Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68775 |
Resumo: | Tendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, será investigado como ocorre a aplicação e o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) eletrônicos educacionais. Com isso, o objetivo será criar um recurso que auxilie professores na criação de jogos de RPG eletrônicos educacionais que atendam aos objetivos de aprendizagem que pretende desenvolver, através da identificação dos elementos que fazem parte desse tipo de jogo e sugerindo como planejar, desenvolver, implementar e avaliar nesse tipo de proposta. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados com professores dos anos finais do ensino fundamental e médio, análise e curadoria de jogos digitais educacionais e aplicação do modelo ADDIE para a criação de um framework que atenderá o objetivo. Verificou-se que muitos jogos digitais educacionais utilizados pelos professores são baseados em perguntas e respostas do método tradicional, demandando a criação de jogos educacionais que sejam mais complexos e promovam a interação, reflexão e descoberta, assim, os jogos de RPG se mostraram como uma possibilidade de recurso educacional que, em conjunto com seus elementos e narrativa, podem abordar conhecimentos de várias disciplinas, inclusive sobre a história e cultura brasileira. Contudo, se faz necessário pesquisas mais amplas com professores e jogadores de RPG sobre o tema e experiência com jogos desse estilo para aprimorar o framework apresentado. |
id |
UFSP_65cfd2d5722be9fe6d741341488b8481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68775 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacionalTecnologia educacionalJogos educativosJogos digitaisJogos educacionaisRPG eletrônicoFrameworkSociedade da InformaçãoNativos digitaisTendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, será investigado como ocorre a aplicação e o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) eletrônicos educacionais. Com isso, o objetivo será criar um recurso que auxilie professores na criação de jogos de RPG eletrônicos educacionais que atendam aos objetivos de aprendizagem que pretende desenvolver, através da identificação dos elementos que fazem parte desse tipo de jogo e sugerindo como planejar, desenvolver, implementar e avaliar nesse tipo de proposta. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados com professores dos anos finais do ensino fundamental e médio, análise e curadoria de jogos digitais educacionais e aplicação do modelo ADDIE para a criação de um framework que atenderá o objetivo. Verificou-se que muitos jogos digitais educacionais utilizados pelos professores são baseados em perguntas e respostas do método tradicional, demandando a criação de jogos educacionais que sejam mais complexos e promovam a interação, reflexão e descoberta, assim, os jogos de RPG se mostraram como uma possibilidade de recurso educacional que, em conjunto com seus elementos e narrativa, podem abordar conhecimentos de várias disciplinas, inclusive sobre a história e cultura brasileira. Contudo, se faz necessário pesquisas mais amplas com professores e jogadores de RPG sobre o tema e experiência com jogos desse estilo para aprimorar o framework apresentado.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSilva, Edna de Mello [UNIFESP]Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3243275619679099http://lattes.cnpq.br/9405118016902400Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]2023-07-26T11:49:42Z2023-07-26T11:49:42Z2023-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion148 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T02:24:54Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68775Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T02:24:54Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional |
title |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional |
spellingShingle |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP] Tecnologia educacional Jogos educativos Jogos digitais Jogos educacionais RPG eletrônico Framework Sociedade da Informação Nativos digitais |
title_short |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional |
title_full |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional |
title_fullStr |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional |
title_full_unstemmed |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional |
title_sort |
Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional |
author |
Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP] |
author_facet |
Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Edna de Mello [UNIFESP] Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/3243275619679099 http://lattes.cnpq.br/9405118016902400 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Jogos educativos Jogos digitais Jogos educacionais RPG eletrônico Framework Sociedade da Informação Nativos digitais |
topic |
Tecnologia educacional Jogos educativos Jogos digitais Jogos educacionais RPG eletrônico Framework Sociedade da Informação Nativos digitais |
description |
Tendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, será investigado como ocorre a aplicação e o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) eletrônicos educacionais. Com isso, o objetivo será criar um recurso que auxilie professores na criação de jogos de RPG eletrônicos educacionais que atendam aos objetivos de aprendizagem que pretende desenvolver, através da identificação dos elementos que fazem parte desse tipo de jogo e sugerindo como planejar, desenvolver, implementar e avaliar nesse tipo de proposta. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados com professores dos anos finais do ensino fundamental e médio, análise e curadoria de jogos digitais educacionais e aplicação do modelo ADDIE para a criação de um framework que atenderá o objetivo. Verificou-se que muitos jogos digitais educacionais utilizados pelos professores são baseados em perguntas e respostas do método tradicional, demandando a criação de jogos educacionais que sejam mais complexos e promovam a interação, reflexão e descoberta, assim, os jogos de RPG se mostraram como uma possibilidade de recurso educacional que, em conjunto com seus elementos e narrativa, podem abordar conhecimentos de várias disciplinas, inclusive sobre a história e cultura brasileira. Contudo, se faz necessário pesquisas mais amplas com professores e jogadores de RPG sobre o tema e experiência com jogos desse estilo para aprimorar o framework apresentado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-26T11:49:42Z 2023-07-26T11:49:42Z 2023-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68775 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
148 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268413572284416 |