Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68775
Resumo: Tendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, será investigado como ocorre a aplicação e o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) eletrônicos educacionais. Com isso, o objetivo será criar um recurso que auxilie professores na criação de jogos de RPG eletrônicos educacionais que atendam aos objetivos de aprendizagem que pretende desenvolver, através da identificação dos elementos que fazem parte desse tipo de jogo e sugerindo como planejar, desenvolver, implementar e avaliar nesse tipo de proposta. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados com professores dos anos finais do ensino fundamental e médio, análise e curadoria de jogos digitais educacionais e aplicação do modelo ADDIE para a criação de um framework que atenderá o objetivo. Verificou-se que muitos jogos digitais educacionais utilizados pelos professores são baseados em perguntas e respostas do método tradicional, demandando a criação de jogos educacionais que sejam mais complexos e promovam a interação, reflexão e descoberta, assim, os jogos de RPG se mostraram como uma possibilidade de recurso educacional que, em conjunto com seus elementos e narrativa, podem abordar conhecimentos de várias disciplinas, inclusive sobre a história e cultura brasileira. Contudo, se faz necessário pesquisas mais amplas com professores e jogadores de RPG sobre o tema e experiência com jogos desse estilo para aprimorar o framework apresentado.
id UFSP_65cfd2d5722be9fe6d741341488b8481
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68775
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacionalTecnologia educacionalJogos educativosJogos digitaisJogos educacionaisRPG eletrônicoFrameworkSociedade da InformaçãoNativos digitaisTendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, será investigado como ocorre a aplicação e o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) eletrônicos educacionais. Com isso, o objetivo será criar um recurso que auxilie professores na criação de jogos de RPG eletrônicos educacionais que atendam aos objetivos de aprendizagem que pretende desenvolver, através da identificação dos elementos que fazem parte desse tipo de jogo e sugerindo como planejar, desenvolver, implementar e avaliar nesse tipo de proposta. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados com professores dos anos finais do ensino fundamental e médio, análise e curadoria de jogos digitais educacionais e aplicação do modelo ADDIE para a criação de um framework que atenderá o objetivo. Verificou-se que muitos jogos digitais educacionais utilizados pelos professores são baseados em perguntas e respostas do método tradicional, demandando a criação de jogos educacionais que sejam mais complexos e promovam a interação, reflexão e descoberta, assim, os jogos de RPG se mostraram como uma possibilidade de recurso educacional que, em conjunto com seus elementos e narrativa, podem abordar conhecimentos de várias disciplinas, inclusive sobre a história e cultura brasileira. Contudo, se faz necessário pesquisas mais amplas com professores e jogadores de RPG sobre o tema e experiência com jogos desse estilo para aprimorar o framework apresentado.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSilva, Edna de Mello [UNIFESP]Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3243275619679099http://lattes.cnpq.br/9405118016902400Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]2023-07-26T11:49:42Z2023-07-26T11:49:42Z2023-07-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion148 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T02:24:54Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68775Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T02:24:54Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
title Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
spellingShingle Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]
Tecnologia educacional
Jogos educativos
Jogos digitais
Jogos educacionais
RPG eletrônico
Framework
Sociedade da Informação
Nativos digitais
title_short Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
title_full Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
title_fullStr Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
title_full_unstemmed Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
title_sort Design Educacional no desenvolvimento de jogos: um framework para a criação de RPG eletrônico educacional
author Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]
author_facet Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Edna de Mello [UNIFESP]
Yanaze, Leandro Key Higuchi [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3243275619679099
http://lattes.cnpq.br/9405118016902400
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Susana Maria de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Jogos educativos
Jogos digitais
Jogos educacionais
RPG eletrônico
Framework
Sociedade da Informação
Nativos digitais
topic Tecnologia educacional
Jogos educativos
Jogos digitais
Jogos educacionais
RPG eletrônico
Framework
Sociedade da Informação
Nativos digitais
description Tendo em vista que os alunos das novas gerações têm acesso às tecnologias digitais desde a mais tenra idade - como os jogos digitais - e possuem características próprias das quais o ensino tradicional não dá mais conta, será investigado como ocorre a aplicação e o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) eletrônicos educacionais. Com isso, o objetivo será criar um recurso que auxilie professores na criação de jogos de RPG eletrônicos educacionais que atendam aos objetivos de aprendizagem que pretende desenvolver, através da identificação dos elementos que fazem parte desse tipo de jogo e sugerindo como planejar, desenvolver, implementar e avaliar nesse tipo de proposta. Para tanto, foi realizada a revisão bibliográfica sobre o tema, coleta de dados com professores dos anos finais do ensino fundamental e médio, análise e curadoria de jogos digitais educacionais e aplicação do modelo ADDIE para a criação de um framework que atenderá o objetivo. Verificou-se que muitos jogos digitais educacionais utilizados pelos professores são baseados em perguntas e respostas do método tradicional, demandando a criação de jogos educacionais que sejam mais complexos e promovam a interação, reflexão e descoberta, assim, os jogos de RPG se mostraram como uma possibilidade de recurso educacional que, em conjunto com seus elementos e narrativa, podem abordar conhecimentos de várias disciplinas, inclusive sobre a história e cultura brasileira. Contudo, se faz necessário pesquisas mais amplas com professores e jogadores de RPG sobre o tema e experiência com jogos desse estilo para aprimorar o framework apresentado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-26T11:49:42Z
2023-07-26T11:49:42Z
2023-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68775
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268413572284416