Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Eduarda Aleycha Luciano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251625
Resumo: O seguinte trabalho, a princípio, descreve o programa, desenvolvido por Matthew Lipman, Filosofia para Crianças. Descreve, também, o programa radiofônico A Hora/Momento da Juventude, destinado às crianças, desenvolvido por Walter Benjamin. Quais são as possíveis aproximações entre eles? Lipman e Benjamin, criam algo inédito, logo, são revolucionários. Crianças e/na filosofia. Até então, algo nunca visto. Embora as propostas sejam diferentes - Lipman sugere um modelo, pronto, a ser percorrido, traz as crianças até ele, Benjamin fala sobre o que acha importante/interessante às crianças, vai até elas - os dois filósofos dão novos sentidos para a infância. A partir, dos caminhos de Lipman e de Benjamin, outros, surgem. Os caminhos de Walter Kohan, e, de Paula Ramos de Oliveira, são exemplos. Podemos dizer, que esses “outros caminhos”, são, um, entre Lipman e Benjamin. Esse entre abre caminhos. Esse entre nos convida a fazer caminhos. Toda a potência de uma filosofia com crianças é colocada em prática, por Kohan e Paula Ramos, em projetos/experiências filosóficos(as). Os grupos de estudos (NEFI/GEPFC), dos dois professores/pesquisadores, em um segundo momento, são apresentados. Os objetivos, trabalhos, propostas, ideias, de tais grupos, são descritos. Por fim, as contribuições, de Lipman/Benjamin, e, do NEFI/GEPFC, para a infância e a filosofia, são, expostas. Experiências (minhas) de estar no, entre, filosofia com crianças, são tecidas. Como é estar no entre? Para nós, o entre, é um modo/forma de vida. Ele, suscita, liberdade. Ele, suscita, o que é autêntico. Estar no entre, portanto, é viver, filosófica, e, infantilmente. Enfim, este trabalho/texto/dissertação, nasce, das minhas experiências/vivências/assombros.
id UNSP_b5cdcb37730e1ddc56607ceaf4c2e828
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251625
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter BenjaminPhilosophy and children: between Matthew Lipman and Walter BenjaminMatthew LipmanWalter BenjaminCriançasEntreChildrenBetweenO seguinte trabalho, a princípio, descreve o programa, desenvolvido por Matthew Lipman, Filosofia para Crianças. Descreve, também, o programa radiofônico A Hora/Momento da Juventude, destinado às crianças, desenvolvido por Walter Benjamin. Quais são as possíveis aproximações entre eles? Lipman e Benjamin, criam algo inédito, logo, são revolucionários. Crianças e/na filosofia. Até então, algo nunca visto. Embora as propostas sejam diferentes - Lipman sugere um modelo, pronto, a ser percorrido, traz as crianças até ele, Benjamin fala sobre o que acha importante/interessante às crianças, vai até elas - os dois filósofos dão novos sentidos para a infância. A partir, dos caminhos de Lipman e de Benjamin, outros, surgem. Os caminhos de Walter Kohan, e, de Paula Ramos de Oliveira, são exemplos. Podemos dizer, que esses “outros caminhos”, são, um, entre Lipman e Benjamin. Esse entre abre caminhos. Esse entre nos convida a fazer caminhos. Toda a potência de uma filosofia com crianças é colocada em prática, por Kohan e Paula Ramos, em projetos/experiências filosóficos(as). Os grupos de estudos (NEFI/GEPFC), dos dois professores/pesquisadores, em um segundo momento, são apresentados. Os objetivos, trabalhos, propostas, ideias, de tais grupos, são descritos. Por fim, as contribuições, de Lipman/Benjamin, e, do NEFI/GEPFC, para a infância e a filosofia, são, expostas. Experiências (minhas) de estar no, entre, filosofia com crianças, são tecidas. Como é estar no entre? Para nós, o entre, é um modo/forma de vida. Ele, suscita, liberdade. Ele, suscita, o que é autêntico. Estar no entre, portanto, é viver, filosófica, e, infantilmente. Enfim, este trabalho/texto/dissertação, nasce, das minhas experiências/vivências/assombros.Following this work at first, describes the program developed by Matthew Lipman, Filosofia para Crianças. Also describes, the radio program A Hora/Momento da Juventude, dedicated to children, developed by Walter Benjamin. What are the connections between them? Lipman and Benjamin, created something new, then, are revolutionaries. Children and/at philosophy never seen, until now. Although the proposals are different - Lipman suggests a ready-to-go model, brings the children. Benjamin talks about what he finds important/interesting for children, he goes to them - the two philosophers give new meanings to childhood. From the paths of Lipman and Benjamin others emerged. The paths of Walter Kohan and Paula Ramos de Oliveira are examples. We can say that these “other paths” are one between Lipman and Benjamin. This between opens paths. This in-between invites us to make paths. All the power of a philosophy with children is put into practice, by Kohan and Paula Ramos, in philosophical projects/experiences. The study groups (NEFI/GEPFC) of both professors, researches are presented in a second moment. The goals, work, proposals, ideas of these groups are described. Finally, the contributions of Lipman/Benjamin and NEFI/GEPFC to childhood/philosophy are demonstraded. Experiences (mine) of being in between philosophy with children are woven together. What is it like to be in between? For us, in-between is a way of life. It urges freedom. It raises what is authentic. To be in between, therefore, is to live philosophically and childishly. Therefore, this work/text/dissertation is born from my experiences/astonishments.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Santana, Eduarda Aleycha Luciano2023-12-01T19:30:00Z2023-12-01T19:30:00Z2023-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Eduarda A. L. Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara.https://hdl.handle.net/11449/251625porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-09T06:24:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251625Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:49.175415Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
Philosophy and children: between Matthew Lipman and Walter Benjamin
title Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
spellingShingle Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
Santana, Eduarda Aleycha Luciano
Matthew Lipman
Walter Benjamin
Crianças
Entre
Children
Between
title_short Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
title_full Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
title_fullStr Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
title_full_unstemmed Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
title_sort Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin
author Santana, Eduarda Aleycha Luciano
author_facet Santana, Eduarda Aleycha Luciano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Eduarda Aleycha Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Matthew Lipman
Walter Benjamin
Crianças
Entre
Children
Between
topic Matthew Lipman
Walter Benjamin
Crianças
Entre
Children
Between
description O seguinte trabalho, a princípio, descreve o programa, desenvolvido por Matthew Lipman, Filosofia para Crianças. Descreve, também, o programa radiofônico A Hora/Momento da Juventude, destinado às crianças, desenvolvido por Walter Benjamin. Quais são as possíveis aproximações entre eles? Lipman e Benjamin, criam algo inédito, logo, são revolucionários. Crianças e/na filosofia. Até então, algo nunca visto. Embora as propostas sejam diferentes - Lipman sugere um modelo, pronto, a ser percorrido, traz as crianças até ele, Benjamin fala sobre o que acha importante/interessante às crianças, vai até elas - os dois filósofos dão novos sentidos para a infância. A partir, dos caminhos de Lipman e de Benjamin, outros, surgem. Os caminhos de Walter Kohan, e, de Paula Ramos de Oliveira, são exemplos. Podemos dizer, que esses “outros caminhos”, são, um, entre Lipman e Benjamin. Esse entre abre caminhos. Esse entre nos convida a fazer caminhos. Toda a potência de uma filosofia com crianças é colocada em prática, por Kohan e Paula Ramos, em projetos/experiências filosóficos(as). Os grupos de estudos (NEFI/GEPFC), dos dois professores/pesquisadores, em um segundo momento, são apresentados. Os objetivos, trabalhos, propostas, ideias, de tais grupos, são descritos. Por fim, as contribuições, de Lipman/Benjamin, e, do NEFI/GEPFC, para a infância e a filosofia, são, expostas. Experiências (minhas) de estar no, entre, filosofia com crianças, são tecidas. Como é estar no entre? Para nós, o entre, é um modo/forma de vida. Ele, suscita, liberdade. Ele, suscita, o que é autêntico. Estar no entre, portanto, é viver, filosófica, e, infantilmente. Enfim, este trabalho/texto/dissertação, nasce, das minhas experiências/vivências/assombros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01T19:30:00Z
2023-12-01T19:30:00Z
2023-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Eduarda A. L. Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara.
https://hdl.handle.net/11449/251625
identifier_str_mv SANTANA, Eduarda A. L. Filosofia e crianças: entre Matthew Lipman e Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara.
url https://hdl.handle.net/11449/251625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129431595646976