As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Luciana Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90875
Resumo: Neste trabalho investigou-se as representações sociais sobre meio ambiente de um total de 42 alunos de 4ªs séries do Ensino Fundamental, provenientes de duas Escolas Públicas localizadas nas zonas Rural e Urbana, de um município do interior paulista. A metodologia utilizada foi a de pesquisa social, com abordagem qualitativa, embora alguns dados quantitativos também sejam apresentados de forma complementar. A coleta de dados foi realizada através de pesquisas bibliográfica e suplementar de dados e de pesquisa de campo. Nesta última, visando à verificação e à validação da pesquisa, foram utilizadas diferentes formas de abordagem investigativa, tais como: observações, rodas de conversa, entrevistas individuais, desenhos e questionários. A análise de conteúdo dos dados obtidos revelou que as possíveis origens para aquelas representações, categorizadas em naturalistas e antropocêntricas, estão associadas, principalmente, às influências da mídia, da família e da religião. Buscou-se, através da análise dos resultados e das discussões, contribuir com sugestões que possam promover, nos docentes daquelas escolas, reflexões sobre suas práticas educativas, visando à melhoria do ensino do tema considerado. Neste sentido, a expectativa é que esta pesquisa possa efetivamente representar uma contribuição para os profissionais interessados em trabalhar a partir dos saberes acumulados pela vivência de diferentes experiências que as crianças têm com o mundo e que trazem para a escola, desenvolvendo ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida e de desenvolvimento adequado, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas e, tendo como perspectiva, estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente
id UNSP_b61778aab4ab5b313063e7f82f9df9f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90875
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino FundamentalRepresentações sociaisMeio ambienteEnsino fundamentalRodas de conversaSocial representationsEnvironmentElementary teachingTalk session circlesNeste trabalho investigou-se as representações sociais sobre meio ambiente de um total de 42 alunos de 4ªs séries do Ensino Fundamental, provenientes de duas Escolas Públicas localizadas nas zonas Rural e Urbana, de um município do interior paulista. A metodologia utilizada foi a de pesquisa social, com abordagem qualitativa, embora alguns dados quantitativos também sejam apresentados de forma complementar. A coleta de dados foi realizada através de pesquisas bibliográfica e suplementar de dados e de pesquisa de campo. Nesta última, visando à verificação e à validação da pesquisa, foram utilizadas diferentes formas de abordagem investigativa, tais como: observações, rodas de conversa, entrevistas individuais, desenhos e questionários. A análise de conteúdo dos dados obtidos revelou que as possíveis origens para aquelas representações, categorizadas em naturalistas e antropocêntricas, estão associadas, principalmente, às influências da mídia, da família e da religião. Buscou-se, através da análise dos resultados e das discussões, contribuir com sugestões que possam promover, nos docentes daquelas escolas, reflexões sobre suas práticas educativas, visando à melhoria do ensino do tema considerado. Neste sentido, a expectativa é que esta pesquisa possa efetivamente representar uma contribuição para os profissionais interessados em trabalhar a partir dos saberes acumulados pela vivência de diferentes experiências que as crianças têm com o mundo e que trazem para a escola, desenvolvendo ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida e de desenvolvimento adequado, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas e, tendo como perspectiva, estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambienteOn this work it was searched into representations about environment in a total of 42 4th graded students of elementary school, proceeding from two public schools located in the rural and urban areas of a town in countryside of São Paulo State. The methodology used was a social research with the quality approach, although some quantitative data are also presented as a supplementary way. The data collection was carried out through bibliographical, data supplemental and field research. On the field research, aiming the examination and validation of the research, it was used different ways of investigation approach such as: observation, talk session circles, individual interviews, drawings and questionnaires. The analyses of data content achieved, showed that possible origins to those representations, rated in naturalist and anthropocentric, are associated, mainly to the media, family and religion influence. It was searched through the results and discussion analyses to contribute with suggestions that may promote in the teachers from those schools reflections about their teaching practice, aiming the teaching improvement on the considered theme. This way, the expectations are that this research may represent an effective contribution to the professional interested in working starting from the accumulated knowledge by the different life experiences that children have with the world and they bring to school, developing educative actions environmentally engaged with the individual formation responsible for the creation and maintenance for better life conditions and suitable development, in a context on which the pedagogical practice is creative, democratic and based on the dialogue between generations and cultures and, having as perspective, stimulate the ethical in the relationships among the mankind and between these ones and the environmentCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martinho, Luciana Rodrigues [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2004-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f. : il. + anexoapplication/pdfMARTINHO, Luciana Rodrigues. As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. 2004. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.http://hdl.handle.net/11449/90875000577012martinho_lr_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-14T06:26:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90875Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-01-14T06:26:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental
title As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental
spellingShingle As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental
Martinho, Luciana Rodrigues [UNESP]
Representações sociais
Meio ambiente
Ensino fundamental
Rodas de conversa
Social representations
Environment
Elementary teaching
Talk session circles
title_short As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental
title_full As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental
title_fullStr As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental
title_sort As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental
author Martinho, Luciana Rodrigues [UNESP]
author_facet Martinho, Luciana Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Talamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Luciana Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Meio ambiente
Ensino fundamental
Rodas de conversa
Social representations
Environment
Elementary teaching
Talk session circles
topic Representações sociais
Meio ambiente
Ensino fundamental
Rodas de conversa
Social representations
Environment
Elementary teaching
Talk session circles
description Neste trabalho investigou-se as representações sociais sobre meio ambiente de um total de 42 alunos de 4ªs séries do Ensino Fundamental, provenientes de duas Escolas Públicas localizadas nas zonas Rural e Urbana, de um município do interior paulista. A metodologia utilizada foi a de pesquisa social, com abordagem qualitativa, embora alguns dados quantitativos também sejam apresentados de forma complementar. A coleta de dados foi realizada através de pesquisas bibliográfica e suplementar de dados e de pesquisa de campo. Nesta última, visando à verificação e à validação da pesquisa, foram utilizadas diferentes formas de abordagem investigativa, tais como: observações, rodas de conversa, entrevistas individuais, desenhos e questionários. A análise de conteúdo dos dados obtidos revelou que as possíveis origens para aquelas representações, categorizadas em naturalistas e antropocêntricas, estão associadas, principalmente, às influências da mídia, da família e da religião. Buscou-se, através da análise dos resultados e das discussões, contribuir com sugestões que possam promover, nos docentes daquelas escolas, reflexões sobre suas práticas educativas, visando à melhoria do ensino do tema considerado. Neste sentido, a expectativa é que esta pesquisa possa efetivamente representar uma contribuição para os profissionais interessados em trabalhar a partir dos saberes acumulados pela vivência de diferentes experiências que as crianças têm com o mundo e que trazem para a escola, desenvolvendo ações educativas ambientalmente comprometidas com a formação de indivíduos responsáveis pela criação e manutenção de melhores condições de vida e de desenvolvimento adequado, num contexto em que a prática pedagógica seja criativa, democrática e fundamentada no diálogo entre gerações e culturas e, tendo como perspectiva, estimular a ética nas relações entre os homens e entre estes e o meio ambiente
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-22
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINHO, Luciana Rodrigues. As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. 2004. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/90875
000577012
martinho_lr_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv MARTINHO, Luciana Rodrigues. As representações sobre Meio Ambiente de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. 2004. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
000577012
martinho_lr_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f. : il. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826304561628839936