Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doro, Renato Bocamino [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118917
Resumo: O alumínio está presente de forma marcante em nosso cotidiano, com várias possibilidades de contaminação para o ser humano e animais, através da ingestão de alimentos ou aditivos presentes nos alimentos ou, também, através do uso de medicamentos. Por apresentar uma forte carga elétrica, um forte poder de polarização e características similares com elementos da hidroxiapatita, o alumínio age como um competidor de nutrientes na matriz óssea, Por isso, ele pode ser causa danos à saúde dos seres vivos, como a osteoporose. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivos estudar a influência de diferentes níveis de alumínio na dieta de codornas poedeiras, sobre as características físicas e químicas de seus ossos. A densidade e a porosidade óssea foram determinadas pelo método de imersão em água, utilizando o princípio de Arquimedes. Os resultados obtidos mostraram que concetrações até 20 mg de alumínio por kg de ração fornecida causa uma diminuição na densidade óssea e volta a aumentar para concetrações maiores que este limiar. A porosidade óssea, segue o inverso da densidade. Ela aumenta com concetrações até 20 mg de alumínio por kg de ração fornecida e volta a diminuir para concetrações menores
id UNSP_b626b39b8a86bb4956bfbdb21ebb8e38
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118917
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)CodornaAluminio no organismoDensiometria ósseaOsteoporoseFisica medicaO alumínio está presente de forma marcante em nosso cotidiano, com várias possibilidades de contaminação para o ser humano e animais, através da ingestão de alimentos ou aditivos presentes nos alimentos ou, também, através do uso de medicamentos. Por apresentar uma forte carga elétrica, um forte poder de polarização e características similares com elementos da hidroxiapatita, o alumínio age como um competidor de nutrientes na matriz óssea, Por isso, ele pode ser causa danos à saúde dos seres vivos, como a osteoporose. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivos estudar a influência de diferentes níveis de alumínio na dieta de codornas poedeiras, sobre as características físicas e químicas de seus ossos. A densidade e a porosidade óssea foram determinadas pelo método de imersão em água, utilizando o princípio de Arquimedes. Os resultados obtidos mostraram que concetrações até 20 mg de alumínio por kg de ração fornecida causa uma diminuição na densidade óssea e volta a aumentar para concetrações maiores que este limiar. A porosidade óssea, segue o inverso da densidade. Ela aumenta com concetrações até 20 mg de alumínio por kg de ração fornecida e volta a diminuir para concetrações menoresUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Marcos Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Doro, Renato Bocamino [UNESP]2015-03-23T15:14:08Z2015-03-23T15:14:08Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDORO, Renato Bocamino. Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica). 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física Médica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.http://hdl.handle.net/11449/118917000711163doro_rb_tcc_botib.pdf5207353654687322Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:06:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118917Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:30:17.373506Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)
title Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)
spellingShingle Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)
Doro, Renato Bocamino [UNESP]
Codorna
Aluminio no organismo
Densiometria óssea
Osteoporose
Fisica medica
title_short Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)
title_full Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)
title_fullStr Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)
title_full_unstemmed Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)
title_sort Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica)
author Doro, Renato Bocamino [UNESP]
author_facet Doro, Renato Bocamino [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Marcos Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Doro, Renato Bocamino [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Codorna
Aluminio no organismo
Densiometria óssea
Osteoporose
Fisica medica
topic Codorna
Aluminio no organismo
Densiometria óssea
Osteoporose
Fisica medica
description O alumínio está presente de forma marcante em nosso cotidiano, com várias possibilidades de contaminação para o ser humano e animais, através da ingestão de alimentos ou aditivos presentes nos alimentos ou, também, através do uso de medicamentos. Por apresentar uma forte carga elétrica, um forte poder de polarização e características similares com elementos da hidroxiapatita, o alumínio age como um competidor de nutrientes na matriz óssea, Por isso, ele pode ser causa danos à saúde dos seres vivos, como a osteoporose. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivos estudar a influência de diferentes níveis de alumínio na dieta de codornas poedeiras, sobre as características físicas e químicas de seus ossos. A densidade e a porosidade óssea foram determinadas pelo método de imersão em água, utilizando o princípio de Arquimedes. Os resultados obtidos mostraram que concetrações até 20 mg de alumínio por kg de ração fornecida causa uma diminuição na densidade óssea e volta a aumentar para concetrações maiores que este limiar. A porosidade óssea, segue o inverso da densidade. Ela aumenta com concetrações até 20 mg de alumínio por kg de ração fornecida e volta a diminuir para concetrações menores
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:14:08Z
2015-03-23T15:14:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DORO, Renato Bocamino. Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica). 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física Médica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/118917
000711163
doro_rb_tcc_botib.pdf
5207353654687322
identifier_str_mv DORO, Renato Bocamino. Efeito do fornecimento de diferentes níveis de alumínio dietético na qualidade óssea de codornas poedeiras (Coturnix japonica). 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Física Médica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Botucatu, 2011.
000711163
doro_rb_tcc_botib.pdf
5207353654687322
url http://hdl.handle.net/11449/118917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128662754557952