Lucro no tabu: a quem serve a indústria do sexo?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252816 |
Resumo: | O presente relatório documenta o desenvolvimento do projeto experimental “Lucro no Tabu: a quem serve a indústria do sexo?”, que deu origem a uma reportagem hipermídia centrada na temática do trabalho sexual no Brasil – em especial, aquele publicado e consumido nas plataformas online de conteúdo adulto por assinatura, tais como o OnlyFans ou o Privacy. A atividade teve como objetivos promover um debate construtivo acerca do mercado do sexo, evidenciar as problemáticas desse meio, apontar a realidade vivida pelos produtores de conteúdo para além do glamour criado pela narrativa do “dinheiro fácil”, indicar os impactos físicos e psicológicos da indústria pornográfica e, por fim, identificar o perfil dos consumidores desses materiais dentro do mercado nacional emergente que tem se estabelecido nos últimos anos, sobretudo, a partir da pandemia de covid-19, quando se percebe um crescimento de acessos e inscrições nessas plataformas. Para tanto, empregou-se técnicas de revisão bibliográfica, entrevistas jornalísticas semi-estruturadas com produtores de conteúdo adulto, consumidores e especialistas, coleta de dados e análise documental. Para além das características típicas de uma produção hipermídia, investiu-se em recursos transmidiáticos, como vídeos hospedados no YouTube, um podcast no Spotify, áudios no SoundCloud e uma página no Instagram para criar uma rede completa de distribuição da reportagem, refletindo o cenário de convergência midiática que se vê hoje no jornalismo brasileiro e explorando as diversas linguagens possibilitadas por esse modelo, estimulando o seu acesso por mais públicos, bem como ampliando a discussão para outros espaços. Apesar das dificuldades encontradas ao longo da elaboração do projeto, concluiu-se que a escolha por esse formato foi um acerto que se alinhou bem à proposta e que iniciativas como esta abrem caminho para a naturalização e mitigação dos preconceitos morais direcionados às atividades sexuais profissionais. |
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Lucro no tabu: a quem serve a indústria do sexo?Profit in taboo: who does the sex industry serve?Lucro en el tabú: ¿a quién sirve la industria del sexo?JornalismoOnlyfansPrivacyReportagem HipermídiaTrabalhadores sexuaisO presente relatório documenta o desenvolvimento do projeto experimental “Lucro no Tabu: a quem serve a indústria do sexo?”, que deu origem a uma reportagem hipermídia centrada na temática do trabalho sexual no Brasil – em especial, aquele publicado e consumido nas plataformas online de conteúdo adulto por assinatura, tais como o OnlyFans ou o Privacy. A atividade teve como objetivos promover um debate construtivo acerca do mercado do sexo, evidenciar as problemáticas desse meio, apontar a realidade vivida pelos produtores de conteúdo para além do glamour criado pela narrativa do “dinheiro fácil”, indicar os impactos físicos e psicológicos da indústria pornográfica e, por fim, identificar o perfil dos consumidores desses materiais dentro do mercado nacional emergente que tem se estabelecido nos últimos anos, sobretudo, a partir da pandemia de covid-19, quando se percebe um crescimento de acessos e inscrições nessas plataformas. Para tanto, empregou-se técnicas de revisão bibliográfica, entrevistas jornalísticas semi-estruturadas com produtores de conteúdo adulto, consumidores e especialistas, coleta de dados e análise documental. Para além das características típicas de uma produção hipermídia, investiu-se em recursos transmidiáticos, como vídeos hospedados no YouTube, um podcast no Spotify, áudios no SoundCloud e uma página no Instagram para criar uma rede completa de distribuição da reportagem, refletindo o cenário de convergência midiática que se vê hoje no jornalismo brasileiro e explorando as diversas linguagens possibilitadas por esse modelo, estimulando o seu acesso por mais públicos, bem como ampliando a discussão para outros espaços. Apesar das dificuldades encontradas ao longo da elaboração do projeto, concluiu-se que a escolha por esse formato foi um acerto que se alinhou bem à proposta e que iniciativas como esta abrem caminho para a naturalização e mitigação dos preconceitos morais direcionados às atividades sexuais profissionais.This report documents the development of the experimental project "Profit in Taboo: who does the sex industry serve?", which gave rise to a hypermedia report centred on the theme of sex work in Brazil – in particular, that published and consumed on online subscription adult content platforms such as OnlyFans or Privacy. The aim of the activity was to promote a constructive debate about the sex market, highlight the problems of this medium, point out the reality experienced by content producers beyond the glamour created by the "easy money" narrative, indicate the physical and psychological impacts of the porn industry and, finally, identify the profile of consumers of these materials within the emerging national market that has been established in recent years, especially since the covid-19 pandemic, when there has been an increase in accesses and subscriptions to these platforms. To do this, we used literature review techniques, semi-structured journalistic interviews with adult content producers, consumers and experts, data collection and documentary analysis. In addition to the typical characteristics of a hypermedia production, we invested in transmedia resources such as videos hosted on YouTube, a podcast on Spotify, audios on SoundCloud and a page on Instagram to create a complete distribution network for the report, reflecting the media convergence scenario that we see today in Brazilian journalism and exploring the various languages made possible by this model, stimulating its access by more audiences, as well as broadening the discussion to other spaces. Despite the difficulties encountered during the development of the project, it was concluded that the choice of this format was a good fit with the proposal and that initiatives like this pave the way for the naturalisation and mitigation of moral prejudices directed at professional sexual activities.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ito, Liliane de Lucena [UNESP]Oliveira, Arthur Almeida deMotta, Eduarda AlbrecheteVale, Geovanna SenaPeixoto, Julia FariaFlorindo, Leonardo Scramin Esteves2024-01-18T11:01:01Z2024-01-18T11:01:01Z2023-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, A. A. et al. Lucro no tabu: a quem serve a indústria do sexo? Orientador: Liliane de Lucena Ito. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252816. Acesso em: 18 jan. 2024 https://hdl.handle.net/11449/252816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:24:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252816Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:52:57.079Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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OLIVEIRA, A. A. et al. Lucro no tabu: a quem serve a indústria do sexo? Orientador: Liliane de Lucena Ito. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/252816. Acesso em: 18 jan. 2024 |
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