Teresina-PI. As discussões se deram a partir das reflexões de Cavalcanti, Callai, Kaercher, Lacoste, Carlos, Santos, entre outros. Considerouse também a proposta socioconstrutivista de ensino. Diagnosticou-se que os professores e alunos pesquisados admitem ser importante fazer essa integração entre o conhecimento geográfico e as vivências dos alunos, no entanto, foram evidenciadas muitas dificuldades nessa prática. Constatou-se ainda o quanto são ricas as vivências dos alunos e como eles têm a contribuir nas aulas de Geografia
id UNSP_b55cf24ad9242dfe2d617a194f2b1c38
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95559
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolarGeografia - Estudo e ensinoEspaço vividoConhecimento geográficoGeography teachingLing placeGeographical knowledgeTrata-se de uma pesquisa sobre ensino de Geografia, tendo como foco a relação entre a realidade mais próxima do aluno e o conhecimento geográfico, no ensino médio. Como objetivo principal, buscou-se entender como as vivências dos alunos são mobilizadas pelos professores/alunos na educação geográfica, usando como ponto de partida a discussão do lugar dos alunos. O Lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A abordagem metodológica quanti-qualitativa foi escolhida, pois possibilitou traçar o perfil dos sujeitos pesquisados e ainda analisar as impressões desses atores acerca do tema em questão. Os instrumentos foram questionários e entrevistas; na análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. O campo da pesquisa foram três escolas da rede estadual da cidade de Teresina-PI. As discussões se deram a partir das reflexões de Cavalcanti, Callai, Kaercher, Lacoste, Carlos, Santos, entre outros. Considerouse também a proposta socioconstrutivista de ensino. Diagnosticou-se que os professores e alunos pesquisados admitem ser importante fazer essa integração entre o conhecimento geográfico e as vivências dos alunos, no entanto, foram evidenciadas muitas dificuldades nessa prática. Constatou-se ainda o quanto são ricas as vivências dos alunos e como eles têm a contribuir nas aulas de GeografiaIt is about a research about teaching of Geography, focusing the relation ship between the nearest reality of the student ant the geographical Knowledge in the high school. As a main objective tried to understand how the experiences of the students are formed by teachers and students at the geographical education, using as a stating point discussion about the students’ place. The place is a geographical category which refers to ling place, where the nearest relationships are established. The quantitative-qualitative methodological approach was chosen, due to make it possible to trace the profile of the researched subjects and also, to analyze the impressions of these subjects about the theme in question. The tools were questionnaries and interviews, in the analysis we use the Analysis of the Contents. The field of the research were three state schools of Teresina-PI. The discussions occurred from the reflections of Cavalcanti, Callai, Kaercher, Lacoste, Carlos, Santos, et al. It was considered too, the socioconstrutivist proposa of teaching. We realized that the researched teachers and students admit to be important to do this integration between the geographical knowledge the experiences of the students, nevertheless, many difficulties were found in this practice. We still found how rich the students experiences are and how these still have to contribute in the Geography classesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, Fadel David Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Laudenides Pontes dos [UNESP]2014-06-11T19:27:49Z2014-06-11T19:27:49Z2010-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis158 f. : il., mapas, tabs., quadros, fots.application/pdfSANTOS, Laudenides Pontes dos. O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar. 2010. 158 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.http://hdl.handle.net/11449/95559000631692santos_lp_me_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:17:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95559Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:43.355455Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar
title O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar
spellingShingle O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar
Santos, Laudenides Pontes dos [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino
Espaço vivido
Conhecimento geográfico
Geography teaching
Ling place
Geographical knowledge
title_short O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar
title_full O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar
title_fullStr O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar
title_full_unstemmed O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar
title_sort O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar
author Santos, Laudenides Pontes dos [UNESP]
author_facet Santos, Laudenides Pontes dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, Fadel David Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Laudenides Pontes dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Espaço vivido
Conhecimento geográfico
Geography teaching
Ling place
Geographical knowledge
topic Geografia - Estudo e ensino
Espaço vivido
Conhecimento geográfico
Geography teaching
Ling place
Geographical knowledge
description Trata-se de uma pesquisa sobre ensino de Geografia, tendo como foco a relação entre a realidade mais próxima do aluno e o conhecimento geográfico, no ensino médio. Como objetivo principal, buscou-se entender como as vivências dos alunos são mobilizadas pelos professores/alunos na educação geográfica, usando como ponto de partida a discussão do lugar dos alunos. O Lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações mais próximas. A abordagem metodológica quanti-qualitativa foi escolhida, pois possibilitou traçar o perfil dos sujeitos pesquisados e ainda analisar as impressões desses atores acerca do tema em questão. Os instrumentos foram questionários e entrevistas; na análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. O campo da pesquisa foram três escolas da rede estadual da cidade de Teresina-PI. As discussões se deram a partir das reflexões de Cavalcanti, Callai, Kaercher, Lacoste, Carlos, Santos, entre outros. Considerouse também a proposta socioconstrutivista de ensino. Diagnosticou-se que os professores e alunos pesquisados admitem ser importante fazer essa integração entre o conhecimento geográfico e as vivências dos alunos, no entanto, foram evidenciadas muitas dificuldades nessa prática. Constatou-se ainda o quanto são ricas as vivências dos alunos e como eles têm a contribuir nas aulas de Geografia
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
2014-06-11T19:27:49Z
2014-06-11T19:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Laudenides Pontes dos. O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar. 2010. 158 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/95559
000631692
santos_lp_me_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv SANTOS, Laudenides Pontes dos. O estudo do lugar no ensino de Geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar. 2010. 158 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
000631692
santos_lp_me_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/95559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 158 f. : il., mapas, tabs., quadros, fots.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129040404447232