Framework conceitual 4P’s para a produção de videogames independentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Américo Neto, José
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252820
https://orcid.org/0000-0003-1953-3985
Resumo: A presente pesquisa objetivou sistematizar, por meio de um framework conceitual, diretrizes para auxiliar desenvolvedores de jogos digitais independentes, que explique de maneira prática e objetiva como proceder nas diversas etapas de produção. A metodologia abordou as etapas de: preparação, pré produção, produção e pós produção (4P’s) . Divididos em três eixos principais: (1) as camadas relativas à produção de jogos digitais; (2) utilização das metodologias Design Thinking (DT) e Canvas para elaboração do (3) Game Document Design (GDD). A proposta tem aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU em seus objetivos de números quatro, oito e nove para, como apontado por Patterson (2019, p.12), utilizar o alcance, a criatividade e o espírito de resolução de problemas, características da indústria de jogos digitais. Espera se que a utilização deste framework conceitual resulte em planos de ação práticos, divididos em etapas, que proporcionem maior praticidade e otimização nos processos necessários para produzir e lançar um jogo digital independente de forma eficiente.
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